A importância da Arte na Formação Humana


Se pudéssemos definir as bases para uma civilização humana a partir de características, quatro lhes seriam vitais para descrevê-la: a Política, a Ciência, a Religião e a Arte. O Ser Humano é o único ser vivo que conscientemente escolhe viver em sociedade, que tem curiosidade para buscar a Verdade por trás de cada coisa, reconhecer e acreditar em uma ideia acima dele e, por fim, ter necessidade de se expressar, produzir e reconhecer Valores estéticos.



Usamos a Arte para expressar emoções, sentimentos e percepções. Com ela, damos formas e cores a nossa vida e a vida dos demais, produzimos cultura, expressamos a nossa identidade e registramos a nossa história. Desde que o mundo é mundo, a Humanidade tenta explicar a sua existência, e a Arte sempre foi um veículo utilizado para esse processo Humano. As descobertas arqueológicas comumente encontram restos de utensílios ou rabiscos artísticos atribuídos ao homem pré-histórico, e quanto mais antigos mais nos impressionam a sutileza dos traços e das cores utilizadas. Em Pernambuco, mais precisamente no Sertão, no Parque Nacional do Catimbau, também conhecido como o Vale do Catimbau, fundado em 2002, podemos encontrar várias Artes e desenhos rupestres de nossos hominídeos que datam de mais de 150 mil anos e que revelam as suas percepções sobre o trabalho, a caça, a religião e o mundo. Isso só ratifica a necessidade e a importância da Arte na constituição Humana ao longo de sua evolução, independente do momento histórico.



Entretanto, com a evolução da Humanidade, nossa forma de pensar, agir e sentir passou por várias mudanças. Hoje vivemos em uma sociedade que faz ode a racionalidade, considerando como mais importante a análise e os conceitos lógicos em detrimento de qualquer outro método. É preciso pensar no Ser Humano para além de sua capacidade lógica e acumuladora de informações, pois, restringi-lo ao uso apenas da razão, seria reduzi-lo a uma máquina pensante, tal qual um computador animado por um software.


A razão tem um papel importante na vida de qualquer pessoa, desde que esteja em Harmonia com os sentimentos. Tendo em vista que a lógica e a racionalidade são vitais para compreender o mundo, os sentimentos são indispensáveis para conectar-se a ele. Razão e sentimento não se excluem, se harmonizam de maneira equilibrada no processo da vida, e aí entra a Arte como elemento fundamental da formação Humana que necessita desses dois elementos para desenvolver todos os seus potenciais latentes.


A Arte tem o poder de nos desconectar do momento, do tempo e do espaço, nos fazendo transcender ao que há de mais eterno e Belo na essência Humana. Nos faz contemplar e relembrar que o Valor das coisas não se dá pelos seus aspectos concretos ou por sua utilidade, mas pela essência que trazem dentro de si. E são os artistas os responsáveis, que através de sua sensibilidade, captam na Natureza uma imagem, uma nota musical, uma escultura ou uma literatura e através dessas obras nos conectam com esses momentos de Plenitude. Alguém ousaria se permanecer indiferente frente a “Davi”, escultura produzida pelo artista renascentista Michelangelo, ou ficaria apático diante da Monalisa de Da Vinci? Vale lembrar que os artistas têm a capacidade de não só traduzir as formas, mas os sentimentos mais profundos, as percepções mais íntimas de suas experiências ou do que sentiram ao produzirem as suas obras, fazendo com que suas Artes sejam uma ponte entre nós e o Eterno. Por isso, há quem os chamem de pontífices entre o Céu e a Terra, tendo como uma das mais importantes missões nos elevar ao melhor de nós mesmos.



A Arte pode nos comunicar com o Belo e nos ajudar a reconhecer e a reproduzir Beleza em todas as instâncias de nosso ser, além de Harmonizar e Ordenar as nossas emoções. Com a sensibilidade desenvolvida e bem canalizada, podemos entender o coração de cada ser com o qual nos relacionamos. Mas, é imprescindível a educação de nossos sentimentos e para isso, os Valores estéticos são os nossos maiores referenciais. Quanto mais capacidade tivermos de reconhecer o Belo dentro de nós, mais poderemos expressá-lo no mundo, e mais próximo de nossa Natureza Humana nos tornamos. Portanto, o nosso maior desafio é aprender a sentir e traduzir essa percepção em condutas práticas na Vida, com o mundo e as pessoas com as quais nos relacionamos diariamente.



De maneira geral, todos nós somos um pouco artistas e construímos diversas obras, estejamos conscientes ou não desse papel. Pois, a busca pela estética e pela Beleza devem ser vistas como algo que está dentro do Ser Humano desde sempre, fazendo assim, parte de sua constituição. E se há uma obra de arte a ser realizada, essa obra é a construção de nós mesmos. Para a filosofia, essa é a obra de arte mais importante para qualquer Ser Humano. O Indivíduo é o artista e a própria obra que, à medida que vai se conhecendo, se molda na busca de uma Unidade, nas justas proporções entre o que pensa, o que sente e o que faz.


Se a Arte imita a Vida, como artistas, podemos ser pontes entre as pessoas e as ideias mais transcendentais. Que possamos a cada experiência, a cada momento adquirido em nossas vidas, produzir Beleza por onde passarmos e entregar diariamente obras repletas de Beleza e Significados.



Posts Relacionados

Ver tudo
DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Siga essa Idéia
Você também vai gostar

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)