Coronavírus - O que uma praga pode trazer de bom?

February 11, 2020

 

 

Você, com certeza, já escutou alguma coisa sobre o Corona Vírus. Esta doença surgiu no final de 2019 na China e tem se espalhado de uma forma alarmante, chegando a ter mais de 20 mil casos confirmados no território chinês, e alguns estimam haver mais de 100 mil pessoas portando o vírus em vários países do mundo.


A maior parte desses infectados nem deve imaginar que é portador do vírus, pois os sintomas são de uma gripe comum: tosse, febre e dificuldade de respirar, incluindo pneumonia em casos mais graves. Porém, mesmo assim, foi criado um clima de ansiedade global. Muitos temem que esta seja uma epidemia semelhante à Peste Negra, que matou mais de ⅓ da população europeia  na Idade Média, ou mesmo como a Gripe Espanhola, que matou até mesmo um dos nossos presidentes, Rodriguez Alves, antes mesmo de assumir o seu segundo mandato em 1918.

 

No vídeo abaixo, o canal Nerdologia explica como surgem e como se espalham essas epidemias que tanto nos assombram. O vídeo já é um pouco antigo, mas está mais atual do que nunca.

 

 

Já ensinavam os filósofos estoicos: existem coisas que dependem de nós, e coisas que não dependem de nós. O problema é que perdemos muita energia nos preocupando com essas últimas. Claro que isto não quer dizer que devemos fingir que nada está acontecendo, muito pelo contrário, devemos estar atentos às medidas preventivas que devemos tomar para nos proteger. Mas viver numa ansiedade, nos preocupando se estamos à beira de um grande colapso global, não é nada saudável. Além de ser uma fantasia exagerada demais, esta angústia é uma emoção que não serve para absolutamente nada.

 

Vendo por outro lado, até mesmo uma calamidade pode nos trazer algo de bom, pois esse tipo de crise global nos lembra de uma lição muito importante: Somos Um! Independente da nacionalidade, da religião, da crença política, do caráter… Todos somos humanos. E se existe um microorganismo que ameaça a vida de algum de nós, não podemos fingir que não temos nada a ver com isso, pois todos somos muito semelhantes em nossa essência. Entenda essa essência da forma que achar melhor: como sendo o nosso DNA ou a nossa alma.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)