A importância de manter o foco

September 16, 2019

 

(Créditos: Vix)

 

A ansiedade é um sintoma muito comum em nossas vidas. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o país com maior número de pessoas ansiosas no mundo! 18,6 milhões de brasileiros convivem com o problema! E parece que, mesmo quem não sofre de ansiedade patológica, vai criando um estilo de vida que gera as condições para ficar ansioso!

 

Todos temos uma vida corrida: agenda cheia, prazos curtos e imprevistos de mais... Mas parece que nós geramos uma correria maior do que a necessária para a nossa rotina. A pessoa acorda mais tarde do que havia planejado, não toma café da manhã, apenas o engole, depois sai atropelando tudo para ganhar tempo, sem prestar atenção a nada e sem se preocupar com o problema de ninguém, afinal de contas, o atraso não permite que dê passagem para um outro carro, que dirija em baixa velocidade, que pare na faixa para o pedestre. Tudo isso para ganhar tempo, o que no fim das contas não dá nem 5 minutos de ganho. Um estudo feito há alguns anos comprovou que aquela pessoa que sai cortando os outros carros e acelera demais, acaba parando no mesmo sinal vermelho com os carros que ela cortou. 

 

Para que tanta pressa? Às vezes é um compromisso que não podemos perder, mas normalmente é porque entramos num hábito mental, num hábito de preocupação, de estar sempre com pressa para chegar a algum lugar, mas nem sempre paramos para pensar se realmente precisamos nos preocupar tanto assim. Quantas vezes nos estressamos no trânsito, ou no ônibus lotado, praguejamos sobre os problemas da cidade, somos grosseiros com outras pessoas para poder chegar mais rápido em casa para… ligar a televisão e fazer NADA. Será que toda aquela pressa e estresse valem a pena por isso? 

 

 

 

Nós ficamos igual ao bonequinho desse vídeo… Tão ansiosos para fazer logo o que tem que ser feito, que acabamos não fazendo nada! Que irônico, não?

 

Que tal mudarmos esse mindset? Ao invés de ficar na fila observando qual acaba logo, ou qual opção é a mais rápida, que tal aproveitar aquele momento que a vida trouxe e enxergar como uma oportunidade? Oportunidade de exercitar a paciência, de ficar em silêncio com os próprios pensamentos, de observar a si mesmo, planejar o restante do dia, ou quem sabe uma oportunidade de aproveitar mais o tempo. Quantos podcasts interessantíssimos existem por aí e nunca encontramos tempo para ouvi-los? Escutar um audiobook, ouvir uma playlist mais relaxante… São tantas opções, mas geralmente escolhemos a pior delas: ficar estressado.

Há uma frase filosófica que diz: “reconheça a sabedoria da vida”. Nada é por acaso… Se, por algum motivo, nos deparamos com filas de espera, trânsito e engarrafamento, talvez seja a vida querendo que paremos um pouco. Ao invés de reconhecer isso e interrompermos esse ritmo frenético, ficamos mais frenéticos ainda, rejeitando as experiências que a vida nos proporcionou! Não tem remédio que resolva essa ansiedade gerada por nós mesmos.

 

 

 

(Crédito: Visual Marketing Pro)

 

Claro que muitos dos nossos compromissos não podem ser adiados, e os atrasos podem prejudicar muito a nossa vida. Nesses casos, é muito difícil evitar a ansiedade. Então, já que sabemos da importância desses compromissos, por que insistimos em hábitos que nos colocam nesta situação de ansiedade: ativar a função “soneca”, deixar tudo para o último minuto, confiar que não teremos imprevistos, etc? Experimente acordar 30 minutos mais cedo para conseguir fazer tudo com mais tranquilidade e, se surgir algum imprevisto, ter tempo suficiente para chegar no horário sem preocupações. Percebe que a maioria das situações que nos deixam ansiosos poderiam ser evitadas?  

 

Mudemos o foco da nossa rotina! Vamos sair do modo “estou com pressa e atrasado” para o modo “vou aproveitar o momento”, o famoso carpe dien. Com certeza virão muitas surpresas agradáveis e muitas descobertas sobre nós mesmos! Façamos o teste!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)