Como Funciona a Acupuntura?

July 10, 2020

 

 

O termo acupuntura, tão popular hoje em dia, vem na verdade do latim: acus = agulha e punctura = picar. Não é um nome chinês, como se costuma pensar. Originalmente, seu significado é muito mais amplo, fala sobre a Verdadeira Arte de Curar, e o nome original “Zhen Jiu Fa” quer dizer “O método das agulhas e da moxa”. 

 

 

A acupuntura é uma técnica dentro da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que por sua vez faz parte da cultura milenar da China, tão milenar que não se sabe precisar a data de origem desta técnica. Uma das explicações do surgimento da acupuntura é através da lenda do guerreiro ferido.

 

Diz a lenda que, na China, há milhares de anos, um soldado sentia fortes dores de cabeça por marchar a tanto tempo a caminho das batalhas. Certo dia, em uma batalha, levou uma flechada no pé, no calcanhar, próximo ao tendão de Aquiles. Depois que retirou a flecha, as dores de cabeça do guerreiro desapareceram. Intrigado, o médico que o tratou experimentou espetar espinhos pelo corpo e fez uma relação entre a área do ferimento, conhecido na acupuntura como o ponto Bexiga 60, e o alívio de dores localizadas em outras regiões distantes, como no caso da lenda, na cabeça. Assim, aprendeu a tratar diversos problemas de saúde usando o mesmo artifício de acionar pontos-chave, e fazer movimentar a energia que circula pelo corpo humano.

 

Felizmente, antes de ser um médico, este homem que tratou o guerreiro era um sábio, e enxergava o Ser Humano de forma muito mais profunda do que estamos acostumados. Os fundadores da MTC viam o corpo humano como um receptáculo, um abrigo para uma série de energias e forças que ali o habitavam. Segundo a Sabedoria Antiga, as energias que movem os ciclos da natureza e que promovem uma conexão do Céu com a Terra, também se movimentam dentro do Ser Humano. Nesta visão, a verdadeira saúde, muito mais do que não apresentar sintomas de doenças, era definida como o Ser Humano que se conecta com a Natureza e consegue ser esse caminho do meio, a ponte entre o Céu e a Terra.

 

 

 

Dentre as muitas energias e forças presentes na Natureza, podemos concentrar na mais conhecida por nós hoje: o Qi. 

 

Os fãs dos animes de antigamente já ouviram muito essa palavrinha. O Qi é a energia universal que circula pelo nosso corpo, que transpassa por todo ele, como uma corrente, um fluxo. Imagine um encanamento, nossos corpos são os canos, e o Qi é a água que circula por todos eles. É a nossa energia vital. O homem começa a morrer quando começa a perder seu Qi. Na MTC, nós nascemos com uma carga 100% cheia de Qi, e à medida que vamos vivendo, esse Qi vai se desgastando, até chegar ao seu limite, causando a morte. O normal é vivermos e gastarmos o nosso Qi, afinal de contas o corpo humano não foi feito para ser eterno, por isso temos essa quantidade de energia limitada. Mas segundo os chineses, nós desperdiçamos esta energia, e esse mau uso do Qi é o que gera o desequilíbrio no corpo e o aparecimento das doenças. É aqui que entra a técnica da acupuntura.

 

 

O Qi circula pelo nosso corpo através de vários canais, chamados de meridianos. Os meridianos estão associados aos órgãos do nosso corpo: fígado, rim, pulmão, coração, etc. Eles percorrem todo o nosso corpo da cabeça aos pés, na frente e atrás. Nenhuma região do corpo está livre do Qi circulante. No decorrer de um meridiano existem pontos, localizados anatomicamente pelos chineses, que representam acúmulo de Qi, e esses são os pontos de acupuntura. Esses pontos foram todos desenhados e nomeados pelos chineses, hoje em dia por uma distância desta cultura original e por uma questão prática, apenas enumeramos os pontos, por isso se fala “bexiga 20” ou “pulmão 11”. Através de agulhas muito finas, às vezes com menos de 3mm de largura, que são inseridas superficialmente na pele, em contato com os pontos de Qi que queremos tratar, se busca um equilíbrio deste fluxo energético. 

 

Os pontos são escolhidos durante a consulta, onde o acupunturista avalia o paciente, os sintomas, mede seu pulso, examina a língua e define qual será o tratamento adequado e quais  pontos serão utilizados no tratamento. 

 

 

Existem muitos Mistérios nos planos da realidade que nossos olhos não podem perceber, porém que afetam diretamente a nossa vida. A MTC, através da acupuntura, busca reequilibrar o Ser Humano, permite que a energia essencial volte a circular de forma natural pelo corpo, e que o Homem se reconecte à Natureza à sua volta. Muito mais do que uma medicina técnica, vemos que é uma verdadeira filosofia que apresenta uma profunda percepção da nossa Vida  integrada ao Universo.



 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)