A Caixa de Pandora

June 4, 2020

 

Todos já ouvimos falar sobre “A Caixa de Pandora”, mas poucos de nós sabemos olhar para este mito grego e aprender com sua mensagem simbólica profunda. Pandora somos todos nós, Seres Humanos, quando abrimos mão de nosso lado mais Divino, mais elevado, para deixar livre nossos instintos, paixões e vícios.

 

Para compreender profundamente o Panteão Grego e extrair aprendizados sobre a Vida, é importante percebermos que aquela civilização representava as Leis da Natureza na forma de símbolos, que chamamos de Deuses. Se olharmos para Zeus, Hera, Athena, Prometeu, Pandora ou Hércules, somente pelo lado aparente, vamos perder a chance de aprender com as experiências de vida daquele povo, o que eles realmente queriam dizer em seus mitos.

 

 

 

 

As tradições, o passado da humanidade, podem nos ajudar bastante a dar respostas ao nosso momento atual, às nossas provas do cotidiano. Afinal, os dramas humanos, as dificuldade de convivência, a busca por sentido de vida, a dificuldade de saber o que é mais justo em cada situação, não mudaram tanto assim. Como disse Newton “Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes”. Não precisamos reinventar a roda ou abrir um caminho sozinhos na floresta, pois alguém já inventou a roda, alguém já abriu uma trilha neste caminho da Evolução Humana.

 

Vamos a um breve resumo do Mito.

 

 

Pandora foi a primeira mulher Humana, enviada por Zeus como prova para Epimeteu e os Homens. Epimeteu era um Titã, assim como seu irmão Prometeu. Os dois irmãos tinham sido encarregados de colocar ordem na Terra, distribuindo as Virtudes para cada Ser que nela habitava, inclusive o Homem. Mas Epimeteu, que significa “aquele que vê depois”, não soube distribuir bem, restando nenhuma Virtude ao último animal, o Ser Humano. Prometeu, que significa “aquele que vê antes”, apiedado dos Seres Humanos, roubou o fogo dos Céus e deu ao Homem. O que, na verdade, criou um grande problema no equilíbrio da natureza, pois agora o Homem, que ainda era um ser dominado pelos instintos, passou a portar o Fogo Divino, que é símbolo da Mente. 

 

Zeus então castiga Prometeu por esta imprudência, já que o Ser humano passou a usar a sua mente somente para fins egoístas e vulgares. Para ilustrar melhor, imagine se alguém desse ao leão a capacidade de raciocinar e fazer planos, você acha que algum outro ser na natureza conseguiria se libertar de seu apetite? 

 

Para conhecer melhor o Mito basta ver o texto em nosso Portal O Mito de Prometeu e o Enigma da Condição Humana

 

Completando o castigo, Zeus também envia a Epimeteu e aos Homens, Pandora, que significa “a que tem todos os dons”, um ser Perfeito, dotado de Beleza, Sensibilidade, Persuasão, entre os diversos atributos oriundos das contribuições de cada um dos Deuses dos Olimpo. 

 

 

 

O Mito nos diz que Pandora possuía uma caixa muito especial, e foi aconselhada a nunca abri-la. Porém, tomada pela curiosidade a abriu e acabou liberando todos os males existentes, que lá estavam guardados. Assim que percebeu o que estava liberando, fechou a caixa misteriosa, porém, uma única coisa havia ficado lá dentro, no fundo da caixa: a Esperança.

 

Aqui, cabe a nós refletir sobre o significado profundo deste Mito. 

 

Quem de nós nunca se sentiu como Pandora? Curiosos para experimentar coisas da vida, liberamos elementos instintivos em nós, que sabemos que não nos levará a bons caminhos? 

 

Pandora, como símbolo, representa a Alma Humana que é capaz de gerar Justiça, Bondade, Harmonia, Generosidade, Compaixão, mas que enganada, até mesmo esquecida deste seu lado mais elevado, muitas vezes enamorada pelos desejos, acaba por deixar livres seus vícios, suas debilidades, seus egoísmos, suas arrogâncias e suas paixões.

 

É interessante como o Mito é atual, pois nos lembra que devemos estar sempre alertas às nossas debilidades. Na maioria das vezes, por ignorância até mesmo de quem nós somos, vemos a nossa “caixa” fechada, e acreditamos que só o outro é egoísta, só o outro é vaidoso, só o outro é orgulhoso, só a sociedade que é ignorante, só o governo que é incoerente. Não percebemos que todos temos estes elementos, em algum grau, dentro de nós.

 

Não temos só debilidades, é verdade, como nos lembra o Mito. Também temos Sensibilidade, Justiça, Beleza... E a Esperança de viver em função delas novamente. 

 

 

A Esperança é o último elemento que fica guardado na caixa, e isto já nos diz muito sobre a profundidade deste Valor Humano. A Esperança, quando não é guardada, quando não tem raízes profundas, torna-se uma fantasia. Se a Esperança também tivesse sido liberada com todos os outros males, ela perderia seu sentido e viraria mais um mal do que um Bem, seria uma falsa esperança, aquilo que não gera consciência, que não tem fundamentos, que não nos direciona, que não nos dá um chão, um norte. A falsa e fantasiosa esperança serve mais pra nos iludir, do que propriamente para nos fazer confiar na vida e esperar o momento oportuno para agir.

 

A verdadeira Esperança é confiar que o futuro pode ser melhor. Mesmo com todos os males que vemos, com todos os problemas, ter Esperança é ter a convicção de que o amanhã será melhor do que hoje. E este sentimento não nasce de uma crença vazia, ou de uma expectativa passiva, mas sim de uma postura ativa diante da vida. Uma pessoa que coloca um tijolo de cada vez, um em cima do outro, sabe que no futuro possuirá uma casa. Da mesma forma, aquele indivíduo que trabalha com constância sobre seus defeitos, garantindo que o dia de hoje seja melhor que o de ontem, essa pessoa tem a Esperança de que o mundo será um lugar melhor, porque ela já está fazendo isso no momento presente.

 

É verdade que os mitos sempre nos ensinam muito, em qualquer momento histórico. Mas é incrível como o Mito de Pandora parece cair como um luva para o nosso momento atual. Precisamos nos lembrar deste elemento de Esperança que ficou guardado na nossa caixa, diante de tantos males no mundo, tantos problemas e tantas debilidades. Esta Esperança que espera o momento oportuno para intervir no mundo, para transformá-lo em um lugar mais Justo, mais Bondoso, mais Harmonioso. Mas isto acontecerá somente depois de muita consciência do que estamos enfrentando, de quem somos e em que erramos. Precisamos guardar a Esperança, tomar consciência e combater os males que já espalhamos pelo mundo. Este é o caminho para a verdadeira Evolução Humana.






 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)