Qual o Significado do Carnaval?

March 1, 2019

 

O Carnaval vem aí... Você sabia que esse momento, em que todo o país entra em clima comemorativo, é uma data com significado muito especial? Associamos este momento a 4 dias de folga e muita festa, e muitas vezes brincamos que o ano só começa mesmo após o Carnaval! Mas, na verdade, por trás desse período há uma grande reflexão sobre a nossa vida espiritual.  

 

A palavra carnaval origina-se do latim carne vale, que significa “adeus à carne”. Alguns associam à ideia da quaresma, que vem após essa data ,e que inclui uma série de restrições alimentares, dentre elas a de não comer carne. Mas há outra relação com a carne, a “nossa carne”, a do corpo, os prazeres carnais, que ficam totalmente soltos, liberados, durante esses dias de carnaval, pré-quaresma.

 

 

 

As antigas tradições falavam que o ser humano precisa de um contraste, um choque de consciência para poder aprender. Em meio a tantas vivências do cotidiano, o homem se esquece do espiritual e cai no mundano, na “carne”. Daí surge uma data especial para fazer com que o homem aprenda o real valor do espiritual, da ordem, de uma lei inteligente, para que isso não caia totalmente no esquecimento.

 

Muitas tradições do passado possuíam os seus “carnavais”. Nessas festas, todos os anos, por um período de 3 dias, os regentes principais do Estado se ausentavam. O Rei saía e no lugar dele assumia um “rei bobo”, que estimulava os festejos, comilança, bebidas e comemorações desmedidas. Ocorria uma inversão total dos valores e dos hábitos durante essas festas: homens fingiam ser mulheres, os ricos se comportavam como escravos, e um palhaço dava as ordens e conduzia tudo. Isso resultava num caos total, na desestruturação da ordem social. Apesar de terem vivido muitos prazeres, após esse período, os locais se tornavam insuportáveis para viver. Dessa forma, todos percebiam a necessidade da presença do Rei, fazendo-os reconhecer o valor da ordem no Estado.

 

 

 

O Rei, para as antigas tradições, era uma referência de ser humano sábio, de conexão com o Divino e de contato com os princípios espirituais. Quando ele saía da cidade, isso simbolizava que o aspecto mais espiritual do homem havia se ausentado, e então se iniciava a dissolução dos princípios e da moral, deixando o corpo, a carne, vazia. Da mesma que a vida sem o Espírito entra em caos, a sociedade também não pode se manter sem princípios superiores. Era exatamente isso que essa celebração mostrava.

 

Apesar de hoje em dia nossa sociedade não refletir muito sobre a verdadeira essência por trás dessa festa, tal ideia é tão própria do ser humano, que pode ser encontrada em várias tradições, tais como nas festas de Saturnália em Roma e nas festas do deus Dionísio (Baco) na Grécia Antiga.

 

Mesmo não estando explícita essa relação hoje, isso não nos impede de viver e refletir sobre esta ideia, de reconhecer muitas vezes o caos que nós mesmos criamos, e de, através disso, aprendermos a valorizar a ordem.

 

 

O jovem Baco e seus seguidores, (1884) de William-Adolphe Bouguereau

 

Então, vamos procurar descobrir o verdadeiro sentido de uma vida equilibrada, ordenada e sagrada, através desses momentos tão felizes que vivemos nesse período do Carnaval. Que possamos aprender que, mesmo com muito prazer e diversão, a vida só tem sentido quando é governada pela Virtude.

 

Se você ficou curioso para saber mais sobre esta celebração, como ela era vivida na antiguidade e quais são seus significados simbólicos, confira o vídeo abaixo da Profª Lúcia Helena Galvão, e tenha um excelente Carnaval!

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)