O que Podemos Aprender com a História da Ordem Rosacruz

August 7, 2020

 

 

O mundo tem seus Mistérios. Conhecemos tão pouco o Universo e a nós mesmos que esse mar de elementos desconhecidos, por vezes, nos passa despercebido. Não temos olhos para enxergar e perceber nossa pequenez e, portanto, caímos na ilusão de achar que já sabemos de tudo. Apesar disso, sempre existiram (e existem) grupos que buscaram ensinar aos homens acerca dos Mistérios da Natureza, do papel que devemos exercer e da nossa finalidade no mundo. Hoje vamos falar de um destes movimentos esotéricos, que é o movimento Rosacruz.

 

O Rosacrucianismo, ou simplesmente Rosacruz, é um movimento de cunho místico-filosófico criado na Europa, no século XVII. Entretanto, há diversas fontes que tratam do nascimento da Rosacruz antes desse período. Algumas dessas fontes remontam suas origens ao Egito Antigo, sendo eles descendentes dos antigos cultos de Mistérios existentes nessa civilização. Já outras nos falam que o Rosacrucianismo começou no século XIII, tendo como fundador Christian Rosenkreuz, um estudioso das antigas tradições e do ocultismo. Entretanto, sua existência divide a opinião de historiadores, que não sabem até onde as histórias por trás de Christian Rosenkreuz são reais ou apenas mitos que fundamentam a doutrina do movimento Rosacruz. O que pode-se afirmar, com sólidas certezas, é que a partir do século XVII o movimento ganha corpo na Europa e passa a ser difundido entre diversas regiões. Mas o que se estuda na Rosacruz e quem foram eles?

 

 

 

Os primeiros adeptos desse movimento tinham ofícios distintos, como médicos, adivinhos, biólogos e alquimistas, mas todos buscavam compreender melhor o Universo e o Homem a partir do estudo das Leis da Natureza, não somente do ponto de vista físico, mas principalmente das Leis Espirituais. Tendo como base ensinamentos herméticos, advindos da Sabedoria Egípcia, da Alquimia medieval e da Cabala, a Rosacruz busca compreender e acessar os Mistérios Sagrados, e com isso ajudar a Humanidade em sua Evolução Espiritual. Como apresenta-se no site da AMORC, sigla para a Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis, o movimento tem “incansavelmente trabalhado pelo desenvolvimento integral do Ser Humano, possibilitando uma vida de mais paz, amor e solidariedade a milhares.” Esse objetivo de transformar o Ser Humano não se limita apenas às palavras, mas também aos símbolos usados na Ordem Rosacruz. Seu principal símbolo é a própria “rosa-cruz”, que é representada com uma cruz dourada e uma rosa (às vezes branca, às vezes vermelha) no centro. Esse símbolo traz a ideia de uma doutrina que floresce dentro dos ensinamentos cristãos. Há também quem sugira que o símbolo da rosa-cruz esteja ligado ao despertar da Consciência Humana, que nasce a partir da cruz, que é o símbolo do homem que está preso na matéria, mas que, ao mesmo tempo, busca a Espiritualidade.

 

Geralmente, quando falamos em cristianismo, pensamos somente no catolicismo romano e nas suas derivações, como as diversas linhas de protestantismo. Porém, o cristianismo é anterior à Igreja Católica. Nos primórdios, vários grupos diferentes viviam inspirados na mensagem do Cristo, e cada um tinha características diferentes. Porém, após a consolidação de uma “forma oficial” de cristianismo, determinada como religião oficial do Império Romano, todas as outras formas foram perseguidas e, aos poucos, deixaram de existir. Aprender sobre a Ordem Rosacruz nos faz considerar que, nas suas formas primitivas, existiam grupos cristãos de vertentes mais místicas , mais tolerantes e mais integrados a todas as formas de espiritualidade. A doutrina do Rosacrucianismo nos mostra que, em essência, os Valores cristãos são perfeitamente harmônicos com o hermetismo egípcio, por exemplo.

 

Atualmente, existem diversos movimentos criados com base na filosofia da Rosacruz. Cada um deles, em maior ou menor grau, busca o mesmo princípio: desenvolver as potencialidades Humanas e conhecer os Mistérios da Natureza. Apesar dos diversos rumos tomados ao longo da história, o pensamento da Rosacruz tem perpassado os séculos e hoje sua influência está em todo o globo. A AMORC, por exemplo, é uma organização que encontra-se em diversos países e espalha-se por todos os continentes. Outras organizações também exercem sua presença globalmente e atuam fortemente na disseminação de seus estudos e conhecimentos. Isso, por si só, já torna a Rosacruz um movimento de valor histórico inquestionável, não é verdade?

 

Independente da crença religiosa, ideológica ou política, existem alguns Valores que transcendem quaisquer diferenças, pois são Valores que falam diretamente com a Alma Humana, são Valores Atemporais. Cultivar a Fraternidade, o Respeito, a Tolerância e a busca pelo sentido da Vida é um exercício fundamental para todos nós, pois é isso o que nos torna verdadeiramente Humanos. O movimento Rosacruz teve um papel importante na história, pois preservou este Ideal durante períodos muito difíceis. Agora, cabe a cada um de nós se sentir responsável por esta missão e dar Vida a estes Valores, através da nossa prática cotidiana.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)