Tália - A Musa da Comédia

November 3, 2020

 

 

Rir é um ótimo remédio para a Alma. A Alegria, não por acaso, é vista como uma Virtude na cultura grega. Para além disso, os gregos dedicaram uma de suas musas para a Arte de fazer rir, a qual também conhecemos como comédia. Essa é Tália, a musa que falaremos no texto de hoje.

 

 

Antes de tudo precisamos saber quem eram as musas e qual o papel elas desempenham na cultura grega. Filhas de Zeus, o Deus dos Deuses, com Mnemosine, a Titânide da Memória, as musas expressavam as múltiplas manifestações da Arte e do conhecimento. Eram nove, e viviam no monte parnasso junto a Apolo. Dentre as diversas Artes expressas pelas musas, Tália representava a da comédia. Ela era a responsável pelos risos e alegrias, uma faceta do teatro grego, que além da comédia também tinha a tragédia. Afinal, como tudo na Vida, se há a Alegria também existe a tristeza. Mas esse não é um texto para falar do que é triste, e sim para celebrar a Alegria.

 

Tália é representada, geralmente, como uma jovem com uma máscara na mão. Ela é consagrada por Hera e usa um clarim. Ela era a responsável por inspirar os comediantes, saltimbancos, bufões e demais atores que praticavam a Arte de fazer rir. É interessante perceber que o riso, essa expressão autêntica da Alegria, é visto na Grécia com um caráter Divino. Esse sentimento de verdadeira Alegria, talvez, seja um breve instante em que estamos com Deus, em contato com o Sagrado. Assim, nele se expressa nossas melhores Virtudes.

 

 

Se você alguma vez já gargalhou até faltar ar em seus pulmões ou chorou de tanta risada, sabe que esse é um momento especial. É quando nos sentimos leves, parece que todas as tensões se esvaem. Mesmo que a Vida não esteja assim tão boa, como diz a canção, “um sorriso ajuda a melhorar”.  

 

Ter senso de humor e um bom ânimo é, antes de tudo, uma maneira de se colocar diante da Vida. Ela não será mais fácil, certamente, mas se a encararmos com mais leveza e uma atitude positiva frente às dificuldades, essa experiência será muito mais rica. Por vezes, pode parecer bobo aquele que rir de tudo, que não está com as sobrancelhas franzidas de preocupação, porém, talvez o bobo que encontra a Alegria na Vida consiga responder melhor nas adversidades. Ser Alegre, desse modo, não significa ser irresponsável, mas sim, viver de maneira a compreender o doce sabor da Vida, tanto nos momentos de alta, quanto nos de baixa.. Tália, desse modo, nos ensina que a ira e a cólera podem ser usadas pelos viris e fortes, mas o Sábio sempre terá como arma o Bom Humor!

 

 

Que nos inspiremos nesta musa para aprender a extrair a Alegria de todas as situações da Vida.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)