Uma Lição de Vida



A educação pode transformar um Ser Humano. Repetimos essa frase diversas vezes ao longo da Vida, mas será que a entendemos verdadeiramente? Achamos, talvez, que educação esteja ligada apenas a ir a escola, passar de ano, chegar até uma faculdade e formar-se em algum curso. Em algum grau há essa educação, mas não podemos limitar a educação apenas a uma base de informações e habilidades mais ou menos comuns. O ato de educar está, antes de tudo, em sintetizar lições e aprendizados que a Vida nos impõe. É a semente que, quando plantada em um Ser Humano, faz germinar as mais Belas qualidades e capacidades de sua natureza.


É disso que trata “Uma lição de vida”, filme de 2010 que conta a história de Kimani Maruge, um queniano que decide aprender a ler e escrever, aos 84 anos. Após uma decisão do governo queniano, anunciando que seria ofertada educação para todos, Maruge decide ingressar em seus estudos formais. A decisão choca a população, afinal de contas, o que um homem octogenário iria fazer ao aprender a ler e escrever? Apesar do preconceito enfrentado por parte da sociedade, uma professora o aceita em sua sala de aula e começa a ensiná-lo, tal qual outro aluno qualquer. Maruge vai revelando, ao longo do filme, sua motivação e história, a qual mistura-se com a própria história do Quênia. O filme narra as disputas políticas ocorridas no país, assim como a luta pela independência do Quênia e como estes fatos marcaram a Vida de Maruge.


Kimani Maruge, apesar das dificuldades, nos mostra de forma exemplar que nossa formação está para além de aprender habilidades como ler e escrever. Não podemos negar que tais pontos são importantes e devemos aprendê-los, já que são necessários em vários campos de nossas Vidas. Mas a motivação de Maruge é muito mais profunda, ele estuda pois deseja ser capaz de ler uma carta que foi deixada para ele. Nesse caso, Maruge tem um propósito definido, o que muitas vezes não é o nosso caso quando resolvemos aprender algo novo. A habilidade é um meio para chegar a uma finalidade, não é a finalidade em si. Para além disso, a determinação e persistência do queniano nos leva a refletir sobre nós mesmos, a Vida deste senhor é um verdadeiro exemplo de como uma Virtude pode nos guiar para alcançar nossos objetivos.


A história de Kimani Maruge chamou atenção do mundo e ele tornou-se símbolo de uma

educação verdadeiramente Universal: sem distinção de idade, gênero, etnia ou religião. Ele foi convidado para discursar na sede da ONU em Nova Iorque e, em 2009, veio a falecer por causa de um câncer, porém até seus últimos dias, não desistiu de estudar. Por ser um exemplo de Persistência e Força de Vontade, por ensinar que não se é velho quando se tem uma Alma jovem e por mostrar a educação como caminho para a Liberdade dos indivíduos, nós indicamos o filme “Uma lição de vida”. Você também pode encontrá-lo com o título “O aluno”. Não perca a oportunidade de se inspirar com está Bela obra!

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Siga essa Idéia
Você também vai gostar

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)