Os Porquês do Corpo Humano

September 24, 2019

 

(Créditos: Toda Matéria)

 

A natureza é perfeita, disso não temos dúvidas. E dessa perfeição, surge um fruto com funcionamento infalível, tal qual uma máquina: o corpo humano. Algumas pessoas dizem que a melhor comprovação que tiveram da existência de uma “Inteligência Superior”, foi observando o corpo humano, pois os processos são tão meticulosos, tão detalhados, tão minimamente executados, que só faz sentido funcionarem tão bem porque existe “alguém” que planejou tudo.

 

Por exemplo, você já se perguntou por que nossos dentes possuem formatos diferentes? Eles possuem formas diferenciadas para processar diferentes comidas, os caninos, mais pontudos, para desfiar a carne, e os molares para triturar a comida. Por isso que os animais carnívoros possuem os caninos tão afiados! 

 

(Créditos: Nogueirense)

 

Sabe por que ficamos com o coração acelerado quando estamos com medo? O nosso sistema nervoso tem várias subdivisões, e uma delas é em Sistema Simpático e Parassimpático, que regulam os movimentos dos nossos órgãos. Em situações específicas, esses sistemas são acionados, e definem os estados do nosso corpo, se é de tensão ou de relaxamento. Por exemplo, se passo por uma situação assustadora, meu sistema simpático é acionado e me deixa em estado de “preparar para fuga ou luta”, com isso, ele faz com que meu coração bata mais rápido, para que o sangue chegue mais rápido em todo o corpo, dilata a pupila para que enxerguemos melhor e estimula a liberação de adrenalina pelos rins para dar mais energia ao corpo. Dessa forma, o corpo fica todo em estado de alerta, pronto para correr e garantir sua sobrevivência, ou lutar por ela! Agora, imagine quando estamos em repouso, num sono profundo, o sistema parassimpático atuando…Coração batendo lentamente, pupilas contraídas, respiração lenta, e acordamos com um susto do toque do despertador num som alto e frenético todos os dias! Coitado do nosso corpo, sai de um estado de relaxamento para o de tensão de forma muita abrupta! Por isso que ao longo do ano vamos nos cansando muito com a rotina. Noites mal dormidas e manhãs mal despertas desgastam muito nosso corpo!

 

(Créditos: VIX)

 

Confira mais algumas curiosidades sobre essa máquina tão inteligente que é o nosso corpo!

 

Por que perdemos os dentes de leite?

Desde o nascimento, as raízes dos dentes de leite e dos dentes definitivos estão dentro das gengivas. Os dentes de leite nascem entre os 6 meses e os 2 anos de idade. Perto dos 6 anos, as raízes dos dentes definitivos se desenvolvem, e os dentes de leite caem para dar lugar a eles. Ou seja, os dentes de leite precisam cair para que os definitivos possam nascer.

 

Até que idade crescemos?

O crescimento dos ossos começa com o nascimento e vai até mais ou menos 20 anos. Porém, o esqueleto não é o único a se modificar. Na adolescência, todo o corpo muda: é a puberdade. Quando ficamos adultos, o corpo não cresce mais. 

 

Para que serve a saliva?

A saliva é importante para matar os micróbios e deixar a boca úmida. Quando comemos, a saliva molha os alimentos e assim começa a digestão. Isso facilita muito o trabalho de todo o sistema digestório!

 

Porque ficamos bronzeados quando tomamos Sol?

A pele é muito sensível a certos raios do sol, os ultravioletas. Para se proteger, ela fabrica uma substância escura, a melanina. Quando ficamos expostos ao sol, essa substância é fabricada em maior quantidade e ficamos bronzeados. Mas não podemos nos esquecer do protetor solar. 

 

Nosso corpo funciona como uma máquina perfeita, todos os seus movimentos, comandos entre as células, toda nossa anatomia, TUDO tem um propósito, nada é por acaso. Do mesmo jeito que um bom equipamento só é bom graças aos seus desenvolvedores e programadores, o nosso corpo é assim graças a Natureza que o produziu. Precisamos reconhecer a sabedoria por trás do funcionamento do organismo humano, para poder valorizá-lo. Não podemos destratar nosso organismo, é necessário conhecer melhor para cuidar melhor dele. Todos os filósofos antigos falavam do corpo humano como um templo, uma casa onde habita a Alma divina. Ter um cuidado adequado com o nosso corpo e com a nossa saúde não é mera vaidade nem hipocondria, mas sim uma forma de justiça. É reconhecer que dentro de nós também atuam as Leis da Natureza, e por isso, devemos proporcionar as melhores condições para que elas atuem da melhor forma possível. 

 

(Créditos: Alto Astral)

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)