Gênio Indomável

September 1, 2020

 

 

Um gênio é alguém que se destaca de maneira formidável em uma determinada Arte ou área da Vida. É, em poucas palavras, alguém com uma habilidade de sintetizar o conhecimento e expressá-lo. Podemos tomar como exemplo Wolfang Amadeus Mozart, um gênio da música clássica, que desde os cinco anos já dominava instrumentos, fazia composições autorais e foi capaz de refinar ao máximo sua obra ao ponto de ser inspiração e influenciar a música até os dias atuais. Assim são os gênios e suas capacidades de transformação e inovação. 

 

É disso, em parte, que se trata o filme “Gênio Indomável”. Escrito por Matt Damon e Ben Affleck, a obra retrata a história de Will Hunting, um jovem problemático que envolve-se em brigas, consumo excessivo de álcool e passagens pela polícia. Ele tinha tudo para ser um jovem rebelde, mas é dono de uma genialidade assustadora. Apesar de nunca ter tido uma educação de qualidade, de ter um lar desestruturado e uma série de problemas emocionais, sua capacidade de raciocínio, de solução de problemas matemáticos e compreensão de ideias é demonstrada no filme com precisão. Durante a trama, há diversos momentos em que sua genialidade é exposta e impressiona todos à sua volta.

 

 

O filme é repleto de cenas e diálogos marcantes, mas entre vários, tem um que merece destaque. Hunting está com seu amigo em um bar e resolvem conversar com algumas garotas. Seu amigo acaba por ser confrontado por um jovem acadêmico e está prestes a ser humilhado, por não ter uma educação formal aos moldes das grandes universidades dos Estados Unidos. Nesse momento, o genial Will Hunting toma a frente e defende seu amigo, discutindo e revertendo a situação frente ao agressor intelectual. A grande reflexão de Hunting se dá em demonstrar que o seu opositor apenas decorou frases e argumentos, mas que nenhuma de suas ideias eram próprias. Se pararmos para refletir sobre isso, vamos perceber que muitas de nossas ideias, talvez, não sejam nossas. Estamos pensando ou sendo pensados?

 

 

É justamente nessa reflexão que compreendemos o que são os gênios. Eles conseguem captar e sintetizar uma ideia e por isso transformam sua genialidade em Arte, pois conseguem ser Autênticos. Claro, isso não é um privilégio dos gênios, pois também podemos desenvolver nossa capacidade de reflexão e de pensamento, mas sem dúvida, há pessoas com mais facilidade em compreender e manejar ideias de uma determinada área.  E em todas as áreas do conhecimento existem gênios. A maioria de nós ainda se acostuma em apenas reproduzir uma ideia ou costume enraizado em nossa sociedade, não nos esforçamos para pensar sobre nós mesmos e sobre as ideias que nos empurram. Esse efeito manada é o que chamamos de “ser pensado”: não ter ideias próprias. 

 

O filme vai apresentar também um outro aspecto bastante relevante que nos leva a refletir, que são os traumas psicológicos que impedem Hunting de desenvolver outros aspectos de sua Vida. Apesar de ser, de fato, um gênio, ele tem problemas em controlar a raiva, a agressividade e acaba tendo um estilo de vida desregrado. Isso acontece porque os gênios só são geniais em um aspecto da Vida. Então, quando se trata de resolver equações matemáticas e solucionar problemas, Hunting é incrível, mas quando se trata de lidar com suas próprias emoções e com o seu orgulho, ele não tem nada de genial. Ele passa por diversos psicólogos até conhecer Sean Maguire, que o ajuda a superar seus traumas. A partir desse encontro, o jovem Will tem a chance de viver de forma plena e exercendo toda a sua potência, pois começa a lidar com suas emoções e sentimentos reprimidos. 

 

 

Indicamos o filme “Gênio Indomável”, para refletirmos sobre as nossas experiências e percebermos que também somos, em algum grau, geniais em algumas áreas e incompetentes em outras. Por isso não devemos julgar ninguém por seus defeitos, mas sim buscar aprender com a genialidade de cada um.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)