O Despertar da Primavera


O curta “Spring” nos mostra a saga de uma jovem pastora com seu cachorro, escrito por Andy Goralczyk, inspirado na sua infância nas montanhas da Alemanha. A protagonista se depara com um cenário desconfortável, o céu encoberto de nuvens. A floresta se torna escura e gélida pois o sol não a alcança. Ao encarar essa cena, a jovem sente um impulso e vai até o centro da floresta, onde toca um amuleto similar ao do seu cajado, e o amuleto desperta o movimento dos espíritos da natureza.

A primeira lição que podemos tirar deste curta é quando a jovem faz um ato de reverência ao espírito que despertou e foi em sua direção. Imediatamente, ele a reverência de volta. Claramente, ele é o causador da escuridão na floresta, mas isso não o torna maligno, não o torna grotesco, e não torna menos importante reconhecer o papel dele naquilo tudo. O ato de cumprimentá-lo é um ato de respeito, ela reconhece não só a grandeza dele, mas de que ele está ali por uma finalidade, e é justamente esse reconhecimento que o torna aberto para “dialogar” com ela.

O espírito entrega a ela uma “pétala” sua , uma parte de si e curiosamente, apesar dele ser o fator que traz a escuridão para a floresta, ele tem a solução, a luz que ilumina o cajado da jovem. Que curioso, não? O mesmo ser que traz a escuridão, traz a luz. Na nossa vida isso também acontece, muitas vezes temos que desenvolver alguma Virtude, trabalhar alguma limitação, superar algum medo, e muitas vezes nesses momentos surge algo ou alguém a nossa volta, como um verdadeiro desafio ou dificuldade que atrapalha nossos planos, mas que no fundo aparece como um agente que a Vida mandou para nos ajudar a desenvolver mais rapidamente aquilo que precisávamos, foi o problema e a solução de uma só vez.

Após capturar a “pétala” e firmá-la no chão com convicção, os espíritos se retiram, e com eles, saem as nuvens, as sombras e o frio. O Sol reaparece, a Natureza volta a germinar, tudo ganha vida novamente e surge uma nova primavera. As nuvens que bloqueavam a passagem dos raios de Sol, e tudo que estava debaixo delas perde sua energia e vida. Isso também é um símbolo do que pode acontecer em nossas vidas. Quantas vezes não deixamos pensamentos negativos, críticas, preguiças e desistências pairarem sobre nossas cabeças, como nuvens pesadas e carregadas, que impedem a energia vital de fluir? Que impedem que tenhamos ânimo, disposição, e nos impedem de ter Amor aos que nos rodeia? Assim como a jovem expulsa as sombras com a luz, nós também, temos que expulsar essas nuvens internas iluminando-as com boas ideias, bons pensamentos, bons sentimentos, bons hábitos.

Só que, curiosamente, a primavera não dura para sempre. Essa é a lei dos ciclos, e assim como ela rege a Natureza, nos rege também. Nossas nuvens internas depois de um tempo retornarão, e aí caberá novamente a nós mesmos impor esse aspecto positivo sobre o negativo. É uma luta constante que vai e volta, assim como os ciclos. Ao final do curta, ela coloca a pétala numa corda repleta de muitas outras pétalas, o que quer dizer que várias vezes os homens que a antecederam expulsaram as nuvens e sombras, e os que virão depois dela, também expulsarão, faz parte de uma tradição, faz parte da Vida!

Mas por que seguir assim? Por que não “matar” logo aqueles seres e parar com esse eterno retorno?

Porque eles são muito maiores do que os homens, são seres da Natureza, fazem parte de uma Lei e tem esse papel a cumprir, mostrar aos homens a vida sombria e fria, para que eles se lembrem da luz e lutem por ela. É o momento do despertar da consciência, quando ela vê as nuvens e decide pôr um fim naquilo.

Nossa consciência se dá pelo contraste, é assim que aprendemos, é assim que nos movimentamos. As nuvens retornarão quantas vezes for preciso para que o homem nunca se esqueça do Sol.

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Siga essa Idéia
Você também vai gostar

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)