O Mito de Sísifo

September 29, 2020

 

 

Sabe quando você precisa fazer uma atividade específica, e ao terminar ela dá errado e você precisa recomeçar? Sabe aquela frustração que surge quando pensa “não acredito que preciso fazer isso de novo”? Agora imagine ter que fazer algo assim durante a eternidade, um verdadeiro castigo não é mesmo? Esse foi o castigo atribuído a Sísifo por ter tentado enganar os Deuses. Durante toda a eternidade, no Tártaro, Sísifo foi condenado para fazer um único trabalho: carregar uma pedra até o topo de uma montanha, e quando a pedra estivesse no topo, forçosamente ela rolaria montanha abaixo, cabendo a Sísifo carregá-la novamente até o topo, por toda a eternidade.

 

No vídeo abaixo, podemos ver o mito de Sísifo.

 

 

Se fizermos um exercício de imaginação, conseguimos sentir um pouco da dor e angústia que é fazer tal trabalho... Criamos até uma empatia por Sísifo, mas antes disso precisamos refletir sobre o significado desse mito. O que a mitologia grega queria nos ensinar através de Sísifo? Seria apenas para mostrar a crueldade dos Deuses gregos ou algo a mais?

Analisando de forma prática, parece um trabalho sem sentido. Para que subir a pedra se automaticamente ela vai cair? Porque não simplesmente deixá-la lá embaixo? Quanto esforço por nada. A realidade que esse mito traz é na verdade uma realidade psicológica, nunca existiu historicamente um homem chamado Sísifo que recebeu um castigo dessa forma, mas em algum grau, muitos homens vivem exatamente a mesma coisa que ele, em suas psiques. Esse mito retrata o movimento de uma Vida sem sentido. É importante ter um sentido de Vida, mas nem todos que estão vivos o tem. 

 

 

Viver uma Vida vazia, sem significado nenhum, da hora que acorda até a hora que vai dormir e começar tudo de novo no dia seguinte, é tão duro e difícil quanto o castigo de Sísifo. Rir de algo que não tem graça, fingir que gosta de algo para agradar aos outros ou para não precisar se explicar, fingir que está feliz porque todos aparentam estar… Imagine viver todos os dias aguentando isso? É um verdadeiro castigo do Tártaro. 

O Homem existe para cumprir com um papel, independente se você acredita ou não em  religião, crença ou fé. Todas as tradições, filosofias e Sabedorias antigas falam sobre um sentido para a Vida do Ser Humano. Inclusive, muitas tradições dizem que a Saga Humana é descobrir o porquê de sua existência durante a Vida. É muito impróprio de um Homem viver uma Vida sem saber porque a vive. Viver sem um sentido, sem uma finalidade mais nobre, mais altruísta, mais generosa, sem um propósito maior do que nossa própria Vida, é viver como o personagem do mito. Dessa forma, tudo o que se faz se torna tão vazio e tão sem sentido quanto o subir e descer da pedra.  

 

No mito, mesmo sendo muito astuto, Sísifo fazia tudo somente para benefício próprio, só agia por egoísmo e nunca honrava ou respeitava os Deuses. Podemos entender que o símbolo disso é que ele tinha muitos poderes, mas não tinha um sentido profundo de Vida. Toda a sua experiência era limitada aos seus interesses pessoais e materiais.

Este mito serve, assim, de alerta para todos nós. Que possamos sentir a dor de Sísifo e dizer “este não serei eu”. Que nossas ações sejam com sentido, sejam conscientes. Devemos sempre nos perguntar qual o sentido e finalidade daquilo que nos comprometemos a fazer, e caso seja difícil encontrar a resposta, talvez seja porque o sentido é tão profundo que precisamos nos esforçar mais para compreendê-lo, ou talvez esta seja uma ação que realmente não faz sentido, e que não vale a pena continuar insistindo nela. Mas precisamos ter o discernimento para diferenciar uma situação da outra.

Não vamos sofrer por Sísifo nem como Sísifo, vamos aprender com ele, e com isso, Viver nossa Vida com um Verdadeiro Sentido. 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)