O Que Podemos Aprender com O Monge e o Executivo?

November 10, 2020

 

 

Escrito pelo americano James Hunter, “O Monge e O Executivo” é um daqueles livros de autoajuda que surpreendem o leitor com a sua impressionante trama e ótimos personagens. Publicado no final da década de 90, rapidamente ganhou as prateleiras das lojas de todo o mundo e o coração dos mais diversos leitores. Todo o sucesso da obra se deve às ideias que carrega em sua narrativa. Tem como objetivo central trabalhar o papel da verdadeira liderança e as suas formas de aplicação. O foco do livro é a  ideia de que o segredo de um líder de sucesso tem muito mais relação com as perspectivas Humanas do que com as qualidades técnicas que um indivíduo possui. E não importa se essa liderança está sendo exercida no mundo corporativo, no grupo familiar ou em qualquer ambiente social.

 

 

 

 

A obra traz consigo um verdadeiro manual de práticas para qualquer pessoa que assuma um posto de liderança, por isso acabou se tornando um dos principais livros de cabeceira de vários executivos da atualidade. Engana-se quem à primeira vista, através de uma leitura rápida, limita essa obra apenas a uma proposta de autoajuda, pois “O Monge e O Executivo” é um daqueles livros que nos arrebata e nos leva a ideias profundas por meio de uma história simples e cotidiana. Tudo isso culmina numa experiência de reflexão sobre Valores, perspectivas de mundo e Sentido de Vida. 

 

O cenário da narrativa se passa num monastério, onde um grupo de executivos com personalidades diferentes se juntam para aprender com um monge sobre a essência da liderança e a sua aplicação na Vida. Durante o curso, cada aluno tem a oportunidade de refletir sobre os seus Valores e modos de inserção e atuação no mundo, aprendendo a importância de serem cada vez melhores Seres Humanos. Por meio dos personagens, o autor James Hunter ensina o quanto é possível viver num ambiente (familiar, profissional ou social) seguro e agradável para todos, a partir da valorização das pessoas e não das coisas. A ideia de uma vida profissional unida a vida pessoal e social é percebida do início ao fim do livro, e é dentro da perspectiva da Unidade da Vida que toda a possibilidade de sucesso da liderança se desenvolve. 

 

 

 

 

Há várias formas de liderar um grupo, mas certamente a liderança com largas possibilidades de sucesso se dá quando o líder é a própria personificação do Amor e da Entrega ao trabalho, e faz isso com uma compreensão de que ele é responsável pelo trabalho de todos, mas não é superior a ninguém em Dignidade. Segundo o autor, essa postura tem uma força descomunal diante da equipe que é cativada pelo exemplo e não pela coerção, pelo medo ou pelo autoritarismo. É uma obra voltada para todas as idades e profissões. Nela, aprendemos uma infinidade de lições que se pode retirar a partir de uma leitura mais cuidadosa. Uma delas, por exemplo, é a importância de se construir relacionamentos baseados na promoção do Respeito e da Dignidade Humana.

 

 

Outro ensinamento importante é a necessidade de fortalecer, dentro dos grupos em que exercemos algum nível de influência, valores de confiança, de cooperação e de empatia com as pessoas. E, principalmente, ter uma postura sempre de serviço frente aos demais, nunca exigindo do outro o que nós mesmos não podemos fazer. A história tem belos exemplos de líderes que conduziram multidões e mudaram os rumos da história, e que até nos dias de hoje, o tempo precisa se curvar e reconhecer a grandiosidade de suas lideranças. Quem não lembra de Leônidas e seus 300 homens, Alexandre o Grande, os romanos César e Marco Aurélio? Todos esses líderes têm uma coisa incomum, a consciência do compromisso e sacrifício por seus liderados. O trabalho focado, ordenado e a ação pelos demais abre portas Misteriosas para o sucesso Humano. 

 

 

Independente do trabalho que realizamos, que possamos sempre lembrar desses exemplos quando assumirmos nossos postos diários. Este sentimento de inspiração que toca nosso coração deve se traduzir numa transformação da nossa forma de viver. Assim, com certeza, estaremos cumprindo o nosso papel na Vida.


 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)