Copa do Mundo: Esporte e História sob Chuteiras

July 4, 2018

 

“A taça do mundo é nossa, com brasileiro não há quem possa”. O trecho da canção, que embalou a primeira conquista mundial da Seleção Brasileira, traduz o sentimento que desperta em nossa Nação durante a Copa do Mundo. 

 

Por que será que o brasileiro possui tanto orgulho do futebol? Diante de todos os problemas enfrentados pela população, o esporte se tornou sinônimo de esperança e alegria para milhões de pessoas. Jogadores, quando demonstram determinação, esforço e superação, se tornam heróis e modelos para todos nós. Cada gol do Brasil, nestes anos de existência da Copa do Mundo, é motivo para famílias, amigos e desconhecidos se unirem para festejar, sentir orgulho e se identificar com aqueles jogadores que representam o povo brasileiro. Esse clima de união gera um sentimento de fraternidade que contagia todo o país, e nos traz esperança de que um dia poderemos ter uma sociedade harmônica e justa.

 

Mesmo sendo uma atração esportiva e de entretenimento, a Copa do Mundo representa um importante canal de intercâmbio de culturas. Torcedores e jogadores se relacionam com outros povos, mentalidades e hábitos através do futebol. Se pararmos para refletir, essa é uma ótima oportunidade para aprendermos e crescermos com as diferenças. Nesta Copa da Rússia, por exemplo, a torcida japonesa se tornou destaque por recolher o lixo que eles descartavam nos estádios. Um costume dos japoneses que ganhou holofotes internacionais, e serve de exemplo para pessoas de todo o mundo. 

 

Para quem deseja conhecer a História Mundial e do Brasil, mas não possui hábito de estudar ou acha uma matéria sem graça, pode aproveitar esse clima de Copa do Mundo como uma motivação inicial para aprender mais sobre o nosso passado. Desde seu surgimento, diversos momentos históricos perpassam suas edições, como, por exemplo, as Guerras Mundiais. Sabia que em 1942 e 1946 a Copa não foi realizada por causa dos conflitos existentes na época? E ainda, sabia que as regras do futebol são influenciadas por tradições Astecas e do Egito Antigo? Assim, podemos ver que, além de unir milhões de pessoas ao redor do mundo, a Copa do Mundo também une conhecimento e diversão. 

 

Para saber mais sobre esse grande evento e enriquecer seus conhecimentos de história, assista ao vídeo do Nerdologia!

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

DIFICULDADE COM AS LEGENDAS?

Caso você não saiba ativar as legendas nos vídeos do youtube, clique aqui para acessar o tutorial.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Procurar por Tags
Histórico de publicações
Please reload

Please reload

Siga essa Idéia

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Você também vai gostar
Please reload

© 2017 por "Equipe Feedobem". Orgulhosamente criado pela Feedobem

    Gostou do nosso portal? Nos ajude a elaborar artigos e

conteúdos cada vez melhores para vocês. ;-)