Yuanfen - O Mundo Visto Pelos Olhos de Uma Criança

September 9, 2020

 

 

Já aconteceu com você de resgatar uma memória e se lembrar de vários detalhes, como o cheiro das coisas, a cor do céu, as pessoas que estavam ao redor, mas depois de algum tempo você perceber que a sua memória não é 100% fiel à realidade dos fatos? Por exemplo, talvez nesta memória você se lembre de um dia chuvoso, mas depois você descobre que nem choveu naquele dia. Ou então, em sua memórias, você se lembra de uma pessoa muito alta, mas depois se dá conta que era uma pessoa de estatura normal. 

 

 

Isso acontece por que nossa mente não registra os acontecimentos como uma câmera de vigilância, de forma objetiva. Muitos podem pensar que isto é uma falha da psique humana, mas na verdade, precisamos entender que nós temos um potencial imensamente superior às capacidades de uma máquina. E o principal motivo é que nossas memórias registram muito mais sentimentos e emoções do que os fatos objetivos.

 

O curta abaixo, dirigido por Amanda Sparso, nos traz inúmeras reflexões sobre este assunto.

 

 

 

Yuanfen é um termo da cultura chinesa que tem a ver com o destino que une duas pessoas, e neste curta, vemos que o Panda guia a bebê através da China até encontrar aqueles que seriam os seus pais. E a mensagem no final, deixa evidente qual é o tema principal da obra:

“Adotar uma criança, não vai mudar o mundo, mas para aquela criança, o mundo vai mudar.”

 

Neste curta, podemos perceber que Amanda colocou muito de sua própria história, pois ela mesma nasceu na China, mas foi adotada por uma família americana. Numa entrevista ela disse:


 

“Yuanfen conta a história de uma jovem órfã que é guiada em uma jornada pela China para se unir àqueles que seriam seus pais.

 

Depois de ser adotada, optei por nomear meu filme Yuanfen (pronuncia-se 'Yen-Fen'), pois é baseado na crença chinesa de que a afinidade de uma pessoa com outra pessoa está predestinada pelo destino, independentemente de tempo, lugar ou circunstância.

 

Depois de viajar 7.000 milhas para estar onde estou hoje, eu queria usar minha própria história como uma forma de aumentar a conscientização para adoção e conectar-me com outras crianças e famílias que passaram pelo processo.

 

 

Yuanfen é uma história de adoção vista através dos olhos de uma criança, e espero que sirva como uma história de amor, esperança e garantia para milhões de crianças em orfanatos e instituições de acolhimento em todo o mundo.”

 

O que mais marca em Yuanfen é que, de início, não entendemos que o Panda, na verdade, é um símbolo criado pela mente da criança, para poder compreender todo o processo que passou, desde a separação de sua mãe biológica até o vôo para outro país e o encontro com seus pais adotivos. O panda, de fato, era simplesmente um bichinho de pelúcia. Isso nos remete ao que foi comentado no início do texto: como muitas vezes a nossa memória não acompanha a exatidão dos fatos… E isso é muito bom.

 

O que poderia ter sido uma experiência traumática e triste para uma mente tão jovem, ficou registrado como a memória de uma experiência fantástica. Isso nos lembra muito o filme “A Vida é Bela”, de Roberto Benigni, em que um pai faz de tudo para que seu filho não perceba os males de se viver dentro de um campo de concentração nazista.

 

 

Com isso em mente, sabendo que nossas memórias são formadas predominantemente por elementos do campo emotivo, ao recorrer às nossas antigas lembranças, deveríamos tentar compreender quais são os sentimento e emoções que predominam nelas. E ainda mais importante, deveríamos tentar gravar todas as nossas experiências com Amor, Esperança, Beleza e Bondade, pois no futuro, quando abrirmos nosso baú de lembranças, será isso o que encontraremos.  

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)