Quem é o seu Pai na Cultura Pop?

August 11, 2019

Chegamos no mês de agosto, e naturalmente não tem como não pensarmos no dia dos pais. Pensamos nos nossos pais “físicos”, mas também nos veem à mente alguma pessoa que, apesar de não ser família, foi uma figura paterna para a gente. Outras figuras acolhedoras são como pai de todos… Existem também os pais da ciência, tais como Einstein e Newton; um pai da religião, como o Papa; o pai da luta contra o racismo, como Martin Luther King. Por conta dessas diversas formas de expressar o amor paterno, esta data pode ser comemorada de várias maneiras diferentes. Assim, trouxemos para você uma forma bem especial de celebrar este momento. 


Nos filmes, desenhos, mitos, na cultura de modo geral, vamos encontrar vários exemplos de como exercer a paternidade. Veja a lista de personagens que escolhemos abaixo e nos diga: com qual você mais se identifica? Qual destes personagens se parece mais com o seu pai? 

 

Guido - O Otimista

Todos já assistiram o clássico “A Vida é Bela” e se sentiram emocionados com a atuação de Roberto Benigni no papel de Guido. Guido é um pai batalhador, marido amoroso e bem humorado, que coloca seu papel como pai acima de qualquer coisa. Magicamente ele reverte o duro cenário dos campos de concentração num espetáculo fantástico para que seu filho consiga sobreviver. Em meio a tanto horror, sem saber se sairiam vivos de lá, Guido mantém uma esperança inabalável que o alimenta a proteger seu filho e garantir que o mesmo saia sobrevivente ao final. Guido é o pai otimista, mais que otimista, esperançoso, que cria forças de onde não tem por algo que acredita. 

 

 

Mufasa - O Sábio

Mufasa é o Rei Sábio, pai de Simba, em “O Rei Leão”. É aquele personagem que adquiriu sabedoria com os reis do passado e com anos de experiência. Sempre atento e disposto a ensinar, encontra a oportunidade certa para dar bons conselhos, de modo que seus ensinamentos se eternizam. E mesmo não estando mais presente, suas palavras permanecem úteis e vivas. É o pai conselheiro que sempre sabe exatamente o que dizer na hora certa, sempre tem algo a acrescentar. 

 

 

Piccolo - O Exigente 

O pai biológico de Gohan é o protagonista Goku, mas para os fãs da série “Dragon Ball”, uma coisa é definitiva: Piccolo é o verdadeiro pai de Gohan. Este personagem com cara assustadora, surgiu como o principal inimigo do protagonista, mas posteriormente eles se unem para enfrentar uma grande ameaça. E por ironia do destino, cabe a ele ter que treinar o pequeno Gohan, filho do seu antigo inimigo. Para a criança não foi nada fácil, pois Piccolo sempre foi muito exigente e o submetia a situações complicadíssimas. Porém, foi através deste relacionamento que surgiu entre os dois um verdadeiro amor de pai e filho que transformou a ambos: Gohan se tornou um dos maiores guerreiros e Piccolo amoleceu seu coração sombrio e sacrificou a própria vida para salvar o seu discípulo. Essa é uma figura clássica: o pai super exigente, com cara de bravo, mas que no fundo todos sabem que ele tem um grande coração e faz tudo por amor aos filhos.

 

 

Julius - O Trabalhador

E o pai trabalhador? Aquele que nunca tem tanto tempo para passar muitos momentos junto a seus filhos, pois está sempre trabalhando, mas nem por isso deixa de ensinar a seus filhos, pois a sua ausência e o seu exemplo de responsabilidade também ensinam. É como Julius, o pai do protagonista no seriado de comédia americano, “Todo Mundo Odeia o Chris”, baseado na vida do comediante Chris Rock. Com dois empregos para sustentar a família, quase não sobrava tempo para ficar em casa, mas a lembrança de um pai trabalhador, com responsabilidade, que nunca tinha preguiça e demonstrava o amor ao trabalho, sempre inspirou a todos os seus filhos.

 

 

Chris Gardner - O Perseverante

Normalmente, o que mais nos marca na vida não são os momentos de felicidade, mas os que nos ensinam algo. Às vezes, a pessoa teve uma infância sofrida, sem muita alegria, mas teve um pai que ensinou uma lição que ela leva para a vida toda. Quantas pessoas podemos lembrar que nos ensinaram, com o próprio exemplo de vida, que nada é impossível? Que com força e perseverança se vai longe? E que nunca devemos desistir dos nossos sonhos? O personagem de Will Smith em “À Procura da Felicidade”, baseado na história real de Chris Gardner, representa esse papel. É o pai inspirador, perseverante, que apesar das inúmeras dificuldades, nunca abriu mão de seu sonho.

 

 

Ned Stark  - O Grande Líder

Ele é conhecido por seu senso de justiça e lealdade aos seus amigos. Por ser um grande líder, encara tudo com seriedade, e isso faz com que muitos entendam a sua personalidade reservada como um sinal de frieza e desdém. No entanto, dentro do ambiente familiar, todos o consideram bondoso e justo nas suas decisões. Nas crônicas de “Game Of Thrones”, Ned Stark é um típico pai duro, pois tem que enfrentar grandes batalhas para proteger aqueles que ama, porém tem um coração generoso e sempre coloca a sua família e sua casa em primeiro lugar.

 

 

Marlin - O Protetor

Por ocasião da vida, por vezes cabe ao pai ocupar o papel duplo de pai e mãe ao mesmo tempo. Papel esse que exige ainda mais responsabilidade, e é claro, mais preocupação também. É isto o que vemos no personagem Marlin, o pai do peixinho perdido da animação “Procurando Nemo”. Por não ter com quem dividir a responsabilidade, o medo das coisas darem errado é maior, e por isso, acaba se tornando superprotetor. Muito comumente o filho não entende isso, mas para um pai, o sofrimento de um filho é a pior coisa que pode acontecer, por isso, às vezes ele expressa esse medo como uma superproteção. Quem não conhece um pai assim? Bondoso e amoroso, mas que às vezes peca pelo excesso de zelo?

 

 

Sr. Weasley  -  O Pai de Todos

Conhecemos a figura da Mãezona, que recebe todos debaixo de sua asa. Mas existe a figura do paizão também, aquele que protege a todos em sua volta, que toma conta de todos como se fossem seus próprios filhos, e que sempre dá jeito de abraçar mais um. Nas histórias da série “Harry Potter”, o bruxinho protagonista é órfão, mas é acolhido como um filho pelo Sr. Weasley. Ele já tem 7 filhos, e mesmo assim acolhe todos em sua casa, dá atenção a todos, ama a todos sem preferência. Um paizão com grande coração.

 

 

Jim Hopper  - O Pai do Coração

Existem aquelas figuras que são parte fundamental na história de uma pessoa. Mesmo sem ser o pai biológico, acolhe e cuida com o mesmo amor e, se não fosse por ela, com certeza a vida do filho teria tomado um rumo completamente diferente. Na série “Stranger Things”, Jim Hopper, o policial da cidade, é essa figura para “Eleven”, uma menina com poderes paranormais e que era mantida como um experimento dentro de um laboratório, criada para ser uma arma. Após fugir do seu cativeiro, a garota é encontrada por Jim que a acolhe e a protege dentro de sua casa, e nessa relação ela aprende o valor dos sentimentos, e o mais importante de tudo, passa a se sentir como um ser humano, e não simplesmente um experimento.

 

Com qual destes personagens seu pai se parece? Homenagei-o de forma diferente neste ano. Diga para ele qual dessas virtudes é a mais marcante em sua personalidade, e como isso inspirou você a se tornar quem é hoje!

 

Feliz Dia dos Pais a todos aqueles que nos ajudam a crescer!
 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)