O Tamanho das Coisas

April 7, 2020

 

 

O tamanho médio do ser humano é 1,70m, uma formiga pode variar de 0,2 a 2,5cm. Um átomo tem em média 0,1 nanômetro. E o sol tem 1.3927 milhões de quilômetros. Dentro dessa escala, o que é pequeno e o que é grande? 

 

Olhando do nosso ponto de vista, a formiga é pequena e o sol gigantesco. Mas, do ponto de vista de um átomo, imagine a grandeza da formiga e a imensidão de um ser humano!

 

Isto nos leva a refletir sobre a dimensão das coisas à nossa volta, qual o real tamanho… Se é que existe essa definição absoluta de ser pequeno ou grande… Afinal, estamos olhando a partir de qual referencial?

 

 

É próprio do ser humano, constatarmos o que passa à nossa volta a partir de nossos pontos de vistas. Os acontecimentos por exemplo, não necessariamente serão bons ou ruins, vai depender de como os enxergamos. Um ipê com suas folhas caídas no chão, não é bom ou ruim, vai depender de quem o observa, alguns acharão belo o tapete colorido que ele gerou, outros acharão um absurdo a sujeira gerada… E o mesmo vale para o Universo. Qual a dimensão do Universo? Comparado ao nosso tamanho, é incomensurável. E isso é bom ou ruim?

Se eu enxergo o Universo acima de mim como algo muito maior do que eu e do que o nosso planeta, sendo apenas um ‘pálido ponto azul’ como disse Carl Sagan, talvez meu egocentrismo diminua. De que valem todos os dramas da nossa vida cotidiana, e tudo aquilo que consideramos super importante, como as curtidas no instagram, diante de uma imensidão cósmica que não se pode medir?

 

Ao mesmo tempo, é tanta a vastidão do Universo, que é difícil formar um pensamento sobre o assunto, então diminuímos a escala e pensamos só em nós mesmos. Aí surge nossa falta de visão do todo, os danos à natureza, acidentes ambientais, superpopulação, miséria, violência… Parece que tudo toma uma proporção desastrosa quando olhamos só para o que está ao nosso alcance, o que é do nosso tamanho.

 

 

Talvez, a melhor solução para enxergamos o real tamanho das coisas seja seguir os aforismas egípcio: “assim é acima como é abaixo” e grego: “Conhece-te a ti mesmo, e conhecerás os Deuses e o Universo”. O mundo acima de nossas cabeças e abaixo delas (atômico) tomam proporções que não podemos conceber, mas se eu enxergo a relação em todos esses mundos, se eu me vejo uma parte desse mundo, se eu percebo que o mesmo átomo que me compõe, compõe o meu planeta e todo o sistema solar, eu consigo unir, consigo aproximar estas visões. Com esse olhar, perceberemos que as leis que os astros seguem são as mesmas leis que regem o homem, e que toda a Natureza é uma só. Se as minhas células possuem a mesma essência atômica da galáxia, será que somos tão diferentes assim? Será que os tamanhos variam tanto assim? Não precisaremos mais sair medindo os tamanhos, pois tudo estará unido. Como diz a filosofia, o processo de sabedoria surge a partir de uma visão cada vez mais unificada do todo. 

 

E como traduzir isto numa vivência prática?
No nosso dia a dia, ao invés de julgarmos as coisas pelo seu tamanho, devemos refletir como é que nós nos relacionamos com elas. Por exemplo: julgamos que um grão de areia não é tão importante por ser muito pequeno, porém um vírus, que é infinitamente menor que um grão de areia, pode parar o mundo (sabemos muito bem disso). E aquelas coisinhas pequenas no nosso dia a dia que também julgamos não ter importância? Aquele sapato que eu não coloquei no lugar certo, aquela resposta grosseira que eu dei para a caixa do supermercado, aqueles pequenos vícios e maus hábitos que me permito todos os dias… Tudo tem importância sim, pois participa da harmonia do todo. Nesse caso, “o todo” é a sua própria vida. Talvez, o dia em que compreendermos, e vivermos com coerência esta idéia, poderemos entender também que, mesmo sendo tão pequenos diante da imensidão do Cosmos, a nossa vida tem importância e tem um sentido, pois participa da Grande Harmonia do TODO, que neste caso, é o próprio Universo.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)