Qual a Melhor Forma de Vencer o Racismo?

April 4, 2019

Você não concorda com o racismo, correto? Nós também não! E você conhece alguém que concorde que negros e brancos devam ser tratados de maneiras diferentes? Pois é… A nossa sociedade melhorou nesse sentido. No passado, a segregação racial não era somente algo considerado normal, mas era legalizada em alguns estados dos EUA, por exemplo. Nesses locais, existia tanto preconceito, que até o casamento inter-racial era proibido.

 

Hoje nós consideramos essas ideias tão repugnantes, que a expressão “racista” é usada como uma ofensa. Então, se parece existir um consenso de que a cor de pele não tem influência no caráter do indivíduo, por quê ainda é tão polêmico falar sobre esse assunto?

 

Essa ferida moral na nossa sociedade ainda é muito sensível, por isso, mesmo que estejamos todos de acordo que o racismo deve ser vencido, existem formas diferentes de se enfrentar esse mesmo problema. E é isso o que geralmente desperta o conflito.

 

No vídeo que produzimos, trouxemos as visões de dois grandes personagens que se tornaram símbolos de duas formas de resistência contra as injustiças: Malcolm X e Martin Luther King.

 

Malcolm X defendia a população negra, mas não era contra a segregação. Ele era um separatista que pregava o nacionalismo negro, acreditava que os negros deveriam se armar e conquistar a sua própria nação, para evitarem a opressão dos brancos.

 

Martin Luther King pregava a resistência não violenta e buscava uma integração entre todos os seres humanos, independente da sua cor de pele.

 

 

Hoje em dia, essas ideias ainda permanecem em conflito. Alguns acreditam que devemos diferenciar brancos e negros através das leis, mas agora privilegiando o lado que foi oprimido no passado. Vemos muitos protestos que hostilizam a população branca de forma generalizada, alegando que eles devem pagar pelos crimes dos seus antepassados.Outros pensam que a cor de pele não diferencia em nada dois seres humanos, por isso devemos ser todos tratados como iguais. Para eles, ainda que algumas políticas afirmativas, como as cotas raciais por exemplo, possam ajudar alguns indivíduos isoladamente, numa visão mais ampla, elas só reforçam o problema do racismo, pois continuam diferenciando as pessoas pelo critério da raça.E você, o que acha? Qual é a melhor forma de vencer o racismo?

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)