Um Sonho Possível


O filme The blind side (o lado cego), intitulado em português “Um sonho possível”, estreou a exatamente 10 anos, mas trata de um tema muito atual: a desigualdade social, e como seres humanos que ficam à margem da sociedade, muitas vezes, precisam somente de uma oportunidade para mostrar seu talento e mudar sua história.



Baseado em fatos reais, o filme conta a história do jogador de futebol americano Michael Oher, e como ele foi adotado por Leigh Anne Tuohy, que lhe deu educação e possibilitou sua escalada no mundo do esporte através de amor e incentivo.


Com roteiro inspirado no livro The Blind Side: Evolution of a Game, de Michael Lewis, Um Sonho Possível se inicia com o encontro entre Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock) e Michael Oher (Quinton Aaron), quando ele ainda era um jovem sem direção. Filho de uma mãe viciada que o abandonara, Michael não mantinha uma boa frequência na escola e vivia fugindo dos lares adotivos. Apesar de uma infância difícil, o jovem demonstrava ter um bom coração e muita doçura. Em uma noite fria, ao vê-lo perambulando pela rua e reconhecê-lo da escola onde seus filhos também estudavam, Leigh o leva pra casa e aos poucos vai integrando-o a família.



A princípio, esta mulher bondosa, num mundo onde a bondade parece ser algo raro, enfrentou muitos julgamentos e resistências a sua decisão por parte da sociedade, tanto quanto a sua real motivação, quanto ao julgamento precipitado do caráter do rapaz. Mas todas estas dificuldades são encaradas pela família Tuohy com muita leveza, amor e boa vontade. Ele inicia os estudos em um colégio conceituado, e mais tarde começa a jogar futebol americano. No decorrer do filme, vemos que o apreço, e logo o amor, que se desenvolve entre eles é verdadeiro e crescente.




O filme também nos mostra qual é a realidade dos amigos e vizinhos de Michael antes dele ser adotado, e fica claro que o garoto é salvo de um possível destino cruel não pelo dinheiro da família Tuohy ou pela fama que adquiriu ao ser consagrado jogador de futebol americano, mas pelo amor que é desenvolvido na relação familiar. Por tudo isso, Um sonho possível é um filme válido para nós que acreditamos que o ser humano pode sim, mesmo nos dias de hoje, de tanto egoísmo e poucos valores morais, desenvolver suas virtudes e se realizar através da fraternidade e da bondade.


O final é bem especial, quando são mostradas fotos reais do jogador com sua família, aí percebemos que toda aquela história de amor, bondade e fraternidade é verdadeira não somente nos filmes.

FICHA TÉCNICA

Cartaz

Direção John Lee Hancock

Produção Broderick Johnson, Andrew Kosove

Roteiro John Lee Hancock, baseado no livro The Blind Side: Evolution of a Game de Michael Lewis

Elenco Sandra Bullock, Quinton Aaron, Tim McGraw, Jae Head, Lily Collins, Kathy Bates

Gênero Drama/Biográfico

Edição Mark Livolsi

Distribuição Warner Bros.

Lançamento 2009 nos EUA, 2010 no Brasil

PREMIAÇÕES

Oscar 2010

Melhor Filme - Indicado

Melhor atriz (Sandra Bullock) - Vencedora

Golden Globe Awards 2010

Melhor Atriz/Drama (Sandra Bullock) - Vencedora

SAG's 2010

Melhor atriz (Sandra Bullock) - Vencedora

Critic's Choice Awards 2010

Melhor atriz (Sandra Bullock) - Vencedora, empatada com Meryl Streep por Julie & Julia

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Siga essa Idéia
Você também vai gostar

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)