Amazônia Azul - A Mesma Vida Flui em Todos os Seres

November 10, 2020

 

 

Devemos preservar o meio ambiente. Essa é uma frase que escutamos diariamente e que, ao longo dos anos, tornou-se um dos principais tópicos em nossa educação enquanto cidadãos. Entretanto, ao mesmo tempo que o assunto é recorrente, parece, por vezes, que esquecemos algumas formas de preservação em detrimento de outras. Um caso interessante é o da Amazônia Azul, o território ao longo da costa brasileira rico em biodiversidade e recursos naturais. Apesar de sua relevância para o meio ambiente e, em grande parte, para a economia brasileira, pouco se fala sobre a Amazônia Azul.

 

 

 

Em linhas gerais, a Amazônia Azul é uma área oceânica de 5,7 milhões de km² que pertence ao território brasileiro. A Marinha, com o intuito de preservar e proteger essa extensa região, nos últimos anos tem desenvolvido uma série de projetos dedicados à Amazônia Azul. Um deles é a construção do primeiro submarino nuclear brasileiro, feito em parceria com a Amazul, empresa que auxilia a Marinha nessa nova empreitada. Entretanto, o que significa para o Brasil a necessidade de proteção desse território?

 

 

É pela Amazônia Azul que circula, por exemplo, mais de 90% do nosso comércio exterior. Também é nessa faixa oceânica que extraímos grande parte do gás natural e do petróleo (o pré-sal fica na Amazônia Azul). Além da grande diversidade de vida marinha na região. Torna-se, assim, um ponto estratégico para o nosso país, não apenas pela questão econômica, a qual nos favorece enormemente, mas também pela possibilidade de manter preservada uma extensa quantidade de vida marinha que, infelizmente, tem sido prejudicada ao longo dos séculos.

 

Nos últimos anos, tem se tornado comum acidentes que colocam em risco a vida marinha. Vazamento de petróleo em alto mar, desastres com barragens, que além das vidas humanas ceifadas, causam também a morte de rios, que desaguam enormes quantidades de poluentes nas áreas oceânicas. Esses episódios, num primeiro momento esporádicos, porém cada vez mais comuns, acabam por destruir, aos poucos, nossa Amazônia Azul. Nesse sentido, o papel da Marinha em vigiar e proteger essa área tem sido de fundamental importância para manter a vida pulsante por toda nossa costa.

 

No dia 16 de novembro, desde 2015, foi instituído o dia da Amazônia Azul. Um dia para lembrarmos que a preservação de mares e rios são fundamentais para o planeta. Visto isso, homenageamos todos que se esforçam, cotidianamente, para manter limpos e seguros nossos mares. E que nesta data, possamos também refletir e nos lembrar de antigos ensinamentos das tradições, que nos diziam que a Vida é uma coisa só. Não é possível preservar uma parte sem levar em consideração o Todo. A Vida que flui na Amazônia Azul, na Amazônia Verde ou em qualquer Ser, é a mesma que flui dentro de nós. Dentre tantas coisas que precisamos preservar no meio ambiente, esta consciência de Unidade, dentro do Ser Humano, talvez seja a mais importante de todas, pois nenhum boa ação será duradoura sem isso.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)