Albert Bruce Sabin

September 9, 2020

 

 

         A medicina é a Arte de curar. Atualmente costumamos dizer que temos uma medicina avançada, que consegue desvendar e achar formas de recuperar a saúde dos corpos que possuem as mais diferentes enfermidades. Uma dessas doenças é a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. Se você foi uma criança nos anos 1990, certamente conhece a campanha contra a poliomielite, com o personagem “Zé Gotinha”, que ajudou a erradicar a doença em boa parte do mundo. Sabemos muito sobre o combate a esta doença, mas pouco sobre o pesquisador que desenvolveu a arma para lutarmos contra a poliomielite: Albert Bruce Sabin.

 

         Albert Sabin foi um médico e pesquisador que, entre outras pesquisas, desenvolveu a vacina oral (popularmente conhecida como “gotinha”) para a poliomielite. Ele nasceu na Rússia, mas seus pais migraram para os Estados Unidos no início dos anos 1920. Sua carreira foi focada na descoberta de vacinas e na busca de curar doenças infecciosas, como a pneumonia. Ele também desenvolveu pesquisas para tratar a dengue e o câncer. Albert Sabin combateu no front da medicina por mais de 60 anos, sendo um exemplo inspirador de ritmo, constância e dedicação ao Bem da Humanidade. Um dos exemplos dessa dedicação está na vacina para a poliomielite, em que Sabin abriu mão dos direitos e da patente da vacina, para que esta fosse produzida de forma mais rápida e distribuída pelo mundo. Essa primeira vacina foi fundamental no combate a doença, quase erradicando-a de todo o mundo. Sobre esse episódio ele comentou: “Muitos insistiram que eu patenteasse a vacina, mas eu não quis. Este é o meu presente para todas as crianças do mundo”

 

Atualmente vivemos um momento de ansiedade global, pois todo o mundo espera por uma vacina para o Coronavírus. Em um mundo com excesso de informações, mas carente de Verdades, somos bombardeados com notícias tendenciosas e manipuladas para todos os lados do espectro político. E em meio a isso, provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre alguma conspiração da indústria farmacêutica, que estaria manipulando dados para poder lucrar ao máximo com esta pandemia. Não faz sentido entrarmos em discussões sobre a veracidade dessas informações, pois não temos como saber o que se passa na mente das pessoas que controlam o poder econômico, político e midiático. Mas considerando o quanto conhecemos sobre o egoísmo humano, não seria de se espantar que pessoas estivessem usando do sofrimento mundial para lucrar ao máximo. É justamente por isso que a história de Albert Sabin nos inspira. Ele é como uma flor de lótus, que nasce de forma Pura e muito Bela em meio a lama.

 

         A postura de Albert Sabin é, sem dúvida, digna de um Grande Homem. Sabemos o quão importante são as descobertas para os pesquisadores, mas, mesmo tendo o direito de receber todos os benefícios pela sua dedicação, seu impulso não estava nos louros, nem muito menos em ser reconhecido, mas sim em fazer o Bem. O que o movia era o desejo de aliviar a dor Humana. E por esse gesto, genuinamente Humano, é que sua obra torna-se ainda mais Bela.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)