O Vínculo entre o Difícil e o Válido

April 22, 2019

 

“Não faça hoje o que você pode adiar para amanhã”, diz a paródia do ditado que tantas vezes já ouvimos. Esta inversão mostra exatamente uma tendência nossa, de querer sempre o mais fácil, adiar os afazeres e dificuldades o máximo possível. O que é muito curioso, pois no fundo sabemos que não há nada na vida que seja válido e fácil ao mesmo tempo!

 

Se você quer estabilidade financeira, isso não é fácil, vai ter que batalhar muito, por anos, para lograr essa conquista. Se queremos um corpo bonito e sarado, não vai ser fácil, serão horas e horas investidas em alimentação regrada e exercícios físicos intensos. Ou a casa perfeita, quanto tempo de investimento, projeto e construção não será dedicado até a casa ficar do jeito sonhado? Essas dificuldades são apenas em níveis mais práticos da vida. Imagina agora num nível mais sutil, para nos tornarmos mais virtuosos? Se eu quiser me tornar uma pessoa mais paciente, por exemplo, será fácil? Será do dia para a noite? E para me tornar alguém mais tolerante, mais generoso, mais disciplinado?

 

Infelizmente, ou felizmente, nada na vida é fácil. E por mais óbvio que seja esta afirmação, parece que ainda não a compreendemos de verdade. Normalmente, os caminhos mais fáceis são aqueles que mais nos atrasam e nos distanciam das nossas metas, são os mais errados. É exatamente isso que a imagem abaixo nos ilustra:
 

 

 

Quando visualizamos um caminho que exige um pouco mais de esforço, estudo e sacrifício, fugimos logo dele. E aí caímos repetidas vezes nos mesmos erros, pois fugir do difícil não resolve nossos problemas. Olhamos uma pessoa que se tornou referência num aspecto da vida, queremos ser como ela, mas não estamos dispostos a batalhar como ela batalhou para chegar naquele patamar. A beleza do caminho complexo está justamente na sua dificuldades! O esforço que ele exige é o que vai nos levar ao verdadeiro crescimento e aprendizado.

 

Imaginemos a seguinte situação: você precisa fazer uma cirurgia no coração, e tem duas opções de cirurgião para escolher. O primeiro médico fez inúmeras cirurgias iguais a sua, sem casos de cirurgias com complicações. O segundo médico é conhecido por fazer cirurgias de coração com os mais diversos tipos de complicações que podem existir. Qual dos dois médicos você escolheria para lhe operar? O que é acostumado a lidar com a dificuldade ou o que não tem experiência com situações difíceis?

 

Provavelmente, escolheríamos o segundo médico. Ficamos muito mais confiantes por saber que ele é capaz de lidar com situações complexas e imprevisíveis. Sabemos que é através do mais difícil que saímos da zona de conforto, que nos colocamos à prova e assim, por consequência, crescemos. É exatamente quando reconhecemos o valor do difícil que encontramos nossa felicidade, pois saímos do estado de frustração e comodidade e passamos a amar as adversidades, as aventuras e os desafios.

 

 

Já dizia o filósofo Jorge Angel Livraga: “Há um misterioso vínculo entre o difícil e o válido”. São nos desafios da vida que encontraremos o que é útil e válido para nosso crescimento Humano. A vida não é fácil, a vida é uma aventura. E é exatamente por isso que ela é muito boa de se viver.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)