A importância de manter o Foco!

Imaginemos se um atleta competindo em uma olimpíada perdesse o seu foco, sua concentração. Agora, vamos imaginar um arqueiro que tenta acertar o seu alvo sem olhar diretamente para ele. Quais seriam as chances que eles teriam de obter êxito se não mantivessem o foco e a concentração, e não tivessem paciência e até frieza para administrar a tensão envolvida naquele momento?



No vídeo acima temos um exemplo de como é importante o foco em nossas atividades. Quanto mais dividimos nossa atenção, geralmente na tentativa de abarcar maiores demandas, menor é a nossa efetividade. No caso do vídeo, o foco se dá em uma tarefa simples, ficar em uma fila. Na tentativa de ser atendido mais rápido o ursinho acaba, por fim, perdendo a oportunidade de ser atendido. Pode parecer um exemplo ingênuo, porém, conosco acontece o mesmo. E não apenas com relação às filas de supermercado, mas em diversos campos da vida.



Na velocidade em que as coisas estão acontecendo nos dias de hoje, tendemos a ser cada vez mais imediatistas. O ritmo alucinado em que vivemos nos faz desejar que as nossas conquistas, por menores que sejam, cheguem até nós como em um “passe de mágica”, uma espécie de “delivery”, onde só precisamos fazer o pedido. Mesmo que assim o fosse, é provável que não deixaríamos de reclamar do tempo gasto até a conquista chegar. Faça o seguinte exercício de imaginação: pense em você vivendo a pelo menos cem anos atrás, sem acesso a tecnologia atual, a comodidade e a velocidade das informações que hoje tem a sua disposição. Como seria se tivéssemos que cultivar os nossos próprios alimentos, ter que esperar pela época certa para o plantio e a colheita? Provavelmente precisaríamos não só de Paciência, mas também de maturidade e Sabedoria para entendermos que todas as coisas têm um tempo necessário e específico para acontecerem e, principalmente, que nem tudo sairá da maneira que gostaríamos que fosse.



A nós cabe o foco! A entrega total e absoluta em tudo que fizermos, sem distrações voluntárias e, principalmente, com a dedicação necessária para cada uma das “missões” a que nos dispomos a cumprir. Mas o que é o foco? Não é meramente uma questão de concentração, apesar dela ser extremamente necessária para desempenhar nossas funções. Além disso, o foco está relacionado com a atitude assertiva e bem intencionada perante o que nos dispusermos a fazer. Se conseguirmos agir com boa intenção em nossas atividades, já é “meio caminho andado” para obtermos o nosso sucesso. Quando aliamos a boa intenção com uma concentração no que fazemos, obtemos o foco.


Uma atitude positiva diante das nossas “provas” que irá gerar uma sintonia mais forte e adequada para entendermos cada uma delas, com as verdadeiras dimensões que possam ter, e assim poderemos perceber claramente qual a quantidade de energia que devemos direcionar para superá-las. Foco, portanto, não significa só conseguirmos não nos distrair. Para além disso, ele deve ser sinônimo de Dedicação, Resiliência, Calma e Observação. Quando estamos alinhados com essas ideias temos a certeza de que somos capazes de conseguir resolver, conquistar, e esperar com Sabedoria o tempo certo para a colheita.



De fato não é fácil conseguirmos nos manter focados em tempo integral, ou mesmo que por pouco tempo darmos a atenção necessária às questões a que precisamos nos dedicar. Porém, como tudo na Vida, o foco também há de ser uma questão de treinamento. Quando decidirmos superar tudo aquilo que nos impede de alcançar o que almejamos, naturalmente encontraremos tais estratégias.

Meditação, contemplação, oração, exercícios físicos, o contato com a Natureza, leituras edificantes, e tudo o mais que possa nos ajudar a manter a calma e, principalmente, a disciplina mental, sempre serão importantes ferramentas no desenvolvimento da nossa atenção. Quando conseguirmos observar o mundo ao nosso redor sem julgamentos ou preconceitos, entenderemos que podemos e devemos ser decisivos no resultado final de todas as coisas que precisamos e desejamos construir e conquistar, estaremos prontos para assumirmos uma postura mais positiva e objetiva, que pouco a pouco nos deixará mais conscientes de que tudo que desejamos depende única e exclusivamente de não perdermos o nosso foco. Quando tivermos essa consciência estaremos “focados” e seremos Plenos, e essa Plenitude é o principal fator de nos esforçamos constantemente para mantermos o foco.


DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Siga essa Idéia
Você também vai gostar

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)