Ubuntu Para Você, Ubuntu Para Nós e Para o Mundo

August 11, 2020

 

 

As palavras ou expressões como “Solidariedade”, “Cooperação”, “Acolhimento”, “Generosidade”, “Compaixão” e “Amor ao próximo”, são bem conhecidas em nosso vocabulário humanístico. Embora ainda sejam pouco exercitadas em nossas ações e atitudes, esses termos são extremamente vitais para convocar Valores que falam com a nossa essência Humana. Esses são Valores que nos guiam para além de nossas necessidades instintivas e animais. 

 

 

Não importa a nacionalidade, a cor da pele ou cultura a qual pertence, dentro de todos existe a necessidade de expressar a nossa condição Humana. Na África, há um termo conhecido como “Ubuntu”, que está relacionado com a Nobreza do indivíduo que desenvolve a sua essência Humana e se coloca à serviço dos demais. Segundo os anciões africanos, chegar ao “Ubuntu” significa alcançar o mais alto grau da Sabedoria Humana.

 

Mas, o que significa a palavra “Ubuntu”? Por que é uma ideia tão importante? Ou mesmo, o que podemos aprender com esse termo? De várias formas esse termo acabou se popularizando, inclusive, “Ubuntu” é o nome de um famoso sistema operacional para computadores. Mas na verdade, o importante é compreendermos a essência profunda que o conceito carrega consigo. 

 

 

Conta-se que um antropólogo, em um trabalho de campo no Continente Africano, promoveu uma brincadeira com um grupo de crianças a fim de observar os seus traços comportamentais e hábitos culturais. Assim, o pesquisador amarrou no alto de uma árvore uma cesta repleta de doces e, a uma certa distância, pediu para que todas as crianças se preparassem para quando ele desse o sinal, todas corressem em busca dos doces, e ficaria com o prêmio a primeira que pegasse os bombons no alto da árvore. 

 

Com as regras esclarecidas, o sinal foi dado, e então começou a corrida em busca dos doces. Entretanto, uma coisa intrigou o pesquisador, as crianças pegaram os doces e dividiram entre si, de maneira que todas receberam uma quantidade razoável, e então, deram as mãos e numa espécie de dança típica em torno da árvore, repetiam felizes a palavra “Ubuntu”. Ao serem questionadas o porquê de não seguirem a regra de ficar com o prêmio apenas o “vencedor”, e qual o motivo de estarem de mãos dadas repetindo o termo “Ubuntu”, o antropólogo foi surpreendido com uma resposta. Elas disseram que, na aldeia, a relevância de “um” só é válida se estiver à serviço do Todo, ou seja, um sozinho não vence, a vitória pertence a Todos. Isso é Humanidade, é Empatia, é perceber que não se vive só, não se ganha só.

 

 

Uma sociedade que tem como base o Respeito e a Solidariedade ao outro é considerada Ubuntu. Por isso a importância de alianças Harmônicas com as outras pessoas, na busca de fortalecer o Todo. Essa é uma marca registrada, é um símbolo de Fortaleza dentro da cultura africana. Nelson Mandela, o grande líder sul-africano, em uma de suas entrevistas afirma que "O “Ubuntu” não significa que uma pessoa não se preocupe com o seu progresso pessoal. A questão é: o meu progresso pessoal está à serviço do progresso da minha comunidade? Isso é o mais importante na Vida. E se uma pessoa conseguir viver assim, terá atingido algo muito importante e admirável." 

 

 

Ubuntu é uma filosofia de Vida para os africanos, com a qual podemos aprender muito. Em um mundo onde a indiferença e o egoísmo são crescentes, um princípio de Vida como o Ubuntu pode nos ajudar a resgatar a nossa condição Humana, tendo em vista que estamos estritamente ligados aos nossos semelhantes. Se somos Humanos, a  nossa natureza implica  na Compaixão, na Partilha, no Respeito e na Empatia. Para firmar esta ideia, os africanos usam expressões como "Humanidade para os outros” ou “Sou o que sou pelo que nós somos". Esta é a nossa essência Humana representada através da cultura africana. 

 

 

Ubuntu é o que nos une e faz nos sentirmos parte de uma só família, como se fôssemos contas de um mesmo colar Universal, interligados pelo fio misterioso da Vida. Então, que esta reflexão possa alimentar a essência Humana que habita em você, para que você também, através de seus atos, possa despertar outras pessoas para esta visão. Ubuntu para você, Ubuntu para nós e para o Mundo. 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)