A Mensagem dO Expresso Polar

O Expresso Polar (The Polar Express) é um filme clássico de Natal, que estreou em 2004 e conta com Tom Hanks em seu elenco. O longa é baseado no livro de 1985, escrito e ilustrado por Chris Van Allsburg, e conta a história de um garoto que não acredita no Papai Noel e tampouco na magia do Natal. No entanto, na véspera de Natal, um grandioso trem para em sua porta o convida para uma inesquecível viagem até o Polo Norte - lar e fábrica do Papai Noel. Durante a viagem ele conhece outras crianças, cada uma em sua jornada pessoal para descobrir o que falta para ser completa.

O filme passa uma mensagem muito profunda e delicada ao falar de fé e amizade. Durante a viagem até o Polo Norte, um garoto franzino entra no trem sem autorização, ou melhor, sem um ticket de acesso, que surge magicamente dentro do bolso do dele. Comovido com a situação, o protagonista do filme tenta ajudá-lo, mas encontra dificuldades durante a viagem, como os trilhos congelados em um trecho sensível do caminho. Envolvido com outras personagens, o protagonista - o filme não nomeia os personagens principais - então entende que é tão igual quanto o garoto clandestino e que, mesmo em uma situação difícil, existem amigos para ajudá-lo. É descoberta a primeira mensagem, e talvez a mais importante do longa: a amizade. Amizade que, assim como Jesus ensinou, ama sem julgamentos, preconceito ou barreiras.

Após as aventuras da viagem, o protagonista constata algo que sua imaginação um dia duvidou. Em um vilarejo, no meio do Polo Norte, o Sr Noel e seus duendes trabalham magicamente para fazer o Natal acontecer. E descobrimos juntos, telespectador e personagem, a segunda mensagem do filme: a fé. Deslumbrado, o garoto, frente a frente com o Papai Noel, sempre mediado pelo misterioso e atônito Condutor, entende que, apesar da idade, as crenças não devem ser limitantes e se faz necessário para manter vivo o espírito do Natal, tão bem ilustrado pelo guizo mágico dado pelo Sr. Noel, como o primeiro presente do Natal.

Natal é tempo de Bondade. É o período em que as pessoas se sentem mais motivadas a ajudar os outros com generosidade e simpatia. E é justamente nesse ponto que a mensagem de Cristo é posta em prática, através de ações e sentimentos. Amar ao próximo como a ti mesmo não é só um belo pensamento, representa toda uma filosofia de vida.

E muito embora se questione a importância do Papai Noel, que divide as atenções com Cristo, talvez devêssemos pensar que o Papai Noel é, na verdade, todo esse o sentimento de Fraternidade e Bondade. E que as roupas vermelhas com detalhes brancos, a bela barba, o ar de felicidade, as bochechas rosadas e o riso inesquecível constituem a personificação daquilo que há de mais belo em todos os seres humanos e que nos foi concedido a partir das lições do filho de Deus.

No mais, O Expresso Polar resgata, na figura daquele garoto, as lembranças de felicidade que alguns parecem ter perdido. Não perca tempo, entre você também no Expresso Polar e busque os verdadeiros presentes que existem no Natal: a paz, a amizade e a felicidade.

O filme está disponível em canais do YouTube e em serviços de streaming on demand para compra ou aluguel.

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Siga essa Idéia
Você também vai gostar

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)