Hipátia de Alexandria

March 10, 2020

 

Hoje em dia, muito tem se falado sobre o papel das mulheres na sociedade e o grande preconceito que ainda existe, apesar dos seus grandes potenciais. Existe uma figura importantíssima na história que, mesmo sem essa “militância” vista hoje em dia, provou que qualquer ser humano, independente do seu sexo, pode ser uma pessoa brilhante.

Hipátia de Alexandria é considerada a primeira matemática (documentada) da história, mas, além disso, ela também foi uma astrônoma, médica, filósofa e última diretora da Escola Eclética de Alexandria, onde ficava a famosa Biblioteca de Alexandria. Ela nasceu em 360 d.C.na cidade de Alexandria, Egito, no período em que ainda era um território do Império Romano. Nesta época, muitos cristãos estavam se estruturando como um grupo religioso organizado, porém, já neste período, muitos “falsos profetas” pregavam o ódio e a violência usando o nome do Cristo. Num outro polo, a antiga religião egípcia vivia um forte sincretismo com os símbolos da tradição greco-romana, porém carecia de bons sacerdotes que pudessem compreender e transmitir aquela sabedoria ancestral. Ou seja, o Império Romano estava no seu momento final, e Alexandria era palco de uma guerra insana entre os fanáticos “cristãos” e os fanáticos “pagãos”. No meio disso, estava Hipátia, que se posicionava de forma completamente indiferente às guerra infantis criadas por homens ignorantes e violentos. A sua vida sempre foi dedicada à Filosofia, por isso se tornou diretora da famosa escola, mesmo sendo mulher e solteira. 

 

Cena do filme Agora (2009)

 

Como professora e diretora, ela teve vários discípulos das mais diversas crenças. Para ela não importava a origem do aluno, somente o seu amor e compromisso com a Verdade, este era o ponto de união entre os membros da Escola de Alexandria. 

 

Hoje em dia, já se sabe que ela foi responsável por inúmera descobertas no campo da Astronomia, Geometria e Física. Há indícios de que, naquela época, ela já havia compreendido que a órbita dos planetas ao redor do Sol desenhava uma elípse, e não um círculo. Este fato só foi ser “redescoberto” por Johannes Kepler no século XVI. Você deve estar se perguntando: “Por que ‘redescoberto’?”.  Infelizmente, devido às grandes tensões da sociedade em que estava inserida, Hipátia e toda a Escola de Alexandria foram vítimas da ignorância e fanatismo de alguns. Em 415 d.C., quando um grupo fanático cristão tomou o poder sobre a cidade, Hipátia foi morta por apedrejamento e a escola foi toda destruída e incendiada, inclusive a famosa biblioteca. O resultado disso foi que inúmeros conhecimentos da humanidade se perderam, ou seja, os homens apedrejaram as lâmpadas que lhe traziam luz, por isso ficaram na escuridão.

 


Historicamente, após este período surgiu a famigerada Idade Média, ou Idade das Trevas, período em que mesmo os reis eram analfabetos. A Filosofia e a Ciência passaram a ser vistas como “caprichos” desnecessários e a sabedoria precisou se recolher em alguns monastérios que ainda se propunham a uma investigação filosófica, apesar de seguirem uma linha religiosa. Mas de forma geral, a população era completamente ignorante sobre as coisas básicas das ciências naturais.

 

Para nós, mais de 1.700 anos depois, a figura de Hipátia nos inspira a sermos sempre fiéis à Verdade, independente do que a sociedade pensa, independente se irão nos aceitar ou rejeitar por causa disso, independente da nossa condição social, de sexo, idade ou qualquer coisa. Para aqueles que realmente amam a Verdade, os verdadeiro filósofos, o que realmente tem valor na vida é o Mistério que se esconde por detrás de todas as experiências.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)