Thor - Mitologia Nórdica

June 2, 2020

 

 

 

 

Atualmente, estamos cercados de elementos  de diversas mitologias. Apesar de não enxergarmos sua presença, ela nos rodeia em muitos aspectos da nossa cultura. Desde grandes produções cinematográficas, como filmes e séries de TV, até no nome que escolhemos para o nosso animal de estimação, as referências a deuses e heróis mitológicos estão presentes. Se observarmos com atenção perceberemos que uma das mitologias mais populares nos dias atuais é a Nórdica. Provavelmente você já escutou falar dos Vikings, seja pelas aulas de História ou através da série “Homônima”, e de sua religião politeísta, tendo Odin como o grande Deus. Hoje também temos livros e HQ’s que trazem como base as histórias e narrativas da mitologia Nórdica, que aproximam esses personagens míticos de nossa cultura pop. Entretanto, apesar de notarmos a presença desses elementos, pouco nos aprofundamos, de fato, na cultura Nórdica e em seu Panteão.

 

Dentre os inúmeros deuses existentes na Mitologia Nórdica, podemos afirmar que o mais conhecido por nós é Thor. Deus dos raios e trovões, Thor foi representado e explorado por diversos filmes e séries que assistimos. Começando então pelo que conhecemos, podemos falar algumas características de Thor: sempre impulsivo, ele sempre age antes de pensar ou considerar todos os detalhes. Quando tomado pela fúria, lança seus raios e trovões, sendo essa sua principal característica. Também o associamos a sua arma: o martelo Mjolnir, que só pode ser empunhado por um ser digno, como o Deus do Trovão, e, ao ser aremessado, sempre volta para a sua mão. O Mjolnir é tão poderoso que também é capaz de destruir montanhas quando projetado. As peculiaridades desta arma a tornam um elemento que cativa os leitores, sendo o principal símbolo associado a Thor. Na cultura Viking, os guerreiros carregavam amuletos com o símbolo do Mjolnir para receber proteção e força durante as batalhas.

 

 

 

Para além disso, Thor é filho de Odin, o mais poderoso dos deuses, com  Fjörgyn, a deusa da Terra. Devido a sua genealogia, Thor tem atributos e funções próximas aos humanos: ele tem como um de seus deveres zelar e proteger a Humanidade. Esse aspecto é, atualmente, muito explorado nos filmes em que Thor aparece, sempre sendo amigo dos Seres Humanos e protegendo a Terra. 

 

 

 

O Deus do Trovão também é dotado de grande força, sendo conhecido como o mais forte de todos os Deuses. Por outro lado, o que lhe sobra em força falta-lhe em inteligência. Em muitos mitos ele é facilmente provocado e perde o controle, causando destruição em seu movimento. Por causa dessa ação forte e desmedida, também foi associado à guerra.

 

Há muitos significados e ideias ligadas a Thor, começando pela força da natureza que está associada a ele, os trovões, raios e relâmpagos, percebemos que Thor age igualmente a um raio: precipita-se rapidamente e com força. Por essa característica, estava associado aos guerreiros e era tutelar destes, pois em momentos de guerra é preciso que a ação se faça presente, já que não há momento para dúvidas. Entretanto, podemos tomar essa ideia para nós mesmos, como um símbolo inspirador, naqueles momentos em que pensamos muito e não agimos. Podemos, aos poucos, começar a agir mais, sem pensar demasiadamente sobre o que deve ser feito e, por fim, não fazer nada. Pensemos que todos os dias travamos guerras internas, na qual o que devemos fazer é lutar contra o que gostamos ou não gostamos de fazer. Nesse sentido, lembremos sempre de Thor: como um raio, agir se libertando das dúvidas nebulosas da mente. E para ter uma referência se a ação foi boa ou não, devemos nos lembrar também que Thor é o protetor da Humanidade, ou seja, basta observar se a ação favoreceu ao todo ou somente à parte. 

 

 

 

Os mitos nos revelam muito sobre nós mesmos, por isso, agora que você já conhece um pouco mais sobre o Deus do Trovão, lembre-se sempre que ele não é somente um personagem fantástico, mas sim uma força que também habita dentro de você. Então, sempre faça uso dela para sair da inércia e fazer algo pelo Bem de Todos. Somente assim, perceberá o que realmente os antigos Vikings estavam tentando contar com os seus Mitos.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)