A Matemática e a Vida

August 12, 2019

Muitas vezes nos vem uma pergunta natural quanto a utilidade das coisas, e com a Matemática não é tão diferente assim. Geralmente ela nos é apresentada na infância, no período escolar, como uma ciência exata, cheia de sistemas, regras e fórmulas muito abstratas que, depois de aprendermos as quatro operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão), se torna muito subjetiva e sem ligação alguma com a nossa vida prática… Parece-nos uma ciência pouco humana.

 

 

Hoje em dia há divergências sobre a Matemática ser uma ciência exata, como a física, a engenharia e a estatística, mas na verdade, é possível chegar à conclusão de que a Matemática é a ciência mais humana de todas, ou melhor dito, é a essência de todas as ciências, inclusive das humanas, já que todas se utilizam dela como princípio. É ela quem faz esta conexão do Homem com as leis da natureza. E é exatamente sobre isso que vamos tratar hoje! Sobre a nossa ligação com a Natureza através da Matemática. 

 

Sabemos que, para haver comunicação, são necessários três elementos básicos. É necessário que exista o emissor, o receptor e a mensagem. Para essa mensagem chegar do emissor ao receptor, se faz necessário uma linguagem ou um código. Assim, a Matemática é uma das linguagem que liga o homem até a natureza. A Natureza tem sempre algo a nos dizer, a nos ensinar, mas cabe a nós interpretarmos essa mensagem. Uma forma de compreender essas mensagens, ou leis, é compreendendo melhor o significado da Matemática. Nesta perspectiva, faz sentido o seu título de ciência exata, pois estamos falando de um emissor que não se contradiz nunca, já que esse emissor é a Natureza, é a própria Vida.

 

 

 

A Matemática e a Vida são intrínsecas. A própria determinação da vida necessita da Matemática: o que determina a espécie de um ser vivo, e todas as suas característica, está diretamente ligado as precisas relações numéricas entre os cromossomos presentes em cada uma de suas células. E quanto mais vamos adentrando na Matemática e compreendendo-a, nos é trazido cada vez mais surpresas na compreensão do Universo, desde a vida microscópica até as galáxias.

 

Essas informações já eram evidentes há 2600 anos atrás, nos pensamentos e estudos de muitos filósofos pré-socráticos, especialmente Pitágoras, que transmitia toda a sua doutrina através da Matemática. Para ele, toda a caminhada filosófica se baseava em um crescimento na compreensão das leis da natureza através das Matemática. Pitágoras dizia que se tirarmos todos os véus das coisas, veremos apenas números. Uma música harmônica, uma bela paisagem, as mudanças do tempo, e até mesmo dos nossos pensamentos… Por trás de tudo isso está a precisão de funções matemáticas.

 

Neste momento você está olhando para uma tela que ilumina alguns pixels e formam as imagens e letras que está lendo. Por trás disso estão complexas relações de códigos criados com uma ou mais linguagens de programação. Por isso, quando há um bug ou algum tipo de problema num site ou em qualquer software, precisamos recorrer aos profissionais que entendem esta linguagem, pois só eles são capazes de compreender a verdadeira causa da situação. 

 

No fundo, no fundo, o que todo cientista está tentando fazer, cada um na sua área, é compreender esse código que está por trás de todos os fenômenos da Natureza, e a linguagem que foi usado pelo “Grande Programador do Universo” é a Matemática. É como diz Lobachevsky:

 

“Não há nenhum ramo da matemática, por mais abstrato que seja, que não possa vir a ser aplicado, mais cedo ou mais tarde, aos fenômenos do mundo real.”

 

 

A Matemática está presente em todos os domínios científicos mostrando e demonstrando a sua unidade no funcionamento da Natureza. Desde os caracóis e a sequência de Fibonacci; dos girassóis ao crescimento gnomônico das conchas dos caracóis; das árvores e sua geometria dos fractais; do átomo ao sistema solar; da criptografia às variações da bolsa de valores, podemos encontrar a ciência dos números como base de múltiplos fenômenos.

 

A Matemática está mesmo muito mais presente no nosso cotidiano do que nós concebemos. Dessa forma, acreditamos que vale a pena procurar conhecê-la mais de perto, para melhor entendermos como funciona o mundo que nos rodeia. Afinal, conhecer a Natureza é conhecer a si mesmo! Por isso a Matemática é uma ciência muito mais Humana do que pensamos.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)