O Simbolismo da Cruz

April 18, 2019

 

“Ser ou não ser, eis a questão”

 

Estamos chegando na Páscoa, momento ansiado pelas crianças por causa dos ovos de chocolate, e momento repleto de inspiração para os cristãos. A páscoa cristã está associada à idéia de “passagem” da morte para a vida, a ressurreição de Cristo após a crucificação. Mas, você sabia que todos nós vivemos esse simbolismo? Essa crucificação faz parte da vida de todos os seres humanos, e por isso, a cruz é um elemento presente em diversas culturas há milênios.   

 

As tradições egípcia, celta, persa, romana, feníncia e até mesmo os índios americanos, retratam a cruz em seu modelo básico: o cruzamento de dois eixos, um vertical e outro horizontal. Esses dois eixos representam a dualidade presente na Natureza, o céu e a terra, o masculino e o feminino, a vida e a morte,  a matéria e o espírito. Desta forma, com o homem não poderia ser diferente. O ser humano vive uma eterna dualidade, os dois caminhos que o cercam em sua vida: o caminho espiritual, da sabedoria, e o caminho material, da superficialidade. O que fazer? Esta é a encruzilhada e a “crucificação” que vivemos diariamente. Conduzir a nossa vida, nossos pensamentos, nossos sentimentos e nossas ações, em nome de valores humanos e sagrados, ou nos deixar guiar pelas necessidades criadas pelo mundo material, pautadas em competição e egoísmo?

 

 

Quando  Hamlet fala em seu monólogo “ser ou não ser, eis a questão”, Shakespeare relata exatamente essa dúvida que aflige o homem, qual caminho escolher?  Eis a questão.

 

Por ficarmos na dúvida, muitas vezes não tomamos nenhuma decisão, ficamos parados entre os dois eixos, crucificados. Porém, há uma possibilidade de ter êxito e sair desta encruzilhada. A tradição egípcia se refere a essa idéia com a cruz de Ankh. No símbolo egípcio, a cruz é representada com uma volta na parte de cima, um laço, retratando o homem que optou pelo espiritual, e assim, conseguiu se libertar, sair do ponto que lhe prendia.

 

Nesse momento evolutivo que o homem se encontra, a grande chave para o crescimento humano está nas nossas escolhas. E saber escolher é em primeiro lugar,  saber discernir, diferenciar dentro de nós, o que nos faz ter mais contato com o divino, e o que nos puxa para agir apenas como seres instintivos. Feito isso, em um segundo  momento, saber optar pelo contato com nossa parte mais sagrada é o que precisamos fazer nessa vida, é o que a Natureza espera de nós. Nos foi dada a “mente”, justamente para que ela nos capacite a tomar decisões. Portanto, não vamos crescer e evoluir naturalmente, só podemos conquistar isso por mérito, por escolha, diferente de todos os outros animais e seres vivos da natureza, pois estes evoluem sem esforço. A vida confiou ao ser humano essa missão, por isso precisamos retribuir e cumprir com o nosso papel. Caso isso não aconteça vamos viver eternamente crucificados.

 

Independente da tradição, da religião ou da época, todos nós vivemos o mesmo dilema. Temos que nos questionar: Qual caminho escolhi para minha vida? Qual é a minha cruz, e o que irei sacrificar nela? O meu desejo egoísta ou o Amor ao próximo? Se pararmos para prestar atenção, todo momento é uma oportunidade para abrirmos mão de um pouco do nosso egoísmo (nós temos muito, não se preocupe que não vai faltar) e entregar um pouco de nós mesmo para melhorar a vida de quem nos cerca. Este trabalho é árduo e belo ao mesmo tempo, por isso é um sacrifício, ou melhor dizendo, um sacro ofício. Escolher o caminho do ser ou do não ser? Eis a reflexão!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)