O que podemos Aprender com o Girassol

August 18, 2020

Dizem que se todos os livros fossem perdidos, todas as bibliotecas fossem incendiadas, somente os ignorantes sofreriam, pois os sábios aprenderiam tudo com a própria Natureza. Então, se tudo na Vida tem algo a nos ensinar, o que poderíamos aprender com o girassol?



 

 



NÓS TAMBÉM TEMOS UMA SEMENTE

 

 

 

Na semente do girassol, assim como de qualquer flor, já existe tudo que é necessário para seu desabrochar, tanto que não é possível uma semente de girassol, devido a circunstâncias adversas, tornar-se outra coisa, como um pé de laranja ou um cacto, por exemplo. Assim, a semente já contém tudo que será um dia, e se as condições não forem favoráveis, ela não desabrochará, mas nunca abrirá mão de quem é, da sua essência, que está contida na sua semente.

 

Será que nós Seres Humanos também não somos assim? Quando nascemos, todos nós, de alguma forma, já demonstramos sutilmente nossa Identidade, mas infelizmente, devido às pressões externas, e por ignorância nossa mesmo, aos poucos acabamos abrindo mão do que temos como potencial na nossa semente, ou seja, da nossa essência.

 

Ao invés de sermos nós mesmos, tentamos ser qualquer coisa, qualquer flor da moda ou o que a expectativa dos outros nos diz ser melhor. Abrimos mão da nossa essência e acabamos assim, nunca nos realizando como Seres Humanos. Isso nos tira o Entusiasmo e assim, passamos a acreditar que nossa realização, nossa Felicidade, nunca será alcançada. E de certa forma isso é verdade, pois estamos sempre projetando-a no lugar errado, nas coisas erradas. Achamos que seremos felizes se tivermos um carro do ano, uma profissão que todos valorizam, a novidade da estação, e assim vamos, aos poucos, esquecendo de realizar aquilo que somos na nossa essência, na nossa semente.


 

OS CICLOS DA VIDA E SUA BELEZA

 

 

 

 

O girassol também nos ensina sobre como a Vida é cíclica e o quanto podemos, cientes disso, florescer a cada dia, colocando o melhor de nós, colocando Beleza em tudo que fizermos. No ciclo de 1 ano, o girassol nasce, floresce e morre. Assim, cumpre o seu papel na Natureza de espalhar sementes para que novas Vidas nasçam e de ser alimento para que outros seres também participem do ciclo da Vida. Dessa forma ele se realiza, cumprindo a sua parte no Todo.

 

Nós, Seres Humanos, contemplando isto, poderíamos aprender sobre como a Natureza sempre prepara um berço, um ambiente perfeito para que algo dentro de nós nasça e floresça, de maneira que a própria Vida esteja sempre se renovando e continuando. Da mesma forma que cada ser contribui com alguma coisa, e a Natureza depende da participação de todos para que exista um equilíbrio, o que se espera de nós, Seres Humanos, é que todas as nossas atitudes expressem Beleza, Bondade e Justiça. Este é o nosso papel dentro da Harmonia do Todo.

 

QUANDO NOS UNIMOS SOMOS MELHORES

 

 

Nem todos sabem, mas se olharmos de perto, o girassol não é somente uma flor, mas sim um conjunto de flores, chamadas capítulos, dispostas em um preciso esquema espiralado, 34 em um sentido e 55 no outro, que se chama inflorescência.

 

 

 

 

Ou seja, o girassol também nos ensina que quando estamos unidos, formamos a Humanidade. Mas quando nos vemos separados, quando pensamos e agimos somente em prol de nós mesmos, ou daqueles que mais nos importam, perdemos a oportunidade de florescer, de trazer Beleza, Justiça e Bondade para o mundo. Sem a União entre os Seres Humanos, sequer conseguimos construir algo consistente. Isolados e separados, nós viramos caos, angústia, injustiça, e a Vida se torna feia e estéril.

 

A tradição budista nos diz que todos nós, Seres Humanos, somos uma parte do corpo que se chama Humanidade, assim como cada flor forma o girassol. Porém, parece que estamos esquecidos disso, acabamos por agir cada um por si, de forma individualista e egoísta, e por isso a “flor Humanidade” está em extinção.





 

A IMPORTÂNCIA DE PROCURAR SEMPRE A BONDADE

 

 

 

 

No Mito da Caverna, do filósofo grego Platão, um símbolo apresentado para a ideia do Bem é o Sol. Esta relação faz muito sentido, se pensarmos que o Sol é Generoso com todos, sem distinção de raça, cor, credo… Independente das circunstâncias ou dos atos, ele sempre nasce para todos nós, e oferece a sua energia, a sua luz e o seu calor.

 

O girassol possui este nome porque é uma flor que, pela manhã, se volta para o leste em busca do Sol, e vai girando ao longo do dia de acordo com a trajetória do astro Rei. O girassol está sempre buscando o Sol, está sempre buscando o Bem, a Luz, aquilo que há de mais Belo, Justo e Bondoso na Vida.

 

Nós, Seres Humanos, temos esta importante lição vinda de uma flor. Quantas vezes na Vida, por conta das circunstâncias nem sempre favoráveis, abrimos mão de buscar o nosso melhor, de contribuir para a Humanidade com nossos Valores e Virtudes? Se pararmos para refletir, perceberemos que temos muito a aprender com o girassol. 

 

Que possamos então, aprender a buscar o Sol. Não somente no seu aspecto objetivo, mas o que ele representa. Poderíamos dizer que o nosso coração, aquilo que temos de mais nobre, nosso lado mais Humano, é o nosso Sol. Se, em todos os momentos, nos voltarmos para este Sol interno, assim poderemos contribuir para um Mundo Novo e Melhor, pois só assim a flor da Humanidade terá chances de florescer novamente.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)