Atena nos Ensina sobre a Única Guerra Válida

July 8, 2020

 

 

 

 

Os símbolos dentro das Mitologias nos ensinam algo muito importante sobre a Vida. São respostas deixadas como legado por Seres Humanos muito especiais, que já trilharam a jornada da evolução humana e que acreditam que estes ensinamentos são essenciais para as próximas gerações. O símbolo da Deusa Atena não é diferente, pois nos mostra através de seu profundo significado, quais guerras realmente valem a pena serem travadas.

 

 

 

 

Ao iniciar temos que nos questionar: vale a pena travar uma guerra? Parece contraditório falar sobre isso quando estamos buscando o Bem, a Justiça e a Generosidade, que são alguns dos importantes temas abordados aqui no Portal Feedobem. Mas, para esclarecermos, a guerra que Atena nos traz como reflexão não se trata dessa guerra que costumamos falar, mas sim daquela guerra necessária para se encontrar a Sabedoria: a Guerra Interior do Homem.

 

 

 

 

Atena é uma das Deusas mais importantes do Panteão Grego, e com o passar do tempo muitas versões diferentes de seu Mito chegaram até nós. Na verdade, isso não é exatamente um problema, não é por isso que o Mito deixa de ser válido ou verdadeiro. Isto só demonstra a importância de se entender com profundidade a essência da sua mensagem, já que superou a prova do tempo e todas as mudanças culturais. Se mesmo com todas essas adversidades a mensagem continua sendo transmitida nos atraindo intuitivamente de algum forma, é porque ela tem algo profundo a nos dizer sobre a Vida.

 

 

 

 

Nascida da cabeça de Zeus, a Deusa se apresenta vestida com armadura e elmo, carregando um escudo e uma lança, pois já nasceu adulta e armada; uma coruja, símbolo de Sabedoria e folhas de louro, símbolo da Vitória. Atena é ao mesmo tempo Sábia e Guerreira. O seu irmão Ares, o Deus da guerra violenta, movido pela fúria e pela inveja, sempre a desafiava. E em todos os combates Atena o vencia no campo de batalha, mostrando que era uma guerreira superior.

 

Sendo ela a Deusa da Sabedoria estes símbolos ligados à guerra nos mostram uma visão bastante diferente do que o nosso senso comum tem sobre o que é ser Sábio, pois geralmente criamos a imagem de uma pessoa passiva. Na verdade, para se alcançar a Sabedoria, o Discernimento, um elevado estado de Consciência Humana, é necessário entrar em uma guerra muito dura e difícil: a Guerra Conosco Mesmo.

 

É necessário reconhecer dentro de nós as tensões que existem entre aquilo que nos puxa para o nosso lado mais grosseiro e o que nos ajuda a nos tornarmos mais Humanos. Estas tensões são próprias da Vida e da jornada da evolução Humana, ou seja, para crescermos sempre temos que deixar para trás algo que já não nos cabe mais. E para conquistar esse crescimento precisamos travar uma Luta Interior, por isso podemos dizer que um aspirante à Sabedoria não pode ser passivo diante da Vida e muito menos diante de si mesmo.

 

 

Assim como uma borboleta que sai do seu estado de larva, um passarinho que sai do seu ovo, nós, Seres Humanos, temos que enfrentar ao longo da Vida diversos momentos de tensões entre aquilo que não nos serve mais e aquilo que precisamos conquistar para continuar nossa caminhada. Dizem que a borboleta só consegue ter forças para voar porque o esforço que ela faz para quebrar a casca do casulo fortalece as suas asas.

 

Muitas vezes não queremos sair dos nossos casulos. Não queremos sair do estado que já estamos acostumados. Muitas vezes nos identificamos demais com estas fases, com estas etapas, nos identificamos demais com nossas debilidades e por isso abrimos mão de crescer.

 

Mas, ser Sábio é ter entrado e vencido todas estas guerras internas, e é justamente isto que Atena nos ensina. Esta é a Guerra que nos cabe, é a Guerra Justa, é o bom combate. E é neste campo de batalha que devemos entrar com todas as nossas forças e com toda a estratégia possível se quisermos nos tornar Seres Humanos melhores.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar