Fome: Um problema que nem o Superman foi capaz de resolver

November 26, 2019

 

A ONU, Organização das Nações Unidas, possui um plano de ação chamado Agenda 2030. Esta Agenda é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade, e consiste em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Um desses objetivos, o de número 2, é “Fome zero e agricultura sustentável”. Desde que o mundo é mundo a fome existe, e também existe esse desejo de pôr um fim a esse terrível sofrimento humano. Porém, qual será o caminho para que um dia possamos viver num mundo sem fome?

 

Uma coisa é fato: Não falta comida no mundo. A produção de alimentos supera a quantidade necessária para alimentar toda a população da Terra. O que acontece é que em países desenvolvidos, como os EUA e os países europeus, toneladas de alimentos em condições para o consumo são descartados por não servirem para o comércio, como por exemplo, os vegetais que são “feios” e são descartados antes mesmo de irem para as prateleiras.

 

 

Por incrível que pareça, quem nos dá uma grande lição sobre a questão da fome no mundo é o super herói mais famoso dos gibis, o Superman. Numa graphic novel (revista em quadrinho com história fechada e geralmente com temática mais densa) de 1998, chamada Superman: Peace on Earth (Paz na Terra), Clark Kent reflete sobre o problema da fome no mundo e, sabendo que toneladas de alimentos são desperdiçados em alguns lugares do planeta, enquanto pessoas sofrem de desnutrição em outros lugares, ele, agora como Superman, convence as nações desenvolvidas a doarem os seus excedentes, que ele se responsabilizaria por levar com sua super força e velocidade esses alimentos a quem precisa. Já que o problema era simplesmente uma questão de distribuição, o problema estava resolvido. Pelo menos foi isso o que ele pensou…

 

No decorrer desse trabalho, ele percebe que, mesmo com seus superpoderes, esta seria uma atividade que lhe tomaria todo o tempo, mas ainda assim valeria a pena. Porém, ao chegar em um determinado país, ele é recebido por um tirano acompanhado por sua milícia armada. Esse líder o recebe de forma muito amistosa, agradece a sua boa ação e diz que fará a distribuição do alimento para o seu povo. Claro que a sua verdadeira intenção era vender os alimentos e explorar ainda mais aquela população. Quando Superman se nega, o ditador ameaça disparar contra os inocentes se ele não aceitar a proposta. Em outro país, o tirano que ali governava não permite nem que o herói pouse com a comida. Ele dispara armas químicas para que os alimentos fiquem envenenados. Para ele, um povo debilitado e com fome era muito mais fácil de manipular, além de que, o símbolo de um estrangeiro benevolente seria muito ruim para a imagem do governo. 

 

 

Após isso, o Homem de Aço percebe que nem com todo o seu poder ele era capaz de resolver este problema. Já desiludido, ele se lembra dos ensinamento que seu pai, Jonathan Kent, lhe transmitia enquanto eles trabalhavam juntos na lavoura: “Espalhe só algumas sementes de cada vez. Deixe espaço entre elas.”. Mesmo sabendo que nem todas as sementes vingariam, ele sempre queria dar a cada uma delas a chance de crescer, pois as sementes são como as pessoas, algumas florescem sem problemas, outras precisam de um cuidado extra.

 

Por fim, ele deixa uma mensagem para todos as pessoas da Terra:

 

“Como todos sabem, sempre procurei ajudar os necessitados. Muitas vezes pensei em tomar atitudes mais radicais para ajudar o mundo, mas percebi que isso poderia ser desastroso.

 

Tentei aliviar a fome do mundo, mas encontrei uma pobreza lancinante, não somente nas favelas e terras áridas, como também nas almas de homens egoístas.

 

Vejo agora que assumir essa responsabilidade foi ambicioso demais para um homem, mesmo um super-homem.

 

O bem-estar da Terra e de todo o seu povo será sempre minha maior preocupação. Mas, se houver uma solução para o problema da fome, ela deverá vir do coração do homem para seu próximo.

 

Como diz um velho ditado: ‘Se você dá um peixe a alguém, ele come por um dia. Se você o ensina a pescar, ele tem alimento para a vida inteira’. Essa simples mensagem pede para que o homem evolua com sabedoria, ajude os necessitados e inspire outros a fazer o mesmo. Este é o maior desafio e o mais precioso presente da vida.

 

Peço a todos que compartilhem o que tiverem com aqueles que precisam. Seu conhecimento. Seu tempo. Sua generosidade. Especialmente com os jovens, pois neles está nosso futuro. E toda a esperança de uma verdadeira paz na Terra.”

 

Sobre a Agenda 2030, é muito importante que a ONU promova esse tipo de ação e nos lembre de que, enquanto nos achamos no direito de jogar comida fora, em alguns lugares do mundo, existem pessoas que não tem nada para comer. Porém, este não é um problema que será resolvido por grandes nações, mas sim pela mudança no Indivíduo, em cada um de nós. Pois, como Superman bem disse, existe uma miséria muito pior do que a física, que é a pobreza na alma humana. E esta é uma pobreza globalizada. 

 

No final da obra, após dar a sua mensagem, Superman decide seguir seu próprio conselho e entende que o melhor que ele pode fazer para transformar o mundo, é compartilhar o que ele tem de melhor. Então, não como um super herói, mas sim como Clark Kent, ele começa a ensinar as crianças a como espalhar as sementes, só algumas de cada vez, deixando espaço entre elas. E mesmo sabendo que nem todas vingarão, todas elas merecem uma chance de crescer.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)