Copa do Mundo: Esporte e História sob Chuteiras


“A taça do mundo é nossa, com brasileiro não há quem possa”. O trecho da canção, que embalou a primeira conquista mundial da Seleção Brasileira, traduz o sentimento que desperta em nossa Nação durante a Copa do Mundo.

Por que será que o brasileiro possui tanto orgulho do futebol? Diante de todos os problemas enfrentados pela população, o esporte se tornou sinônimo de esperança e alegria para milhões de pessoas. Jogadores, quando demonstram determinação, esforço e superação, se tornam heróis e modelos para todos nós. Cada gol do Brasil, nestes anos de existência da Copa do Mundo, é motivo para famílias, amigos e desconhecidos se unirem para festejar, sentir orgulho e se identificar com aqueles jogadores que representam o povo brasileiro. Esse clima de união gera um sentimento de fraternidade que contagia todo o país, e nos traz esperança de que um dia poderemos ter uma sociedade harmônica e justa.

Mesmo sendo uma atração esportiva e de entretenimento, a Copa do Mundo representa um importante canal de intercâmbio de culturas. Torcedores e jogadores se relacionam com outros povos, mentalidades e hábitos através do futebol. Se pararmos para refletir, essa é uma ótima oportunidade para aprendermos e crescermos com as diferenças. Nesta Copa da Rússia, por exemplo, a torcida japonesa se tornou destaque por recolher o lixo que eles descartavam nos estádios. Um costume dos japoneses que ganhou holofotes internacionais, e serve de exemplo para pessoas de todo o mundo.

Para quem deseja conhecer a História Mundial e do Brasil, mas não possui hábito de estudar ou acha uma matéria sem graça, pode aproveitar esse clima de Copa do Mundo como uma motivação inicial para aprender mais sobre o nosso passado. Desde seu surgimento, diversos momentos históricos perpassam suas edições, como, por exemplo, as Guerras Mundiais. Sabia que em 1942 e 1946 a Copa não foi realizada por causa dos conflitos existentes na época? E ainda, sabia que as regras do futebol são influenciadas por tradições Astecas e do Egito Antigo? Assim, podemos ver que, além de unir milhões de pessoas ao redor do mundo, a Copa do Mundo também une conhecimento e diversão.

Para saber mais sobre esse grande evento e enriquecer seus conhecimentos de história, assista ao vídeo do Nerdologia!

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Siga essa Idéia
Você também vai gostar

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)