A Arte de Ouvir

Você sente a necessidade de se expressar, de dizer ao mundo o que pensa e como se sente? Pois é… Isto é muito comum hoje em dia. Na verdade, praticamente todo mundo pensa que tem muita coisa para dizer e quer muito ser escutado. Mas será que existem também tantas pessoas querendo ouvir? Como sabemos que não é bem assim, a conta não fecha. Todo mundo quer falar ao mesmo tempo, mas ninguém quer escutar.


Faça uma experiência: Na próxima discussão, ao vivo ou nas redes sociais, ao invés de se adiantar e expor a sua opinião, tente entender o que a outra pessoa está dizendo, como ela pensa, quais são as suas intenções. Antes de afirmar, pergunte. Antes de classificá-la com algum dos rótulos da moda, tente entender como ela chegou a tal conclusão. Este é um excelente exercício para iniciar na quase perdida Arte de Ouvir.



Ouvir é uma Arte. Não é simplesmente deixar que o som vibre nossos tímpanos, é necessário dar valor a cada palavra dita, reconhecer o quão importante para a pessoa são aqueles pensamentos e, mesmo que se discorde totalmente, é preciso acolher em nossas reflexões essas ideias como se fossem seres vivos. Assim como no vídeo, não importa se são pensamentos “certos” ou “errados”, o que realmente tem valor é refletir sobre esses pensamentos, até encontrar uma forma de devolvê-los transformados em pequenas pérolas que trarão esclarecimento, paz e tranquilidade para a alma de quem necessita. Esta devolução pode ser na forma de uma palavra, pode ser um gesto, ou mesmo em forma de silêncio, às vezes o que a pessoa mais precisa é saber que tem alguém com quem pode confiar e que está ali por ela.


O grande desafio é que sempre queremos impor as nossas opiniões e a nossa forma de ver o mundo, mas quando se trata da Arte de Ouvir, é fundamental entender que o importante não sou eu, mas sim o outro. Pode parecer que isto vale somente para terapeutas e profissionais da área, mas podemos exercitar isso sempre. Quando alguém fala conosco, mesmo que seja uma coisa simples, devemos escutar com atenção e, pelo menos por alguns instantes, pensar somente na pessoa e no que ela está transmitindo através de suas palavras.


Claro que, semelhante ao que acontece no curta metragem, mesmo a mais equilibrada e forte das pessoas, com o tempo vai sendo afetada pelas ideias e emoções que entra em contato. E isto pode se tornar um grande problema. Por isso, é importante termos também alguém que possa nos escutar e nos ajudar a ver a vida de uma forma melhor.


Então, esperamos que você tenha prestado atenção neste curta e nesta breve reflexão. E que isso inspire todos nós a sermos pessoas melhores, prestarmos mais atenção nos outros e que possamos encontrar formas de ajudar a quem necessita.


DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Siga essa Idéia
Você também vai gostar

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)