Como Aproveitar nosso Tempo em Quarentena?

April 7, 2020

 

 

 

 

Neste momento em que toda a humanidade está em alerta por causa do Coronavirus (Covid-19), estamos todos precisando mudar nossa rotina. Mas o que fazer agora com todo este tempo?

 

Sabemos que a melhor forma de desacelerar o contágio do vírus, colaborando para que o sistema de saúde dê conta de tantas ocorrências e não entre em colapso, é ficando em casa, higienizando adequadamente as mãos, cobrindo a boca ao espirrar, evitando contato físico e aglomerações.

 

O paradoxo, porém, deste nosso momento, é a percepção de que uma sociedade que antes reclamava da falta de tempo, devido aos inúmeros compromissos ditados pelo ritmo do mundo contemporâneo, agora se vê com tempo de sobra e sem saber o que fazer com ele. 

 

Ansiedade, tédio e frustração retroalimentam o medo, a vulnerabilidade e a impotência diante dos desafios atuais.

 

 

 

 

Será que realmente temos problemas de falta de tempo? Ou será que não sabemos o que fazer com ele enquanto somos levados pela correnteza? Há de se pensar.

 

O filósofo estoico Sêneca, já nos alertava em seu livro “Sobre a brevidade da vida”:

 

"Não é curto o tempo que temos, mas dele muito perdemos. A vida é suficientemente longa e com generosidade nos foi dada, para realização das maiores coisas, se a empregamos bem. Mas quando ela se esvai no luxo e na indiferença,  quando não a empregamos em nada de bom, então, finalmente constrangidos pela fatalidade, sentimos que ela já passou por nós sem que tivéssemos percebido."

 

Um dos nossos grandes problemas é não saber conscientemente o que vale a pena fazer com o tempo e a vida que temos, não saber onde queremos chegar e por isso vamos andando em círculos, à deriva no mar da vida.

 

 

Como estes momentos de grandes dificuldades também se mostram como uma excelente oportunidade de reflexão do que estamos fazendo e do que precisamos mudar, vai abaixo algumas sugestões sobre como aproveitar o nosso tempo de vida:

 

 

 

1 - Refletir, Imaginar e Planejar nossa vida

 

Este é um ótimo momento para refletirmos sobre o que estamos fazendo da nossa vida, e se estamos realmente realizados como seres humanos, isto numa escala social e individual também.  

 

Estamos passando por todas estas dificuldades como sociedade, mas as causas estão escancaradas há algum tempo, e temos muita dificuldade de mudar. É difícil superar o nosso egoísmo, este vício de só pensar em nós mesmos; É difícil mudar esta forma de vida que explora insustentavelmente os recursos naturais; É difícil inverter a supervalorização do ter e não do ser: ter um celular novo, ter mais dinheiro, ter, ter, ter…

 

Será que este não seria um bom momento para começarmos, ao menos individualmente, a fazermos nossa parte?

 

Para além destes aspectos sociais, nós como seres humanos, cada um em sua trajetória, deveríamos ter nossos próprios sonhos e metas de vida, pois como podemos caminhar sem saber para onde queremos ir? Mesmo que lá na frente a gente perceba que talvez tenhamos errado um pouco nas escolhas, mas ficará mais fácil de corrigir o percurso. 

 

Todos nós deveríamos, antes de nos jogar no mar da vida, refletir para onde queremos navegar, senão ficaremos à deriva. Entendendo isso, tirar um momento para decidir, planejar e imaginar o que queremos ser na nossa vida, já é um grande passo num mundo onde parece que todos estão indo com a maré, juntos, porém completamente perdidos.

 

 

 

 

É necessário planejar se este ano vai precisar comprar sua casa, sair da casa dos pais, procurar um emprego melhor, investir em um curso que precisa, etc. Tudo isso é importante, porém também é fundamental planejar como se tornar mais justo, como viver de maneira mais harmônica, como pensar mais nos outros e não somente em si mesmo, como se tornar um ser humano melhor. O que nos impede de realizar nossos sonhos? O que podemos fazer para mudar? A prática de se imaginar vivendo tudo isto, ou seja, planejar, nos dará força para dar os primeiros passos na nossa caminhada.

 

2 - Traçar estratégias para realizar nossos sonhos

 

Não adianta somente sonharmos, almejarmos ter uma vida melhor, sermos melhores seres humanos, se não definirmos o “como” para chegar lá. Escolher os melhores caminhos, as melhores estratégias, requer tempo de reflexão e visão do momento em que estamos vivendo, senão cairemos nas fantasias.

 

Quantas foram as vezes que desejamos muito conseguir algo, uma viagem, uma vida melhor, uma casa com quintal, um filho, um mestrado, uma abertura maior ao convívio, estar mais presente na vida das pessoas que amamos… Mas o tempo passa e não conseguimos realizar nada? Parece que só nos contentamos em imaginar, em querer, em fantasiar, mas e se planejássemos com seriedade, será que seria possível?  Será que aquele sonho não se tornaria realidade?

 

Passar pela vida e não lutar pela nossa plenitude é o mesmo que não viver, é somente sobreviver. A gente sabe que tem coisas que a gente até gostaria, mas nem gostaria tanto assim ao ponto de ir atrás… Em contrapartida, nossa Alma vibra com alguns sonhos, muitas vezes distantes de nós, que irão demandar muito crescimento, muita força de vontade, muita mudança interna, mas sem dúvidas, também trará muita felicidade e plenitude no caminho.

 

3 - Rotina coerente com quem você quer ser

 

É fundamental fazer pequenas mudanças na sua rotina de agora, mesmo estando limitado pelo isolamento social, pela quarentena. Uma grande jornada, começa com os pequenos passos. 

 

Mais disciplinado, mais generoso, mais humano… Independente do que você almeja ser, se você já começar a viver isto no momento presente, se tentar da maneira como você conseguir, você já estará embarcando nesta jornada rumo aos seus sonhos. Por isso, curta a caminhada e as pequenas conquistas.

 

Com certeza todas essas mudanças causadas pela pandemia dificultaram a vida de quase todo mundo, mas não devemos deixar o problema maior do que ele já é. Precisamos tentar extrair tudo de bom que pudermos desta situação. É importante, nesta altura, percebermos que nossos sonhos não se realizam por causa das dificuldades da vida, mas porque nós não conseguimos desenvolver as virtudes necessárias para alcançá-los. Então que comecemos  a trabalhar sobre isso agora, a vida está nos dando esta oportunidade.








 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)