Astrologia
"É assunto de conhecimento comum entre místicos que o caminhar evolucionário da humanidade está indissoluvelmente ligado às Hierarquias Divinas que regem os astros e os signos do Zodíaco e que a passagem do Sol pelos planetas através dos doze Signos assinala o progresso do homem no espaço e no tempo"
Max Heindel em Mensagem das Estrelas, Cap.I

Entre todas as artes e ciências que se propõem a revelar ao homem a sua natureza interna e lhe explicar as leis naturais, não há nenhuma melhor qualificada para assim proceder do que uma das mais velhas de todas as ciências - A Astrologia. Em todos os tempos, homens e mulheres que creem verdadeiramente em sua luz reveladora, têm inspirado inúmeras gerações desde o mais remoto passado, até o presente. Provavelmente, nenhuma outra ciência no mundo registrou uma história mais completa e interessante do desenvolvimento da terra e da evolução do homem. A sua relação com todas as grandes religiões, incluindo a religião Cristã, é demonstrada não somente peIas alegorias astrológicas e referências feitas nos livros sagrados e na mitologia, como também pelas inscrições e ilustrações de seus símbolos nos antigos templos. Referências à Lua Nova e Cheia, aos eclipses solares e lunares, aos solstícios e equinócios e às conjunções dos maiores planetas mostrando a sua importante influência no homem e na Terra, têm sido registradas pelas grandes civilizações, não importando quando ou onde tenham existido. Os antigos sábios pelas suas repetidas observações estavam capacitados a descobrir todos os fenômenos naturais e a determinar a influência que os corpos celestes exercem sobre nós. Assim eles nos deram um sistema filosófico que tem desempenhado importante papel na moral, na religião, ciência e na evolução espiritual do homem.
E qual relação existe entre “Astrologia” e “Astronomia”?
Hoje em dia, para muitos, a astronomia é uma verdadeira ciência, enquanto a astrologia é um conjunto de crenças ultrapassadas de povos atrasados. Esta visão não poderia estar mais errada.
A astronomia é a ciência que estuda os corpos celestes, a sua movimentação e os fenômenos físicos relacionados a eles. Para as antigas tradições, esse tipo de estudo estava contemplado dentro de uma ciência maior, que é a astrologia, pois esta não estudava somente as relações físicas entre os astros, mas também a sua influência nos campos mais sutis da Natureza, afetando, inclusive os seres humanos no campo psicológico. Em outras palavras, a astronomia é um aspecto da astrologia.
A compreensão do céu sempre fascinou os seres humanos, já que observamos o firmamento desde os primórdios da humanidade. Uma das provas de que sempre estivemos interessados nos astros são os diversos monumentos arqueológicos destinados a observações astronômicas. São diversas construções milenares que foram criadas por pessoas com um profundo conhecimento dos astros, dos seus movimentos e de suas leis. Por exemplo, as Pirâmides de Gizé, no Egito, estão perfeitamente alinhadas com o Cinturão de Órion (As Três Marias). Sem contar inúmeros monumentos que existem na América Central, na Europa e também no Oriente.
Atualmente, quando falamos em astrologia ligamos diretamente ao horóscopo, e pensamos naquelas previsões publicadas em revistas de garotas adolescentes. Ainda que fazer previsões possa ser uma das utilidades da astrologia, o seu propósito é muito mais profundo que isso.
No caso da determinação dos signos do zodíaco, os astrólogos dividem o céu em 12 seções, representadas por uma circunferência. A posição do Sol, em relação a estes pontos no céu, delimitados por constelações no momento do nascimento de uma pessoa, define o seu signo.
OS SIGNOS DO ZODÍACO
Áries: indivíduos nascidos entre 19 de março e 21 de abril. Os nascidos sob o signo de Áries seriam regidos pelo planeta Marte.
Touro: indivíduos nascidos entre 20 de abril e 20 de maio. Os nascidos sob o signo de Touro seriam regidos pelo planeta Vênus.
Gêmeos: indivíduos nascidos entre 21 de maio e 21 de junho. Os nascidos sob o signo de Gêmeos seriam regidos pelo planeta Mercúrio.
Câncer: indivíduos nascidos entre 22 de junho e 22 de julho. Os nascidos sob o signo de Câncer seriam regidos pela Lua.
Leão: indivíduos nascidos entre 23 de julho e 22 de agosto. Os nascidos sob o signo de Leão seriam regidos pelo Sol.
Virgem: indivíduos nascidos entre 23 de agosto e 22 de setembro. Os nascidos sob o signo de Virgem seriam regidos pelo planeta Mercúrio.
Libra: indivíduos nascidos entre 23 de setembro e 23 de outubro. Os nascidos sob o signo de Libra seriam regidos pelo planeta Vênus.
Escorpião: indivíduos nascidos entre 24 de outubro e 21 de novembro. Os nascidos sob o signo de Escorpião seriam regidos pelo planeta-anão Plutão.
Sagitário: indivíduos nascidos entre 22 de novembro e 21 de dezembro. Os nascidos sob o signo de Sagitário seriam regidos pelo planeta Júpiter.
Capricórnio: indivíduos nascidos entre 22 de dezembro e 19 de janeiro. Os nascidos sob o signo de Capricórnio seriam regidos pelo planeta Saturno.
Aquário: indivíduos nascidos entre 20 de janeiro e 18 de fevereiro. Os nascidos sob o signo de Aquário seriam regidos pelo planeta Urano.
Peixes: indivíduos nascidos entre 19 de fevereiro e 20 de março. Os nascidos sob o signo de Aquário seriam regidos pelo planeta Netuno.
Você pode observar que cada signo do Zodíaco que é delimitado pela Astrologia carrega junto com ele a regência de um planeta, trazendo assim a influência também desses astros nas relações astrológicas.
A astrologia ainda intriga muito, pois ao mesmo tempo que temos, de um lado, grandes civilizações que se apoiavam nela, por outro, vemos mensagens vazias em horóscopos de jornais.
Uma coisa é evidente, a astrologia é uma ciência. Mas será que hoje ainda existem pessoas que compreendem as suas leis, como faziam os sábios da antiguidade? Da nossa parte, sempre é bom mantermos um certo grau de ceticismo, contestando toda idéia que nos pareça muito absurda. Mas também devemos manter a nossa mente aberta, reconhecendo que, por mais que as ciências modernas tenham avançado nas últimas décadas, ainda falta muito a ser desvendado sobre os mistérios dos astros, do Universo e, principalmente, de nós mesmos.