Descubra Qual é o seu Temperamento!

July 9, 2020

 

 

Você se considera uma pessoa temperamental? De certa forma, todos nós somos, pois todos temos um temperamento.

 

Os temperamentos são inclinações naturais, que já nascem conosco e se apresentam muito cedo na infância. Hipócrates, médico grego da antiguidade, conhecido como o Pai da Medicina, dizia que o homem era formado por 4 humores, 4 fluidos, e que esses humores influenciam o corpo e a mente do Ser Humano, determinando uma tendência de comportamento. Todos nós possuímos os 4 temperamentos dentro de nós, porém, sempre teremos um que é o predominante, que se expressa com mais perceptividade e força em nossas posturas. Por exemplo, quando costumamos falar que temos um jeitinho calmo, ou explosivo, esse “jeitinho” é o nosso temperamento dominante. E saber como funciona um temperamento é de grande auxílio, pois ajuda não só a conhecer melhor a nós mesmos, como também a termos uma melhor convivência com os outros.

 

 

Os 4 temperamentos são: sanguíneo, colérico, fleumático e melancólico e se dividem em dois grupos de dois. Um grupo extrovertido (colérico e sanguíneo) e o outro introvertido (fleumático e melancólico). De forma resumida, podemos classificar o sanguíneo como o comunicador, o colérico como o líder, o fleumático como o diplomata e o melancólico como o criativo. Talvez você já suspeite qual seja o seu temperamento predominante só pelas qualidades acima. 

 

Mas nem tudo são flores… Os temperamentos também podem ser mal canalizados e expressar alguns defeitos básicos no nosso dia a dia. Vamos compreender melhor cada um deles!

 

Sanguíneo: temperamento do grupo extrovertido. São pessoas bastante comunicativas e alegres. Gostam de festas, de pessoas e de conversar. Não gostam de ficar sozinhos e são sempre aqueles que se tornam o centro das conversas contando histórias e piadas. O que pode ser um problema, pois às vezes não consegue parar de falar! Gosta de usar roupas chamativas e coloridas, e é sempre muito otimista. Se empolga tanto com as atividades que realiza que é comum abandonar uma e iniciar outra antes de terminar a primeira, o que o leva também a uma tendência à desorganização e a dificuldade em manter o foco. É uma excelente companhia, topa qualquer parada e torna tudo muito mais divertido.

 

 

Colérico: também extrovertido, possui muitas características de um verdadeiro líder. O colérico é uma personalidade que encoraja muito os outros, os inspira sempre com sua força. Muito pragmático, gosta de desafios, age rapidamente e tem uma visão muito clara e assertiva das coisas. Porém, essa força e liderança podem se tornar desagradáveis quando convertidas num autoritarismo e tirania. Quando isso acontece, se torna explosivo com as pessoas, impaciente e ignora os outros, pensando apenas em si mesmo. 

 

 

Fleumático: agora entramos na turma dos introvertidos. O fleumático é uma pessoa leve e tranquila, muito diplomática, busca sempre evitar os conflitos. É um grande ouvinte das pessoas e está sempre de bom humor. É uma pessoa calma, gosta de trabalhar sozinho e sem pressão, além de ser muito organizado. Ele trabalha em busca de se manter na sua zona de conforto, o que pode levá-lo a se tornar uma pessoa muito parada e inerte, que só busca o fácil e foge dos desafios e confrontos da Vida. Pode analisar demais algo antes de fazer e por isso não fazer nada. 

 

 

Melancólico: o melancólico é um introspectivo criativo, gosta muito do silêncio, da contemplação e de atividades que exigem foco e detalhes. Discreto, não gosta de chamar atenção para si, e sempre busca a Beleza  e a Harmonia em suas coisas. É um temperamento muito comum em artistas. Ama a liberdade e não gosta de nada que o limite. É muito confiável, porém sua exigência com os detalhes pode torná-lo perfeccionista e inseguro, além de pessimista. Isso pode impedi-lo de realizar algumas tarefas, pois previamente vai achar que não vai dar certo, uma vez que vê os obstáculos e fica detido antes de tentar ultrapassá-los. 

 

 

E aí, já descobriu qual é o seu? 

 

A ideia de conhecer o nosso temperamento não é para ficarmos apegados a um rótulo e nos limitarmos às suas descrições. Também não é para usarmos como uma justificativa para cometermos os mesmos erros sempre: “você não sabe que eu sou colérico? Por isso não tenho paciência”. Os temperamentos fazem parte da nossa personalidade, e como tudo na Natureza Humana, existe a possibilidade de se expressar da melhor ou da pior forma possível. 

 

Conhecer para dominar, este é o objetivo de aprendermos sobre as nossas tendências. Quanto mais eu me conheço, mais eu posso trabalhar com consciência para me tornar uma pessoa melhor. De nada serviria adquirir esse tipo de conhecimento só para aumentar minhas desculpas e justificativas em cima de falhas e defeitos. Devemos nos inspirar em Sócrates que dizia: “Só é útil o conhecimento que nos torna melhores”.

 

 

Sabedoria exige compromisso. Quanto mais sei sobre mim, maior meu compromisso de me transformar numa versão melhor de mim mesmo. Descubra seu temperamento e apresente ao mundo a melhor versão de um colérico, sanguíneo, fleumático ou melancólico!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)