Esperança Como um Ponto de Conexão com o Futuro

April 30, 2020

 

 

 

 

Participar de forma consciente da vida só é possível se motivado pela esperança. Ela nos anima de forma positiva, como uma espécie de combustível, a enfrentar os vários desafios e adversidades que encontramos ao longo do caminho. Sem ela, podemos ser sufocados pelas circunstâncias e arrastados pela força dos fatos, exaurindo assim, qualquer possibilidade de conexão com um futuro. A importância da crença por dias melhores, não é só necessária, mas vital à espécie humana. Nós seguimos trilhando o misterioso caminho dessa existência, atados a todos os outros seres vivos e, se perdermos a fé neste caminho, perderemos também a motivação para seguir em frente, o que consequentemente levaria à perda do sentido da vida. 

Sem esperança não se começa, não se continua e muito menos se termina um projeto ou ação, pois facilmente seremos tomados pelo medo e desespero que nos paralisa.

 

 

Quando vamos ao dicionário, encontramos que o termo “esperança” tem sua origem no latim, derivado de SPES, que pode ser traduzido de maneira geral como “confiança em algo positivo”. Este termo latino também deu origem ao verbo SPERARE, que originou a palavra que usamos como o termo “esperar”, que em latim significava “ter esperança”. A cor verde é um símbolo que sempre associamos à esperança, os estudos de comportamento relacionado com as cores, geralmente discorrem sobre o que acontece dentro de nossa psique quando olhamos para a cor verde, muitos deles relatam os estados de serenidade, felicidade e confiança no futuro. 

O que pode reforçar o significado profundo que algumas civilizações antigas davam a coloração verde. Para elas, quando se olha para o horizonte, percebe-se que entre o amarelo do firmamento da terra e o azul infinito do céu, tem-se como fruto dessa junção a cor verde, simbolizando a união entre os dois planos, céu e terra. Ou seja, o verde é um pontífice, é o elo de esperança, de união entre os dois mundos. Assim, acreditavam que há uma unidade em tudo e absolutamente nada está desconectado, nem mesmo os problemas ou dificuldades que surgem em nossas vidas são por acaso, é necessário ter esperança de que eles também fazem parte de um plano maior. Dessa forma, o grande mistério é saber olhar para o futuro com ânimo e fazer esse caminho até ele, construindo a partir do aqui e do agora, livrando-se do vitimismo e assumindo o protagonismo nessa jornada.

A estátua do francês Jacque Braeucq (1541-1545), que está fixada na Igreja Sainte-Waudru de Mons na Bélgica, apresenta um outro símbolo interessante. O monumento representa a esperança como uma âncora. Podemos interpretar que, para termos motivação por dias melhores, é necessário ter clareza no seu propósito, ter um objetivo muito claro, ou seja, ter um ponto fixo no futuro para que não fiquemos à deriva no mar das circunstâncias. 

 

 

Assim como a garotinha do vídeo, é preciso persistir incansavelmente até que se consiga. O próprio percurso nos capacitará trazendo, ou nos ajudando a desenvolver os instrumentos necessários para chegar ao objetivo. Muitas vezes, aquilo que pensamos ter sido um erro, na verdade será a ferramenta que nos levará até o futuro que tanto esperamos.

 

 

É importante sabermos que dentro do processo da esperança existem momentos que exigirão de nós esperar e ter paciência, mas seria um equívoco reduzir o conceito apenas a essa circunstância. Na verdade, a esperança vai estar sempre mais ligada à ação, ao movimento de buscar algo no futuro. Como uma bússola, essa busca nos ajuda a não perder a direção diante das circunstâncias, mas nos exige a atitude adequada para que ela se realize. Assim, podemos perceber que na esperança há elementos da paciência mesclados com elementos de ação. Cabe a nós ter o discernimento para saber qual o momento mais propício para usar a paciência, e qual o momento para sair da inércia.

A beleza da vida está em integrar-se aos seus movimentos cíclicos com os seus altos e baixos, com os seus nascimentos e mortes, com suas perdas e ganhos, dentro desse eterno continuar, ainda que de formas diferentes. Por isso, a esperança pode nos ser uma ferramenta útil de conexão com o futuro. Para participar de forma harmônica na vida, é preciso viver além da existência material e dos muros que nos impedem de ver o horizonte do futuro. Viver é planejar, construir, errar e refazer, e a esperança deve estar presente em todos esses momentos.

 

 

Esse tipo de experiência, somente os anos de frequência escolar seriam incapazes de nos dar, pois entender intelectualmente algo não é suficiente para dar as respostas que a realidade nos pede nas nossas lutas diárias. É preciso viver esse mistério que acontece no movimento da Vida, que às vezes se expressa como um passo equilibrado de baile no ar, às vezes como o  rodopiar de um furacão. Mas é sempre a mesma Vida, sempre bela, ainda que não percebamos isso, pois ela também é sempre misteriosa, e nunca sabemos exatamente quais serão os seus passos nessa divina dança. E a esperança que tanto falamos aqui, é a própria música que rege esse espetáculo, por isso, mesmo que os movimentos pareçam um pouco difíceis, precisamos prestar atenção nos sons que regem toda a “coreografia”. Dessa forma, no fim de tudo, seremos capazes de entender como foram belos e precisos os passos da Vida neste maravilhoso espetáculo.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload