A Natureza está Falando

May 16, 2019

A tradição hindu fala que todo o Universo foi criado pelo deus Brahma, e por ser sua criação, o Universo inteiro representa o seu corpo. De modo que, tudo que existe faz parte do corpo de Brahma: as galáxias, os astros, os planetas, a Terra, a natureza, os animais e os seres humanos. É como se cada homem fosse uma pequena célula desse grande organismo ao qual pertence.

 

Dentro do corpo humano, temos milhões de células, e cada uma cumpre com o seu papel e trabalha pelo bem de todo o corpo. Quando uma célula altera o seu comportamento e começa a se replicar, se nutrir e se movimentar de forma desarmônica, fora do processo natural do organismo, surge uma enfermidade chamada de câncer.

 

Essas duas analogias servem para nos situar sobre o comportamento humano na Natureza. Por mais que o hindus, e outras tradições, tenham nos ensinado, não compreendemos que toda a humanidade está integrada à Natureza, que fazemos parte dela e que devemos agir em harmonia e conformidade com suas leis. Ao invés disso, atuamos como um câncer, pensamos que a Natureza existe para nos servir exclusivamente, e todo nosso crescimento e expansão acontece às custas da exploração dos seus recursos.

 

 

 

A Natureza é um ser vivo, e estamos extraindo tudo que ela possui, sem a menor preocupação... Estamos lhe tirando a vida. Com o tempo, e hoje temos várias comprovações científicas disso, ela vai se tornando doente e enfraquecendo. Nós dependemos da Natureza para existir, se a matamos, como sobreviveremos? Como a célula pode viver se o corpo morrer? Isso nos lembra a famosa expressão “cavar a própria cova”. É uma reflexão que nos assusta um pouco, mas que ainda possui falhas, pois cuidar da Natureza simplesmente para não morrermos não é uma visão muito utilitarista da vida? O Universo não existe para nós, ele existe apesar de nós!

 

No vídeo abaixo, Maria Bethânia dá voz à Mãe Natureza para nos transmitir uma mensagem que já deveríamos ter aprendido há tempos.

 

 

A melhor forma de criar consciência é desenvolvendo a percepção do que é um ser vivo, pois tudo que tem vida no Universo, existe por ter um papel a cumprir, busca a sua evolução. Talvez seja isso o que as religiões tentam explicar ao falar “Deus está em tudo e em todos”. Do vírus à galáxia, todos buscam a evolução.

 

 

A Natureza à nossa volta não é algo separado de nós. Na verdade, nós é que pertencemos à ela. Nosso desafio é compreender e viver essa ideia, nos integrando a ela.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)