Dia do Soldado

August 25, 2020

 

 

No dia 25 de agosto se comemora o Dia do Soldado no Brasil. A data foi escolhida em homenagem a um dos maiores militares do nosso país, o Duque de Caxias. Ele também é patrono do Exército brasileiro, tendo sido um dos líderes na guerra do Paraguai. Mas já paramos para nos perguntar sobre o papel do soldado? Quais Virtudes precisam ser desenvolvidas para ser um excelente combatente?

 

 

Nas antigas civilizações, a Arte da Guerra era uma das bases da sociedade. Povos guerreiros, como os Assírios, por exemplo, treinavam arduamente seu exército para que nos momentos de conflito, estes pudessem vencer qualquer um no campo de batalha. Não há como negar que para um bom soldado a Coragem é uma Virtude essencial, afinal, na guerra sempre haverá momentos de medo e temor, em que o mais comum seria fugir e buscar proteção. Mas o soldado não pode ser um homem comum, ele não pode fugir. E nisso, os Assírios foram exemplares. Não à toa, o Império Assírio dominou a região da Mesopotâmia por mais de cinco séculos e foi a primeira civilização da história conhecida a ter um exército profissional e permanente, mostrando não apenas a necessidade de proteção, mas principalmente a valorização do Papel do Guerreiro.

 

Outra cidade que nos inspira quando pensamos em grandes combatentes é Esparta. A cidade-estado grega talvez tenha nos dado o mais belo exemplo da função de um guerreiro e da Vida que precisam levar aqueles que escolhem os caminhos de Ares. Na batalha das Termópilas, 300 Espartanos lutaram por dias contra milhares de combatentes Persas. O objetivo dos Espartanos era o de atrasar a ofensiva do império Persa no Peloponeso e, consequentemente, na Grécia. Definitivamente o sacrifício de Leônidas e seus soldados não foram em vão: as guerras médicas (nome dado a guerra entre Gregos e Persas) foi vencida pelos gregos. Sendo assim, a Coragem desses homens de cumprirem com o seu dever nos mostra a essência de um espírito guerreiro, que deve forjar e ser evidente na idéia do Soldado.

 

 

Quando falamos de um espírito guerreiro, devemos entender que não se trata apenas de pegar em armas e combater um inimigo. Um verdadeiro guerreiro é aquele que cultiva, antes de tudo, a Honra e a Lealdade. Um bom guerreiro, em sua essência, não é aquele que tem muitas habilidades, mas aquele que combate diariamente contra si mesmo. Não luta com ódio, não quer vencer de forma desonesta, e no nível mais profundo deste ideal, o guerreiro deseja se tornar um dia amigo daqueles que atualmente são seus inimigos. E por mais que essa ideia, hoje nos pareça distante, até mesmo utópica, ela já ocorreu em diversos momentos da história. Durante a primeira guerra mundial, por exemplo, ocorreu a “Trégua de Natal”, momento em que os exércitos britânico e alemão cessaram fogo por uma semana no final de dezembro, trocaram presentes, cantaram canções e até jogaram futebol juntos. O verdadeiro guerreiro é esse que enxerga o adversário como um Ser Humano e não se priva de suas Virtudes em meio aos momentos de maior tensão.

 

 

Esse espírito é o que define o verdadeiro Soldado, não somente aquele que vai para o campo de batalha, ou que marcha durante horas e morre defendendo o seu país. Infelizmente, perdemos muito desse espírito guerreiro, que inspirou tantas civilizações e homens da História. Entretanto, nas nossas Vidas podemos encarnar tal mentalidade e buscar cada vez mais, dentro das nossas possibilidades, sermos guerreiros, honrando nossos compromissos, cumprindo com o nosso Dever, não evitando os perigos e nem as dificuldades da Vida, sendo Leais aos nossos Princípios e estando prontos ao sacrifício por aquilo que desejamos proteger. Não precisamos pegar em armas físicas para sermos Soldados, nem vestirmos uniformes. Precisamos, antes de tudo, ser Virtuosos. 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)