Retrospectiva Feedobem - Os Melhores Posts de 2020



Com a chegada do fim do ano, sempre buscamos reservar um tempo para sintetizar os 365 dias que vivemos. A retrospectiva já é uma tradição do mês de dezembro e nós da Feedobem preparamos uma compilação dos textos que marcaram o Portal em 2020.



Janeiro: O Curto Prazo da Memória Coletiva

https://www.feedobem.com/single-post/2020/01/08/o-curto-prazo-da-mem%C3%B3ria-coletiva

https://www.instagram.com/p/B7RIiMoAXGA/




Logo no começo do ano, trouxemos uma reflexão importante para o Portal: o valor da memória coletiva. Não temos dúvida da importância da memória enquanto Indivíduos, pois é graças a ela que todos os dias sabemos quem somos. Em contrapartida, fatos sociais que impactam a sociedade são, por muitas vezes, esquecidos rapidamente. Uma consequência dessa falta de memória é o fato de precisarmos viver outra vez uma experiência social parecida. Nesse texto, portanto, você terá a oportunidade de refletir com profundidade acerca dos impactos que essa falta de memória causa em nossa sociedade.



Fevereiro: A Sabedoria do Antigo Egito

https://www.feedobem.com/single-post/2020/01/21/a-sabedoria-que-perdemos-do-antigo-egito

https://www.instagram.com/p/B8Jj91fBcms/




Em 2020 a Feedobem trouxe boas reflexões usando temas históricos. Em fevereiro refletimos acerca da Sabedoria Milenar dos antigos egípcios. Falamos sobre a ascensão e queda deste império, além dos seus mitos e realizações enquanto sociedade. Buscamos, a partir dessa percepção, aprofundar nossos conhecimentos acerca do passado, desfazer alguns estereótipos comuns acerca do Egito, mas principalmente refletir e nos inspirar com o exemplo dessa civilização. Deixamos, portanto, o convite para aprofundarmos nossos conhecimentos sobre esse local misterioso e mágico.


Março: A Guerra de Tróia

https://www.feedobem.com/single-post/2020/02/25/a-guerra-de-tr%C3%B3ia

https://www.instagram.com/p/B9mQjOGAKPR/



Ainda inspirados pela História, em março deste ano resolvemos refletir sobre, talvez, a guerra mais famosa da antiguidade: a guerra de Tróia. Travada entre gregos e troianos, ela permeia o imaginário do mundo Ocidental e deu fruto a diversos ditados e expressões usadas até os dias atuais. Para além disso, buscamos refletir sobre o simbolismo dessa guerra e como podemos compreender suas ideias para usá-las na nossa vida cotidiana. Deixamos então o convite para embarcarmos nas reflexões e aprendizados extraídos desse marco do nosso passado.


Abril: O Mistério dos Moais.

https://www.feedobem.com/single-post/2020/04/14/o-mist%C3%A9rio-dos-moais https://www.instagram.com/p/B_NQMMHgD2j/


No mês de abril mergulhamos no mistério dos Moais, as enormes esculturas de pedra que se encontram na ilha de Páscoa. Até os dias atuais, não sabemos exatamente a função dos moais e como foram feitos ou como foram transportados, sendo esse um dos maiores enigmas do nosso mundo. Para além da curiosidade, os moais guardam uma interessante reflexão sobre como podemos realizar tarefas grandiosas, tidas até como impossíveis, quando nos dedicamos. Este é, sem dúvida, um símbolo importante e que pode nos ajudar cotidianamente.



Maio: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

https://www.feedobem.com/single-post/2020/04/21/o-fabuloso-destino-de-am%C3%A9lie-poulain

https://www.instagram.com/p/B_5NXargRX4/



Provavelmente você já assistiu, ou pelo menos já ouviu falar do filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”. Um sucesso do cinema, o filme conta a história de Amélie, uma jovem apaixonada pelos pequenos prazeres da vida. Na perspectiva da protagonista, as atividades comuns, simples e banais são apresentadas como mágicas, e isso nos faz refletir sobre quão grandiosa pode ser a Vida, mesmo que não seja repleta de aventuras e grandes acontecimentos. No mês de maio, indicamos o filme e reforçamos a reflexão acerca do nosso modo de encarar a Vida, além da importância de apreciar os pequenos prazeres que ela nos oferece.


Junho: O Mito de Chronos e Kairós: Os Deuses do Tempo

https://www.feedobem.com/single-post/2020/06/16/como-harmonizar-chronos-e-kairos

https://www.instagram.com/p/CCCQGiKBJTS/



O tempo sempre nos encantou. Desenvolvemos calendários, relógios e diversas maneiras de tentar padronizar a passagem da Vida. Na Grécia Antiga, o tempo foi representado por dois deuses: Chronos e Kairós. Em junho deste ano buscamos contar o mito desses dois Deuses e seus símbolos. Dessa forma conseguimos refletir acerca de como lidamos com a passagem do tempo e como ele nos afeta: ora achamos que aproveitamos as oportunidades e estamos “no lugar certo e na hora certa”; outrora nos sentimos sufocados pela falta desse tão valioso recurso, que passa, ao nosso olhar, cada vez mais rápido.


Julho: Mitologia Indígena: Os Deuses da Nossa Terra

https://www.feedobem.com/single-post/2020/07/01/a-face-humana-atrav%C3%A9s-da-nossa-mitologia-ind%C3%ADgena

https://www.instagram.com/p/CCGo2pSguuj/



E por falar em mitologia, você conhece os mitos oriundos das culturas indígenas brasileiras? Esse é um tema pouco explorado nas escolas e, talvez, você nunca tenha parado para pensar sobre os símbolos e ideias que nortearam a Vida dos primeiros habitantes do Brasil. Nesse texto, o destaque do mês de Julho, apresentamos o Panteão da mitologia indígena, suas divindades e suas funções, além de aprendermos a forte relação desses Deuses com a Natureza. Não deixe, portanto, de conferir as reflexões e conhecer mais sobre os mitos da nossa terra.



Agosto: Mitologia Chinesa: O Deus Pan Ku e o Despertar da Consciência

https://www.feedobem.com/single-post/2020/08/05/mitologia-chinesa-o-mito-de-pan-ku-e-o-despertar-da-consci%C3%AAncia

https://www.instagram.com/p/CDhaqpZBEax/






Ainda na temática mitológica, abordamos em agosto uma outra mitologia praticamente desconhecida por nós: o mito da criação do Cosmos, na visão da cultura chinesa, e o Deus Pan Ku. Junto ao mito, o texto também traz reflexões acerca dos seus símbolos como, por exemplo, a ideia do Ying e Yang, os dois aspectos que representam a dualidade do Universo, e como isso tudo se relaciona com as experiências em nossas Vidas.


Setembro: O Mito de Sísifo

https://www.feedobem.com/single-post/2020/09/29/o-mito-de-s%C3%ADsifo

https://www.instagram.com/p/CFxmzEihT2v/


A mitologia grega contém uma série de mitos que tratam de aspectos Humanos. Um deles é o Mito de Sísifo, que conta sobre um homem que foi condenado a passar a eternidade subindo uma enorme pedra até o cume de uma montanha e, ao atingir seu objetivo, a pedra rolaria montanha abaixo. Sísifo, portanto, faria o mesmo trabalho repetidas vezes, sem descanso, e muito menos fim. No texto publicado em setembro deste ano, buscamos tratar os aspectos simbólicos do mito, além de refletirmos acerca de como, em nossa vida cotidiana, fazemos atividades parecidas com a de Sísifo.


Outubro: O Mito da Caverna

https://www.feedobem.com/single-post/2020/09/23/o-mito-da-caverna-quais-correntes-lhe-aprisionam

https://www.instagram.com/p/CGECzNKBwvM/




Ainda falando de mitologia grega, trouxemos em outubro o Mito da Caverna. Escrito por Platão, este mito é um dos mais famosos da história da filosofia e trata da jornada Humana na busca pelo conhecimento, ao sair das sombras da ignorância, projetadas dentro da caverna, para a luz do Sol, que ilumina e revela a realidade como ela é. Trouxemos reflexões profundas sobre o significado do Mito da Caverna e como, nos dias atuais, vivemos imersos em nossas ilusões e nos entretendo com essas sombras. Convidamos todos a relembrar o mito e refletir sobre seus símbolos.




Novembro: O Iluminismo e Seus Pensadores

https://www.feedobem.com/single-post/2020/10/15/o-iluminismo-e-seus-pensadores

https://www.instagram.com/p/CH_pEdhhpX9/



Em novembro trouxemos mais um tema histórico e buscamos refletir acerca do Iluminismo. Encerrando um longo período de fanatismo e dogmatismo religioso, os pensadores iluministas mudaram os paradigmas sociais ao colocarem a razão como condutora da sociedade. Assim, trouxemos a reflexão sobre a importância de usarmos a razão para repensarmos nossa Vida e o meio em que vivemos, mas sem cair no extremo de apagar os sentimentos dentro de nós. Em síntese, precisamos alcançar o justo equilíbrio e desenvolver Virtudes de forma consciente.



Dezembro: Resgatando a Trégua de Natal - O amor vence a guerra

https://www.feedobem.com/single-post/resgatando-a-tr%C3%A9gua-de-natal

https://www.instagram.com/p/CJHVzkohAit/?igshid=10o7tavdsvk0c


Finalizando a retrospectiva, trouxemos em dezembro um interessante episódio ocorrido na primeira guerra mundial: a trégua de natal, de 1914. No primeiro ano da Grande Guerra os soldados, que não estavam acostumados a comemorar o nascimento de cristo em uma trincheira, resolveram fazer um cessar fogo de alguns dias devido ao feriado. O clima natalino contagiou os combatentes de tal maneira que nos dias de trégua era comum os soldados atravessarem suas trincheiras e trocarem presentes com os seus “inimigos”. O fato é que o episódio, quase absurdo em um contexto de guerra, nos relembra que os seres humanos buscam sempre a união, mesmo em momentos de extrema tensão e separatividade. A trégua não foi uma convenção ou uma situação arranjada, mas o gesto real de homens que desejavam viver o espírito de fraternidade que permeia o Natal. Por isso encerramos essa retrospectiva com esse texto, para que possamos, cada vez mais, viver esse espírito de fraternidade. Não apenas no Natal ou agora no fim do ano, mas por todos os dias de nossas vidas. Entendemos que essa é uma meta ousada e difícil, portanto, vamos garantir um dia de cada vez, com gestos simples e sinceros para aqueles que estão ao nosso redor e, se possível, os que não estão tão próximos da nossa convivência.



Por fim, e não menos importante, desejamos que o ano de 2020 tenha gerado bons frutos a você que acompanha nossos conteúdos. Sabemos que não foi um ano fácil, porém não impede de ter sido válido e rico em aprendizados. Nós da Feedobem esperamos ter contribuído para o seu crescimento com nossos temas e reflexões. Que em 2021 possamos aprender cada vez mais com a Vida e seguir em frente, com Vontade, Amor e Inteligência.


DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Siga essa Idéia
Você também vai gostar

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)