Entendendo Melhor a Maçonaria

August 18, 2020

 

 

 

 

Em todos os momentos históricos, em todas as partes do mundo, sempre existiram pessoas que buscavam respostas mais profundas para a Vida. Muitas vezes estas pessoas organizavam-se em sociedades baseadas na Sabedoria acumulada da humanidade, ou seja, nas tradições filosóficas. A Maçonaria é um destes grupos que existe até hoje e que, apesar de muito antiga, ainda nos deixa curiosos sobre suas atividades.

 

 

A Maçonaria é uma instituição discreta, filosófica, filantrópica, educativa e progressista. Não se sabe ao certo qual é a sua origem ou antiguidade, mas este movimento tem como objetivo investigar as Leis Naturais da Vida, estimular a Moral, a Ética e as Virtudes transmitindo sua tradição para os que querem se tornar Seres Humanos melhores. Apesar de não necessariamente seguirem oficialmente uma religião, seus membros acreditam em uma Força Superior que rege toda a existência, chamada de "Grande Arquiteto do Universo".

 

Os maçons reúnem-se em células autônomas, chamadas de oficinas, ateliês ou lojas, todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si. Existem no mundo aproximadamente 6 milhões de integrantes, espalhados pelos 5 continentes. Destes aproximadamente 3 milhões nos Estados Unidos, 1,2 milhões no Reino Unido e 1 milhão no resto do mundo. No Brasil existem aproximadamente 170 mil maçons e 4.700 lojas.

 

HISTÓRIA

 

Há relatos de ritos cerimoniais característicos desta sociedade em meados do século XV, por isso estima-se que desde essa época já existiam lojas maçônicas. Os historiadores buscam as origens do movimento em uma série de documentos conhecidos como Manuscritos Maçônicos, que datam de cerca de 1425 até o início do século XVIII, e se supõe que pertenciam a uma loja de pedreiros operativos.

 

 

 

 

Ainda não se sabe como essas organizações comerciais locais se tornaram as lojas maçônicas de hoje. Especula-se que sua origem remonta a outros movimentos, um deles seria o Rosacruz e até mesmo os Templários. O que tudo indica é que eles sempre se apresentavam publicamente como confrarias de trabalhadores, especialmente construtores, arquitetos e pedreiros. Isso acontecia por questões de segurança, já que no passado eles eram acusados de heresia e eram perseguidos por autoridades políticas e religiosas.

 

Em 24 de junho de 1717 foi  fundada a primeira Grande Loja, a "Grande Loja de Londres e Westminster" (mais tarde denominada "Grande Loja da Inglaterra"), ainda hoje uma das mais conhecidas e respeitadas.

 

PARA TORNAR-SE MAÇON

 

Para ser membro da Maçonaria é necessário um convite formal feito por outros maçons, cumprir os juramentos e obrigações e estar integrado a uma Loja, uma Grande Loja ou um Grande Oriente - nome dado a uma federação com pelo menos três Lojas maçônicas.

 

 

 

 

Os Maçons organizam-se em graus, como se fossem patamares de uma escada, cujo objetivo de cada integrante é chegar ao seu topo. Esses títulos são símbolos que demonstram a conquista Moral de cada membro. Os três graus recebem nomes inspirados nas guildas de artesanato medievais, são eles os de "aprendiz", "companheiro" e "mestre maçom". Ao candidato destes três graus, são progressivamente ensinados os significados dos símbolos da Maçonaria e são confiados os segredos sobre os cumprimentos, sinais e palavras usados como códigos para indicar a outros membros que ele foi iniciado. É através dos ritos cerimoniais que os ensinamentos Morais são passados e assimilados pelos membros.

 

SÍMBOLOS MAÇONICOS 

 

Além dos ritos, a Maçonaria também possui vários símbolos que trazem mensagens profundas. O "Olho que tudo vê" é um dos mais fortes e conhecidos símbolos da Maçonaria. Ele é a representação da presença da Força Criadora do Universo e está presente em todas as lojas maçônicas para relembrar o olhar atento do "Grande Arquiteto do Universo".

 

 

 

 

Este símbolo, inclusive, está presente na nota de um dólar, pois os principais personagens por trás da independência dos EUA eram maçons, como por exemplo George Washington e Benjamin Franklin.

 

 

 


 

Outro símbolo bastante conhecido é o compasso e o esquadro, tendo a letra G no meio.  Além de fazer referência aos ofícios de arquitetos e construtores, cada uma das ferramentas tem um significado mais profundo. O compasso simboliza a possibilidade de se desenhar o círculo, símbolo da Alma Eterna, que não tem começo nem fim. O esquadro, instrumento usado para medir ângulos retos de quadrados ou retângulos, representa o corpo físico. E o “G” é o símbolo do Grande Arquiteto do Universo.

 

 

 

MULHERES NA MAÇONARIA

Historicamente, a Maçonaria foi composta apenas por homens, com algumas poucas exceções ao longo dos séculos. Apesar das esposas frequentarem alguns jantares e eventos, ou participarem de ordens paramaçônicas, elas eram proibidas de entrar em certos espaços das lojas ou participarem de qualquer cerimônia. Os Maçons entendem que tudo foi criado pelo Grande Arquiteto do Universo a partir de uma manifestação dual, semelhante ao princípio Yin-Yang / Masculino-Feminino da tradição taoista. Os Maçons alegam que os seus ritos, são adequados para fortalecer a polaridade masculina, por isso a proibição de mulheres.

 

Mas algumas lojas maçônicas femininas ganharam maior popularidade no Século XX e assim como os homens maçons, estas mulheres conduzem rituais, cerimônias e iniciações com os princípios da Maçonaria. Algumas pessoas discutem a modernização da Maçonaria através de uma maior integração entre homens e mulheres nas lojas. Este, no entanto, é um tema que ainda gera muitos debates.

 

MAÇONARIA NO BRASIL

A primeira loja maçônica brasileira surgiu em Pernambuco no ano de 1796: o Areópago de Itambé, instalado por Manuel Arruda Câmara, um padre carmelita que deixou a batina para estudar medicina na Universidade de Montpellier na França. Após se especializar em Botânica, ele retornou a Pernambuco, e fundou esta loja que viria a influenciar, anos mais tarde, a Conspiração dos Suassunas e a Revolução Pernambucana. O que os historiadores nos contam é que a Maçonaria esteve presente em momentos fundamentais da história do mundo e também da do Brasil, como a Independência, a Proclamação da República e a Abolição da Escravatura. 

 

ALGUNS MAÇONS FAMOSOS

Entre políticos, músicos, juízes de alto escalão e cientistas, ao longo de tantos anos de história, a Maçonaria teve membros de destaque na sociedade, que deixaram um profundo legado para a Humanidade. Entre eles, podemos destacar Beethoven, Napoleão Bonaparte, Henry Ford, Oscar Wilde, Fernando Pessoa, Mozart, Churchill, José Bonifácio, Dom Pedro I e tantos outros.

Logo abaixo, você pode ler um poema de Fernando Pessoa, inspirado na Maçonaria:

O  Verdadeiro Segredo Maçônico

 

É um segredo de vida

e não de ritual

e do que se lhe relaciona.

Os Graus Maçônicos comunicam àqueles que os recebem,

sabendo como recebe-los,

um certo espírito,

uma certa aceleração da vida

do entendimento

e da intuição,

que atua como uma espécie

de chave mágica dos próprios símbolos,

e dos símbolos

e rituais não maçônicos,

e da própria vida.

É um espírito,

um sopro posto na Alma,

e, por conseguinte,

pela sua natureza,

 

…incomunicável.

 

(Fernando Pessoa)

 

OS CAMINHOS EM BUSCA DO QUE É MAIS HUMANO

Por trás de todo esse movimento maçônico e de tantas personalidades que passaram e ainda passam por sua Lojas e Templos, percebemos uma necessidade Humana de buscar por respostas mais profundas para a Vida, um Ideal Humano que dê sentido à nossa existência. E independente do caminho que escolhemos, precisamos perceber que, apesar das diversas Sociedades que promovem os Ideais de Fraternidade, Igualdade e Liberdade, é importante sempre estarmos atentos a este impulso que existe dentro da nossa Alma, pois essa Vontade de tornar-se um Ser Humano melhor e contribuir com a sociedade, sempre partirá de cada um de nós.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)