Minha Amada Imortal

August 12, 2020

 

 

Este é um belíssimo filme sobre a Vida e obra de um dos maiores compositores da História.

 

 

Após a morte de Beethoven, um de seus amigos, Anton Schindler, encontra em meio aos seus pertences um testamento entregando tudo à uma pessoa que é chamada somente de “Amada Imortal”. Sem saber quem é a amada, Schindler sai em sua procura. Ao longo dessa busca, o filme nos leva à descoberta de vários momentos da Vida deste grande Gênio da música, que finalizou sua maior obra, uma das maiores sinfonias do mundo, completamente surdo.

 

O filme de 1994 é baseado em fatos reais, pois realmente existiram cartas de Beethoven que foram encontradas após a sua morte destinadas a sua “Amada Imortal”. Ao total eram 10 páginas de uma carta, todas contendo versos de declarações de amor. 

 

 

Até hoje não se sabe de fato quem foi sua “Amada Imortal”, muitos biógrafos afirmam que não tem como saber, outros sugerem nomes de mulheres que eram próximas dele, com quem ele trocava cartas, mas não há consenso sobre a misteriosa dama que inspirou este Gênio da música.

 

"Meu anjo, meu tudo, meu próprio Ser! Podemos mudar o fato de que és inteiramente minha e eu inteiramente teu? Fica calma, que só contemplando nossa existência com olhos atentos e tranqüilos podemos atingir nosso objetivo de viver juntos. Continua a me amar, não duvida nunca do fidelíssimo coração de teu amado L., Eternamente teu, eternamente minha, eternamente nossos."

 

Mas, será que a amada foi sua única fonte de inspiração? Onde mais este Gênio se inspirava? A única conclusão que podemos chegar ao conhecer sua Vida e obra, é que a música para ele era muito mais do que sons, eram ideias. Afinal, como se compõe uma obra-prima musical sem escutá-la? 

 

 

Talvez Beethoven, muito mais do que escutar os sons, ele conseguia enxergar as ideias. De alguma forma ele “via” as ideias da Beleza, da Ordem, da Harmonia Perfeita, e a forma que ele conseguia expressá-las era através da composição, dos arranjos musicais. Quem não se sente profundamente tocado e inspirado ao ouvir a sua 9ª sinfonia? O efeito que ela causa em nossas mentes e corações é muito maior do que o efeito de uma música comum, é o mesmo efeito que as ideias causam quando a mente consegue acessá-las. 

Assim como Sócrates, que mesmo sem ter muito estudo se tornou o mais sábio da Grécia; como Mozart, que começou a compor músicas antes de saber ler; e como Michelangelo, que disse que ao fazer Davi só fez tirar os excessos do mármore, Beethoven entrou na lista desses grandes personagens, que saíram de uma esfera comum e acessaram uma esfera maior, o Mundo das Ideias. Por isso que as obras de todos eles se eternizaram na História, e mesmo passando os séculos, continuam como referência para todas as áreas de estudos.

 

 

Talvez seja esta a “Amada Imortal” de Beethoven. Será por isso que nunca encontraram ela? Seria ela a própria Beleza, ou seja, esse Ideal que nunca morre, que é Imortal, e que por ele era tão amada, que o inspirava em suas obras, que fez parte de toda a sua história, e por isso, no fim de sua Vida, ele dedica tudo a ela?

 

Como nós não conseguimos ver esse ideal de Beleza Imortal que o inspirou, pelo menos apreciamos sua obra tentando absorver ao máximo a Harmonia das notas. Não deixe de ver o filme, escutar algumas de suas músicas e se Inspirar!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)