Movido a Sonhos

September 1, 2020

 

 

Aprendemos durante a Vida a andar, a falar, a escrever e mais uma infinidade de coisas. Algo que parece que já nascemos sabendo, entretanto, é sonhar. O mundo dos sonhos é encantador, e isso não podemos negar. Nele podemos tudo: voar, tocar qualquer instrumento, falar qualquer língua ou ir à qualquer planeta. Ao longo do tempo, nossos desejos vão mudando um pouco, é verdade, mas é intrigante que essa aura sonhadora nos acompanhe à Vida inteira. 

 

Assim como depois da lua vem o sol, depois do sonho vem a Vontade de realizá-lo. Alguns sonhos ficam pra trás enquanto o tempo passa, e outros novos surgem, e assim vamos reciclando nossos desejos, realizando alguns, e vendo outros tornarem-se fantasia, ao invés de realidade. Deixamos de lado alguns mais infantis, nem por isso menos ambiciosos, e abraçamos outros mais adultos, nem por isso mais nobres.

 

Sonhar, além de muito divertido, faz bem. Isso nos impulsiona à construir algo, a ter ideias, a criar. O poder da imaginação é um dos poucos no Universo ao qual raramente as barreiras ousam enfrentar. Essa faculdade, fundamentalmente Humana, nos dá uma amostra de como vemos o que queremos ou desejamos, sem limites, sem dúvidas, sem poréns. Contudo, esse nosso poder, por si só, não nos aponta como chegar até a etapa da realização, como transformar o sonho em realidade. 

 

Não há nada de errado em cultivar seus sonhos, principalmente porque não têm prazo de validade. Mas, é muito importante saber que eles se transformam ao longo do tempo. Se nos dedicamos a eles, e os convertemos em realidade, eles se transformam em um espírito bom, e passam a representar um legado, ou um presente para as gerações futuras quando partirmos. Se, ao realizar esse sonho, nos tornamos pessoas melhores, mais sábias, mais dispostas a contribuir com a sociedade, então esse é o espírito da Vontade, da conquista. Por outro lado, se esse sonho só existe em nossos pensamentos, e esperamos ansiosamente para que se realize, mas não o ajudamos a descer do mundo das ideias até nós, o mais provável é que esse sonho se torne mera fantasia, e vire um fantasma, capaz de nos assombrar pelo resto de nossas Vidas, através de uma imagem negativa de não conclusão, e de fracasso. 

 

Diante de um sonho, é preciso dar dois passos, sendo o primeiro entender se aquela nossa visão é algo que vai realmente nos fazer bem, não só a curto mas a médio e longo prazo também. Aliás, não só a nós, mas também à todos os envolvidos. Se a resposta for positiva, então o próximo passo tem tudo para ser bem firme, e definitivo: pavimentar as estradas que levarão à sua realização. E essa, sem dúvida é a parte mais difícil. Nela vamos encontrar incertezas, obstáculos, como falta de recursos, falta de apoio, falta de conhecimento. No entanto, tudo isso pode ser vencido.

 

No vídeo “Coin Operated” (Movido à moedas, em tradução livre), um garoto que é apaixonado pelo espaço e por tudo que diz respeito a isso, encontra o que parece ser um verdadeiro tesouro. Um foguete capaz de levá-lo à Lua. Ele se acomoda rapidamente, mas seu veículo parece que não sai do lugar sem o combustível certo, que por acaso são moedas. A princípio, nossa mente adulta vê com Amor, mas também com certo desdém quando vemos as tentativas do garoto em fazê-lo funcionar, pois pensamos que se trata apenas de um brinquedo, e que por mais imaginação que se tenha, não seria capaz de levar ninguém à Lua.

Não sabendo disso, o garoto não perde tempo, nem chora pela Verdade dura, já que não tem nenhuma moeda consigo. Determinado, ele parte em busca de uma maneira de conseguir o “combustível”, e monta uma banca para vender limonadas. Durante a maior parte de sua Vida, ele parece Feliz com um Belo sorriso no rosto, ganhando moedas à frente de sua banca, e nunca perdendo de vista seu sonho. Quando foi capaz de juntar uma boa quantidade de moedas, num enorme saco, tão cheio que era difícil até de carregar, ele foi até o foguete e… Bem, não vamos estragar o fim dessa Bela história, já que você pode assistí-la abaixo.

 

 

 

A mensagem, porém, que o pequeno conto nos transmite através do significado de seus símbolos, é que sonhar é inerente à natureza Humana. Realizar sonhos, é um poder imensurável do Homem, que não pode ser barrado por nenhuma limitação que existe dentro de nós, podendo transformar não só a nós mesmos, mas até impérios, e civilizações inteiras.

 

Pra fechar esta reflexão, vamos lembrar de um antigo conto romano, que dizia que, quando questionados por viajantes sobre o que estavam construindo ali, ao invés de responderem que pavimentavam uma simples estrada, pois era o que parecia, os construtores romanos, responsáveis por erguer os muros que protegiam suas cidades, ou os caminhos por onde passariam suas tropas e seus generais, diziam algo que poucos conseguiam entender de imediato. Eles nunca respondiam “estou construindo um muro” ou “estou pavimentando uma estrada”. Eles respondiam sempre: “Estou construindo um Império!”. Que esta mensagem tão forte, que nos ensina a sempre trabalhar e viver em nome de grandes Ideais, nos inspire a também viver o grande sonho que nos corresponde.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)