Dia dos Namorados - Cultivar o Amor para ajudar a Humanidade

June 9, 2020

 

 

Este será um “dia dos namorados” mais sintonizado com a origem dessa tradição do que todos os dias dos namorados que você já viveu, então reflita sobre a essência desse símbolo e viva a ideia. 

 

Você sabia que essa tradição surgiu em um momento histórico de muita crise humanitária? Imagina se, de uma hora para outra, qualquer tipo de relacionamento amoroso fosse proibido pelo Estado. Então, todos estariam obrigados a permanecerem solteiros, não podendo namorar, nem ficar noivos, nem casar, muito menos constituir família. Parece muito surreal? Pois isso já aconteceu no mundo. Roma, Século III, e seu vastíssimo Império, que ocupava a quinta parte de todo o planeta, aproximava-se do seu declínio. Epidemias, inundações, convulsões sociais internas, muitas guerras e muitas invasões bárbaras, foi assim que o desespero do Imperador Cláudio II o levou a decretar que todos os jovens seriam proibidos de casarem e constituírem família, pois solteiros seriam mais eficientes para a guerra. 

 

O que você faria em um contexto desses? 

Um padre chamado Valentim resistiu ao decreto e continuou celebrando casamentos, deu sua vida por isso, para que o Amor continuasse a ser celebrado matrimonialmente. Foi condenado à morte, e dizem que durante sua prisão os jovens levavam flores e bilhetes. Faziam isso para mostrar que a fé que ele tinha os inspiravam a também acreditar que o Amor pode unir duas almas.  

 

 

Esse fato é tão marcante na história da civilização ocidental que nos séculos subsequentes convencionou-se a celebração do dia de São Valentim. Por volta do século XVII, a Inglaterra também assimilou a tradição, passando às suas colônias americanas. Em 1940, um publicitário brasileiro resolveu copiar dos Estados Unidos e adaptar para o nosso país, mudando a data original do dia 14 de fevereiro para o dia 12 de junho que é véspera do dia de um santo português chamado Santo Antônio de Lisboa, conhecido como Santo Casamenteiro.

 

 

O importante em uma tradição não são as milhares de formas com que ao longo do tempo vão se reproduzindo, mas o conceito, a ideia oculta que ela nos traz. O conceito do dia dos namorados, considerando a sua origem, é a ideia de que por mais crítico que seja o momento em que estamos, por mais adversa e caótica que seja a conjuntura, é próprio do Ser Humano se apaixonar, amar e até morrer por esse direito. Assim, este dia dos namorados, do ano de 2020, será um dos dias mais profundamente ligados à sua tradição, pois assim como no contexto em que a tradição surgiu, hoje também estamos imersos em uma conjuntura caótica, difícil e muito triste, mas somos todos Humanos. E porque somos Humanos, não podemos impedir que o Amor floresça dentro de nós. Esse é conceito, viva-o nesse dia.

 

Será um dia muito lembrado no futuro, então faça ser inesquecível.

 

Imagina um dia dos namorados em que todas as bocas do mundo estão envoltas em máscaras e os parques, restaurantes, shoppings e cinemas oficialmente lacrados. Nenhum show, nenhum espetáculo teatral, ruas desertas, uma tensão no ar o tempo todo. Um dia dos namorados como este será muito lembrado pela posteridade, e um dia vocês falarão dessa data para os seus filhos, netos e bisnetos. Então, esse é um dia especial, faça ser diferente, único e inesquecível. Perceba que essa data é muito mais importante que presentes caros, restaurantes chiques, ou enviar mensagens prontas, que foram buscadas no Google. Faça desse dia uma celebração à Vida, ao Amor, à Beleza, viva a ideia que deu origem à tradição, lembre que é próprio do Ser Humano se apaixonar e Amar mesmo que os tempos sejam sombrios. Não abra mão deste dia, não deixe que as notícias tristes furtem de você essa centelha que somente nós, os Humanos, temos. 

 

 

Faça o seu dia dos namorados melhorar o mundo neste momento de crise

É fato que estamos vivendo um momento de muita convulsão social, protestos violentos nas principais cidades do mundo em plena pandemia, conflitos entre os poderes institucionais, recessão econômica, colapso no sistema de saúde, etc. Face a esse caos, muitas vezes nos perguntamos: O que fazer para contribuir de algum modo para o melhoramento do mundo?

As grandes tradições da humanidade, como a tradição hindu, tibetana, egípcia, greco-romana, enfim, todas sugerem de algum modo, através de seus símbolos e mitos, que a nossa disposição mental influencia toda a Humanidade. Aspecto este que é corroborado pela obra do psicólogo suíço Carl Jung. 

 

Se as tradições estiverem certas, a disposição mental com que você celebrará este dia dos namorados implicará em uma enorme contribuição para o melhoramento do mundo neste momento. Neste sentido, quanto mais divertido, alegre e feliz for esse dia, melhores condições emocionais irradiaremos para a Humanidade neste momento. Da mesma forma, quanto mais Amor verdadeiro e sincero pudermos cultivar neste dia, melhor será para o Todo. 

 

Façamos o que é próprio do Humano fazer neste dia dos namorados, apaixonemo-nos e amemos em nome de uma causa planetária, em nome da resistência humana diante desta fase difícil que estamos passando. Feliz Dia dos Namorados! 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload