Janmashtami - O Belíssimo Festival de Krishna

August 25, 2020

 

 

Todas as religiões têm suas datas comemorativas. No Cristianismo, por exemplo, celebramos o nascimento de Cristo no Natal, e seu sacrifício para redimir os pecados dos Homens, na Páscoa. É comum marcarmos datas de nascimento ou morte para relembrarmos e nos conectarmos com esses grandes Seres que iluminaram o mundo. Seguindo ou não uma religião, reconhecer a mensagem que estes Homens trouxeram perpassa o ponto de vista religioso, pois são visões que tratam da essência do Ser Humano. Por isso temos uma forte relação com essas datas e, em maior ou menor grau, acabamos participando de suas celebrações. Mas se aqui celebramos o nascimento de Jesus, outras partes do mundo, que culturalmente vivem outro credo religioso, também tem suas festas e cerimônias. E é de uma delas que iremos falar hoje.

 

 

Todos os anos, os Hindus celebram uma data muito especial, o Janmashtami, que marca o nascimento de Krishna. Nessa data, que geralmente cai entre os meses de agosto e setembro do nosso calendário, eles festejam em homenagem a este Ser que seria a oitava encarnação do Deus Vishnu. Eles comem, cantam, rezam juntos, fazem vigília e visitam os templos de Krishna e Vishnu. É interessante perceber que nesse dia de celebração há um momento para tudo: desde entoar cantos e visitar espaços Sagrados, até comer e conviver com outras pessoas de maneira mais cotidiana. É, em síntese, um festival que celebra a Vida. Mas quem é, afinal, Krishna?

 

 

Dentro do Hinduísmo existem centenas de Deuses, que representam as mais variadas formas e aspectos de Deus. Dentre estes Deuses, há uma tríade que representa os aspectos mais elevados do Divino: Brahma, o criador; Vishnu, o mantenedor; e Shiva, o destruidor. Krishna então seria uma das várias encarnações do Deus Vishnu, e teria vindo à Terra para ensinar o caminho de evolução para a Humanidade. Krishna, segundo a tradição Hindu, foi de fato um homem, mas não um homem comum, pois a sua Vida é repleta de acontecimentos especiais. Por exemplo, se diz que ele foi gerado sem ato sexual, e ao nascer teve que ser levado para outro local, pois o tirano que governava o reino de Mathura, uma cidade da Índia Antiga, queria matá-lo. Ao longo da sua Vida, ele vai se revelando como a encarnação de Vishnu e adquire sua Sabedoria.

 

Krishna então é responsável por guiar os Homens pelo caminho do Dharma. Uma das passagens mais conhecidas de sua história encontra-se no “Baghavad Gita”, um livro de ensinamentos Sagrados do Hinduísmo. Nele Krishna explica a Arjuna os motivos pelo qual ele deve travar uma guerra para conquistar sua cidade natal, Hastinapura. Os símbolos trazidos na história do Baghavad Gita revelam preciosos ensinamentos, os quais não caberiam neste texto, mas que você pode ver no post “O que Podemos Aprender com o Bhagavad Gita”.

 

 

O festival Janmashtami é um dia de celebrar esse Avatar, nome dado pelas tradições para designar Seres Humanos Especiais, que são encarnações Divinas que vieram ao mundo com a missão de trazer a Luz e guiar a Humanidade. 

A Beleza do festival Janmashtami está, por fim, em colocar consciência e viver de forma cerimonial as homenagens feitas a Krishna. Um aspecto que vai ser plasmado nas ações, nos sentimentos e  nos pensamentos dos participantes durante todo o festival. Que possamos aprender a viver esse fator cerimonial não apenas em datas festivas, mas que possamos  levar para o nosso dia a dia, desde o acordar até fechar os olhos a noite para dormir, e assim a Vida será celebrada todos os dias.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)