Mitologia Galesa: A Sabedoria Está na Superação das Ilusões

October 8, 2020

 

 

Antes da expansão da Roma antiga, alguns territórios da atual Europa Ocidental eram ocupados por povos celtas. Hoje, esses territórios são chamados de nações celtas, em razão da forte identidade cultural daquelas civilizações, presentes até hoje no folclore, nas lendas e na literatura dessas regiões. Entre eles, se encontra o País de Gales, que é uma das nações do Reino Unido, com cerca de três milhões de habitantes. Esse pequeno país tem uma construção cultural muito rica, pois ao longo da história sua cultura foi agregando elementos dos celtas, depois dos romanos, depois dos povos germânicos e depois foi anexado à Inglaterra. Essa trajetória de ocupações por culturas tão diversas e tão potentes, transformou aquela região em um grande achado para os que buscam símbolos, mitos e literatura antiga como meio de compreender a Natureza Humana.

 

 

Com uma vastidão de contos e histórias das mais diversas, um dos Mitos mais interessantes da Mitologia Galesa é o que conta a origem de Taliesin, que foi um dos cinco maiores poetas britânicos da história. Apesar da existência de muitas narrativas míticas sobre sua origem, o que se tem de fato de Taliesin é um manuscrito medieval, inclusive incompleto, com alguns de seus belíssimos poemas.

 

Sabe-se muito pouco sobre o nascimento e a infância real de Taliesin, mas o imaginário popular a respeito de sua origem é muito significativo. Em uma dessas narrativas míticas, conta-se que, na infância, Taliesin se chamava Gwion Bach e era servo de uma feiticeira chamada Ceridwen, a qual tinha uma filha e um filho. A filha era muito linda e o filho, que se chamava Avagduu, era muito feio. Então, Ceridwen resolve compensar a feiura do filho e resolve preparar uma porção mágica, cujas três primeiras gotas iriam lhe dar o dom da Sabedoria e da Inspiração.

 

 

A preparação dessa substância é muito delicada, levaria um ano e um dia, sendo mexida dentro de um caldeirão. Assim, a feiticeira contrata um cego, chamado Morda para cuidar do fogo sob o caldeirão e encarrega Gwion Bach para mexer a panela. Durante o processo, três gotas quentes caem no polegar de Gwion enquanto mexia a panela. No mesmo momento, ele leva o polegar à boca e absorve as gotas se tornando um Sábio. O primeiro pensamento que lhe vem enquanto Sábio é que a feiticeira vai lhe matar, e imediatamente foge dali.

 

Essa fuga é narrada envolvendo muitas experiências de transformações, quanto mais Ceridwen lançava feitiços contra Gwion, mas ele precisava exercer a Sabedoria para se livrar deles. E assim o jovem vai crescendo, vai crescendo, e se transformando em alguém diferente, cada vez mais maduro, cada vez mais Sábio, até se tornar o grande poeta Taliesin.

 

Nas Mitologias, sempre que aparece uma feiticeira é sinal de ilusão. Já observou que crescer é de certa forma desiludir-se? A nossa jornada de Vida é cheia de ilusões, as quais nos fazem perder tempo. Nessa narrativa da Mitologia Galesa, a mesma chave está sendo utilizada. Para Taliesin chegar ao nível de um grande poeta, de um artista que conseguia, com as palavras, construir pontes para o lado mais sublime da Alma Humana, ele precisou viver experiências de desilusões constantes, ou seja, precisou vencer a feiticeira Ceridwen.

 

 

As nossas ignorâncias diante da Vida, geralmente são decorrências do tempo que perdemos com as ilusões. A ilusão do apego aos bens materiais; A ilusão do prazer excessivo; A ilusão do poder; A ilusão da fama; A ilusão da carência, do reconhecimento... À medida que vamos vencendo essas ilusões, ou seja, que vamos deixando de ser dependentes desses elementos, vamos ganhando Sabedoria e Discernimento. Há um patamar de Sabedoria que nos coloca em contato com um lado sublime da Vida, onde não há dúvidas, nem medos, nem ansiedade. É um patamar de Equilíbrio, Segurança e Plenitude, mas não chegamos lá apenas intelectualmente, é preciso viver as experiências, vencendo as ilusões, crescendo e se transformando em um novo Ser Humano. 

 

Essa é uma das contribuições da Sabedoria Galesa para a nossa Jornada de Vida hoje. Então, qual feitiço você irá vencer hoje para se tornar um pouco mais Sábio?

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)