Dia do Médico - Curando Corpos e Almas

October 15, 2020

 

 

O Bem do corpo é a saúde. Nós sempre buscamos, a todo momento, zelar por ele e com certeza, nenhum de nós deseja ficar doente, mesmo que, por vezes, nossas atitudes demonstrem o contrário. Mas mesmo para aqueles que são os mais regrados e cuidadosos, inevitavelmente, a doença também faz parte da Vida Humana. E são nesses momentos de dor e aflição que reconhecemos o Valor de um corpo e mente sãos. Nessas horas, necessitamos de diversos profissionais que dedicam suas vidas à arte da cura, mas hoje falaremos estritamente de um deles: o médico.

 

 

 

 

A medicina é uma necessidade civilizatória. Cuidado com os pacientes, investigação para descobrir as causas das doenças e sacrifício são algumas Virtudes necessárias para a prática da medicina. O médico deve sentir, antes de tudo, um profundo Amor pelo seu ofício e pelo Ser Humano. Deve sentir a necessidade de ajudar os necessitados, não por recompensas, mas por Amor ao Próximo. Não por acaso, no juramento de Hipócrates, está: “prometo solenemente consagrar minha vida ao serviço da Humanidade”. A medicina, portanto, é um elemento civilizatório, propriamente Humano. Indo além, ao olharmos para as antigas civilizações, por exemplo, perceberemos como estas já apontavam a saúde como elemento essencial para a convivência. As divindades destinadas a medicina comprovam isso: Asclépio, na Grécia; Seraphis, no Egito; Dhavantari, na Índia; Patecatl, para os Astecas. Os nomes e formas variam de acordo com a cultura de cada povo, mas todos entenderam a mesma mensagem: a medicina é uma pedra angular da sociedade.

 

 

As representações desses Deuses da Medicina variavam nas suas formas e em seus símbolos, mas um ponto sempre foi comum em todas as grandes civilizações da antiguidade: a compreensão de que a medicina não é uma arte de tratar somente o corpo. Para esses povos, o Ser Humano não é apenas um organismo vivo, com um corpo físico que funciona como uma máquina biológica. A nossa constituição é complexa, pois possuímos emoções, pensamentos, motivações, e tantos outros aspectos que não podem ser desconsiderados, se buscamos a saúde plena. A saúde é o reflexo de uma Harmonia física, energética, psicológica, mental e espiritual do Homem.

 

Dentro desta visão, é impossível ignorar o sentido de transcendência para a saúde. Isso está implícito na própria etimologia da palavra. Saúde vem do latim “saluus”, que se relaciona com “ólos” do grego, significando “todo”. Também se relaciona com a palavra “salvação”. Inclui, portanto, a totalidade do Ser Humano e seu fim transcendente.

 

Para estar verdadeiramente saudável, o Ser Humano necessita não só harmonizar todos os fatores que participam de sua constituição, mas acima de tudo, dar um sentido à sua Vida, encontrar e viver plenamente o papel que lhe cabe na existência. E, se não fosse mais possível manter a vida no corpo, o médico também era um Sacerdote, pois ele ajudava este paciente de corpo fraco a fortalecer a Alma e fazer a passagem para o outro plano da melhor forma possível.

 

 

 

No último ano, entendemos na prática a necessidade de médicos em tempos difíceis. Eles, juntos com os demais profissionais da saúde, estiveram desde o início a frente no combate contra a pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Arriscaram suas vidas em detrimento dos doentes, redobraram os esforços e plantões, sacrificaram o convívio com suas famílias. Por isso que, mesmo que muitos de nós não tenhamos tido contato físico com médicos nos últimos meses, os seus exemplos de Heroísmo e Dignidade foram como remédios para as feridas da nossa Alma, que é constantemente agredida com tanta corrupção e covardia presentes neste mundo. Não obstante, a palavra “médico” se tornou sinônimo de “Herói”. 

 

Entretanto, com ou sem pandemia, os médicos e demais profissionais já praticavam esse sacrifício diário em nome de suas funções. O que ocorreu, de forma mais objetiva, foi enxergarmos a atuação deles. E, semelhante ao que acontece numa sala escura quando é iluminada, passamos a distinguir mais claramente o papel e atuação destes profissionais.

 

 

 

Por isso, fazemos essa homenagem ao dia do Médico, os Artistas na Arte da Medicina.


 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)