A Origem do Alfabeto

June 10, 2020

 

 

O desenvolvimento da escrita é um dos grandes marcos da Humanidade. Quando paramos para pensar acerca das tecnologias desenvolvidas pelos Seres Humanos atribuímos, geralmente, ao domínio do fogo ou a invenção da roda o primeiro lugar, porém, há muito tempo reconhece-se a escrita como o divisor de águas da nossa evolução. Para os historiadores, o desenvolvimento da escrita define o Período Histórico, sendo todas as experiências humanas anteriores denominadas de “Pré-História”. Com a escrita, foi possível apresentar, de forma mais elaborada, registros acerca do cotidiano, formular leis e refinar nossa capacidade cognitiva a partir da relação de símbolos com ideias, e a combinação destes na formação das palavras e frases.

 

Ao longo da História, desenvolveram-se várias formas de escrita: o cuneiforme, na Suméria; os hieróglifos e o hierático, no Egito Antigo; o Kanji, no Japão, entre outras. A maioria dessas escritas, principalmente as primeiras formas, desenvolvidas na Era Antiga, relacionava símbolos com ideias, entretanto, não existia um fonema, ou seja, um som. Muitos especialistas defendem que o primeiro alfabeto, ou seja, uma forma de escrita que combina símbolos com fonemas, dando assim som as palavras, surgiu no Egito Antigo, como uma derivação da escrita hierática, entretanto, poucas evidências apontam para essa versão.  

 

No vídeo abaixo, podemos aprender mais sobre a origem da escrita.

 

 

Ao retomarmos a origem da palavra “Alfabeto” percebemos que ela vem do grego, sendo a junção das letras “alfa” e “beta”, até hoje comumente usada em alguns ramos. O alfabeto grego, por sua vez, já é derivado de uma outra civilização da antiguidade, os Fenícios. Sendo assim, não há exatamente um consenso sobre sua origem. O que podemos apontar, certamente, é que o Alfabeto Fenício foi amplamente difundido e passou, ao longo de muitos séculos, a ser a principal forma de escrita para os comerciantes. A necessidade de uma comunicação eficiente, capaz de transmitir com exatidão as informações foi fundamental para os Fenícios, que tinham como base de sua economia o comércio pelos mares Egeu e Mediterrâneo. Com a ascensão dos romanos, desenvolve-se um novo alfabeto, assim como um novo idioma: o latim. O alfabeto latino tem como base o grego, e com a expansão de Roma passou a ser amplamente usado. Sua influência se fez tamanha que até hoje esse é o alfabeto que usamos, sendo o português um herdeiro direto do latim.

 

 

 

Cada alfabeto foi agregando mais complexidade na escrita e, assim, conseguindo transmitir melhor suas mensagens. Essa evolução se reflete em termos práticos, mas principalmente nas formas mais subjetivas que usamos nossa escrita: textos e poesias. Não à toa, uma língua com declinações, tempos verbais e complexidades como o Latim produziu uma das mais belas literaturas, que são os poemas romanos. 

 

Nas versões míticas, das mais diversas culturas, é comum encontrarmos relatos de que a escrita, assim como várias outras artes e ciências, como a agricultura, a música e a matemática, foram ensinadas aos homens pelos antigos Deuses. Por este motivo, algumas línguas antigas, como o Sânscrito, são usadas somente em cerimônias, pois são consideradas línguas sagradas.

 

 

A conclusão que podemos chegar é que uma linguagem desenvolvida nos capacita a transmitir uma mensagem de forma mais eficiente, sendo que a própria ferramenta da linguagem, é por si só um símbolo do desenvolvimento Humano. Mas isso nos deixa com uma questão importante para refletirmos: O que estamos transmitindo com a nossa linguagem hoje em dia?

 

Hoje percebemos como a linguagem é usada principalmente para transmitir mentiras, para manipular pessoas e propagar o ódio. Se nos concentrássemos para sermos emissores de mensagens boas e verdadeiras, se nos dedicássemos, pelo menos algumas vezes no dia, em transmitir algo que seja positivo na vida dos outros Seres Humanos , talvez assim fossemos capazes de também sacralizar esta incrível ferramenta que, segundo os mitos, nos foi dada pelos Deuses. É um exercício que vale a pena fazer.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)